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Gracinha Caiado apresenta resultados do Goiás Social ao Grupo Lide Mulher e ressalta importância das parcerias

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Primeira-dama recebe gestoras de diversos setores de atuação para debater ações conjuntas entre os setores público e privado

Em busca de parcerias com a iniciativa privada, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, recebeu, nesta quinta-feira (09/05), cerca de 80 executivas de diversas áreas de atuação. As gestoras integram o Grupo de Líderes Empresariais – Lide Mulher e foram recebidas para um almoço no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia.

“Vejo na prática, no dia a dia, na realidade daquelas famílias mais carentes, o quanto ações da iniciativa privada fazem a diferença na vida de quem mais precisa. Como eu gosto de dizer sempre, o Estado pode muito, mas não pode tudo. E com boas parcerias, nós podemos ir mais longe”, ressaltou a primeira-dama.

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Gracinha Caiado apresentou às empresárias as principais ações do Goiás Social e reforçou a importância de doações e parcerias com o setor produtivo para alcançar um maior número de famílias. Entre as iniciativas, estão a entrega de cestas básicas, oferta de bolsas de estudo, distribuição de cartões dos programas Mães de Goiás, Dignidade e Aluguel Social, além de cursos profissionalizantes.

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Ainda de acordo com a primeira-dama, essas iniciativas do Governo de Goiás foram fundamentais para a redução da pobreza no estado. “O governador Ronaldo Caiado investiu mais de R$ 8 bilhões no Goiás Social para romper o ciclo da pobreza”, frisou Gracinha.

Relatório divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) indica que, em 2023, a taxa de pobreza (rendimento domiciliar per capita inferior a R$ 210) foi de 1,3% no estado, enquanto a média nacional ficou em 4,5%. É a segunda menor taxa de pobreza do Brasil. Outro fator a ser comemorado é o crescimento da renda média do goiano. As faixas de renda mais carentes possuem rendimento superior ao das camadas equivalentes do país. Além disso, os 10% mais pobres de Goiás tiveram o maior crescimento relativo de rendimento domiciliar per capita dentre todas as faixas de renda. Já a taxa de analfabetismo é a menor registrada nos últimos 15 anos.

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Presente no evento, a executiva Gina Facuri celebrou a realização do encontro e salientou a importância de as mulheres se apoiarem. “Entre mulheres, nós conseguimos nos ajudar, fortalecemos umas às outras. Com a gente não tem concorrência”, destacou ela. Já a empresária Ana Flávia Canedo afirmou que a criação do Lide Mulher agrega muito ao empreendedorismo feminino. “Saio com outra mentalidade e uma visão de negócio diferente”, declarou.

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Fotos: Rômullo Carvalho

Legenda: Gracinha Caiado no encontro com executivas do Grupo de Líderes Empresariais – Lide Mulher: “Com boas parcerias, podemos ir mais longe”

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Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
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E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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