Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Em Itaberaí, Gracinha Caiado entrega cartões do Crédito Social e lança programa voltado para pequenos produtores de leite

Publicado em

Ações ocorreram durante a sexta edição do Agro é Social. Nova modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos terá orçamento de R$ 10 milhões

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregou 438 cartões de Crédito Social e lançou o novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite Goiás, nesta sexta-feira (26/07). As ações marcaram o último dia de programação da sexta edição do Agro é Social, em Itaberaí, na região central do estado. O evento teve foco em desenvolvimento social, empreendedorismo e inclusão produtiva para geração de emprego e renda.

“É o momento de voltarmos o olhar para a agricultura familiar e para aqueles pequenos produtores que muitas vezes não tem oportunidades. O homem do campo não quer favor, ele quer ferramentas para ter dignidade, e é isso que o Governo de Goiás está fazendo aqui em Itaberaí e nos 246 municípios”, ressaltou Gracinha Caiado.

Advertisement

O PAA Leite tem orçamento de R$ 10 milhões, recursos provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado (Protege Goiás). O programa prevê que, a partir do cadastramento de organizações ou cooperativas de agricultores familiares, o estado comprará o produto que será doado gratuitamente a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Em seguida, o mantimento será repassado a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Conforme o Edital de Chamamento Público nº 02/2024, as organizações fornecedoras têm até 23 de agosto para apresentar as propostas de fornecimento de leite. O cadastramento das propostas será realizado exclusivamente por meio da Plataforma do PAA Goiás, disponível nos sites da Seapa (agricultura.go.gov.br) e da Emater Goiás (emater.go.gov.br). As entidades sociais também devem se cadastrar para participar do PAA como unidades recebedoras dos alimentos no site da OVG (ovg.org.br/voluntariado).

Leia Também:  Senadora Damares Alves indica R$ 3,8 milhões para instituições que atendem jovens com autismo no DF

O edital traz todos os formulários que devem ser preenchidos pelas organizações interessadas em participar do PAA Leite, bem como a relação de documentos necessários à habilitação de beneficiários fornecedores e recebedores. O resultado preliminar será divulgado em 6 de setembro e o definitivo em 20 de setembro. O edital completo pode ser acessado no link: https://goias.gov.br/agricultura/programa-de-aquisicao-de-alimentos-do-estado-de-goias-paa-leite.

Advertisement

Cartões
Baseado em Itaberaí, a sexta edição do Agro é Social está levando os serviços estaduais às populações pelo menos 19 municípios. A iniciativa conta com a parceria da Emater Goiás, Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Retomada; além do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

“Esse programa foi idealizado pela nossa primeira-dama Gracinha Caiado e tem o objetivo principal de levar as políticas públicas necessárias para as comunidades de Goiás, proporcionando formas de prosperar em todas as oportunidades que o agronegócio do estado oferece”, ressaltou o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.

Entre as atividades realizadas em Itaberaí estão a entrega de certificados e cartões para alunos que participaram de cursos profissionalizantes. O valor investido ultrapassa R$ 2,1 milhões, beneficiando centenas de famílias de 13 municípios da região do Rio Vermelho. “A pessoa faz o curso de qualificação e, quando recebe o certificado, já tem o dinheiro na conta. Aqui não existe promessa, existe a vida como ela é na realidade ”, afirmou Gracinha Caiado.

Advertisement

Ana Paula Ferreira, moradora da Cidade de Goiás, do assentamento Dom Tomás Balduíno, é uma das beneficiadas. Ela fez o curso de panificação e ressaltou que aprendeu bastante. “Já tinha um pouco de conhecimento sobre produção de pães. O curso foi uma oportunidade de aprender coisas novas. Aprendi muitas técnicas diferentes e agora, com esse dinheiro, vou poder comprar insumos e materiais para produzir mais panificados e vender”, explicou.

Leia Também:  Rose Modesto é a primeira mulher superintendente da Sudeco

Segundo o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), Rafael Gouveia, o Agro é Social é o maior programa de inclusão produtiva do Brasil, com intuito de capacitar as pessoas da zona rural em diversas áreas. “Chegamos com um crédito social para que esses cidadãos possam iniciar atividades e terem independência financeira, mostrando que com apoio do governo eles podem ter qualidade de vida e renda na propriedade rural”, diz.

Fotos: André Saddi

Advertisement

Legenda: Coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado entregou benefícios à população no último dia do Agro é Social em Itaberaí

Secretaria da Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

Published

on

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

Advertisement

Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

Leia Também:  Neoenergia e GDF assinam acordo para instalar posto de abastecimento com hidrogênio verde em Brasília

João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

Advertisement
  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

Leia Também:  Diversidade racial: como formar essa nova equipe inclusiva?

Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

Advertisement

Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

Advertisement

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA