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Nosso Natal é inaugurado com festa na Esplanada dos Ministérios

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“Brasília, nossa capital da República, merece essa iluminação, merece essas festividades”, ressaltou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha

Governador Ibaneis Rocha e primeira-dama Mayara Noronha Rocha participaram da cerimônia de abertura neste domingo (1º); estrutura fica montada até o dia 30, com atrações gratuitas como roda-gigante e pista de patinação no gelo

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

Dezembro chegou e a magia do Natal já tomou conta da capital federal. Na noite deste domingo (1º), apresentações musicais, entrega da chave da cidade para o Papai Noel e uma queima de fogos marcaram a inauguração do Nosso Natal, evento comemorativo do Governo do Distrito Federal (GDF), com atrações gratuitas na Esplanada dos Ministérios.

A inauguração do Nosso Natal, neste domingo (1º), foi marcada por queima de fogos, entrega da chave da cidade para o Papai Noel, e movimentação intensa na pista de patinação no gelo | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Brasília, nossa capital da República, merece essa iluminação, merece essas festividades; porque aqui, além dos brasilienses que vieram para cá desde a sua fundação, desde a sua criação, nós temos também todos os brasileiros que vêm buscar a nossa capital. Então, é um mês onde as pessoas visitam muito a capital da República e a gente quer ter atrativos para essas famílias também, melhorando a questão do turismo, melhorando as visitas nos nossos ambientes culturais, melhorando, com isso, o nosso comércio, a nossa área de prestação de serviços, trazendo mais geração de emprego e renda para a nossa cidade, em especial para aqueles que mais precisam”, apontou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

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Idealizado pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha, o evento é promovido pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). “A expectativa era realmente enaltecer Jesus e proporcionar essa memória afetiva para a população. Eu sempre falei para toda a equipe aqui do GDF que eu tenho na minha memória de infância uma fase que eu vivi, na frente ali da [Catedral] Rainha da Paz. Foi só um período, mas aquilo marcou a minha vida. Então, na gestão do governador Ibaneis, eu falei: ‘Olha, se tem uma coisa que eu quero fazer, é deixar uma sementinha na memória da população do Distrito Federal’. Então, a gente vai fazer o que puder para contribuir para essa memória, para que as crianças de hoje, daqui 20 anos, consigam lembrar do Natal que aconteceu no ano de 2024”, reforçou a primeira-dama.

Deste domingo até o dia 23 e de 25 a 30 de dezembro, das 17h às 23h, a população poderá conferir gratuitamente todas as atrações montadas no local, como a árvore de Natal de 30 metros, roda-gigante, carrossel, presépio e a grande novidade deste ano: a pista de patinação no gelo. Também estará à disposição do público uma praça de alimentação e uma feira de presentes, além de apresentações musicais e artísticas. Para as crianças, haverá trenzinho, casa do Papai Noel, teatro infantil e oficinas, onde será possível confeccionar adereços natalinos e cartas ao bom velhinho. Para o teatro e as oficinas, é necessário retirar ingressos antecipados, de forma gratuita. São duas sessões por dia, às 18h e às 20h, com 80 ingressos para cada uma delas. A reserva dos bilhetes começa às 8h do dia da sessão, no site do evento.

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A campanha do Nosso Natal ainda prevê o tradicional almoço natalino nos restaurantes comunitários do DF, com ceia a R$ 1 e atrações culturais no próximo dia 16

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, a festa teve investimento total de R$ 12 milhões. “A gente está dobrando o tamanho da festa em relação ao ano passado do ponto de vista do tempo; mas, em termos de estrutura, nós estamos quase quadruplicando [a área montada]. A nossa expectativa é que, ao longo desses 30 dias, a gente tenha mais de 500 mil pessoas passando pela Esplanada. A gente gera aqui cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos nesse período, então é uma festa que, ao mesmo tempo que mexe com todo o nosso sentimento, essa emoção que a gente tem por essa data, também agrega muito para o Distrito Federal, coloca a região no campo das grandes celebrações natalinas do país e também gera emprego e renda”, destacou.

Já no primeiro dia, o público lotou o espaço e aproveitou todas as atrações. “Eu passava às vezes por aqui e via os tapumes, mas não imaginava que seria essa estrutura. Tudo muito bem estruturado, muito bem dividido, muito organizado”, exaltou o autônomo Robson Campos, que estava acompanhado do filho, Davi, de 10 anos. “Tinha vindo em outros anos, mas este ano está espetacular; meu filho passou aqui na Esplanada e estava extremamente ansioso para chegar domingo e a gente vir. Está lindo, nível internacional”, emendou a servidora pública Greice Madeleine. A pequena Esmeralda Silva, 6, aproveitou a pista de patinação no gelo e já deixou o pedido para a mãe, Francisca Silva: “Quero vir todo dia”.

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“Meu filho passou aqui na Esplanada e estava extremamente ansioso para chegar domingo e a gente vir. Está lindo, nível internacional”, comentou a servidora pública Greice Madeleine

Mais ações

A campanha do Nosso Natal ainda prevê o tradicional almoço natalino nos restaurantes comunitários do DF, com ceia a R$ 1 e atrações culturais no próximo dia 16 (a data foi alterada, anteriormente estava marcada para dia 10). Além disso, nesta segunda-feira (2), a Chefia-Executiva de Políticas Sociais vai promover uma atividade especial na estrutura montada na Esplanada dos Ministérios com 250 crianças e seus responsáveis. Na ação, que contará com a presença da primeira-dama, os pequenos vão poder desfrutar de todas as atrações e receberão presentes para marcar a data. Por isso, excepcionalmente nesta segunda-feira (2), a estrutura estará fechada para o público geral das 17h às 20h, abrindo suas portas após as 20h.

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Nosso Natal

→ Período: 1º a 30 de dezembro (exceto dia 24)
→ Horário: 17h às 23h
→ Local: Esplanada dos Ministérios
→ Entrada: Gratuita
→ Ingressos de oficinas: Serão disponibilizados presencialmente no local
→ Programação completa neste link

Fonte: Agência Brasilia
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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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