Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Luciana Santos destaca avanços em políticas de ciência e inovação para mulheres

Publicado em

Titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação detalha, no Bom Dia, Ministra desta quarta, temas como o 1º Prêmio Mulheres e Ciência e ações para equidade de gênero

A ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) é a entrevistada desta quarta-feira, 12 de março, do “Bom Dia, Ministra”. No mês em que a pasta celebra 40 anos, ela abordará no bate-papo com radialistas a partir das 8h temas como o 1º Prêmio Mulheres e Ciência, ações do MCTI para equidade de gênero e políticas do ministério para inclusão e permanência de mulheres na ciência, tecnologia e inovação.

PRÊMIO – O Prêmio Mulheres e Ciência foi lançado em novembro de 2024, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é homenagear a trajetória científica de pesquisadoras e estimular as mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Com ênfase na promoção da diversidade, pluralidade e equidade de gênero, o prêmio fortalece a presença feminina nessas carreiras. A primeira edição recebeu 1.134 propostas, sendo 697 na categoria Estímulo, 410 na categoria Trajetória e 27 na categoria Mérito Institucional, refletindo a grande adesão e o interesse. O ato de premiação será nesta quarta (12), no auditório do CNPq.

Advertisement

PRESENÇA – O MCTI tem implementado diversas políticas, programas e parcerias para ampliar a inclusão e a permanência de meninas e mulheres na ciência, tecnologia e inovação. A presença feminina no meio acadêmico já é expressiva: segundo o IBGE apontou em 2022, 57,5% dos 5,1 milhões de estudantes universitários eram mulheres. Essa representatividade também se reflete nas bolsas de pesquisa do CNPq, onde 84 mil das 164,7 mil bolsas concedidas foram para pesquisadoras.

Leia Também:  Estamos sendo vítimas de violência em todos os lugares”, alerta Damares Alves em discurso no Senado sobre a violência contra a mulher no DF

BARREIRAS – Apesar do predomínio feminino nas fases iniciais da trajetória acadêmica, as mulheres ainda enfrentam barreiras para avançar na carreira científica. A pasta busca reverter essas desigualdades estruturais e ampliar as oportunidades para que mais mulheres possam liderar e transformar a ciência no Brasil.

40 ANOS – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação comemora 40 anos neste 15 de março. Um Grupo de Trabalho foi constituído e estão previstas atividades ao longo de todo o ano, com ações de resgate da história, além de apresentação das ações do Ministério que impactam na vida das pessoas. Entre os principais projetos no marco dos 40 anos estão o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA); as obras no PAC, como Sirius, Orion, Reator Multipropósito (RMB) e  a transformação Digital em curso no país.

Advertisement

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

Leia Também:  Amor que Te Faz Esquecer de Você Não É Amor

PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do Bom Dia, Ministra podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Categoria

Advertisement

Ciência e Tecnologia

Tags: Bom Dia, MinistraLuciana SantosCiência e TecnologiaPrêmio Mulheres e Ciência

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Politica

Secretário do Entorno reúne presidentes de Câmaras para alinhar ações em prol da região

Published

on

Encontro aproximou o Estado dos Legislativos municipais e reforçou união por soluções conjuntas para a RME

O secretário de Estado do Entorno do DF, Pábio Mossoró, recebeu na tarde desta segunda-feira (3/11) os presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana do Entorno (RME). O objetivo foi fortalecer a integração entre o Governo de Goiás e o Legislativo local, promovendo diálogo direto sobre demandas comuns e projetos em andamento para o desenvolvimento regional.

“Foi muito importante essa aproximação com os níveis decisórios dos nossos municípios. Ao falar diretamente com os presidentes, buscamos envolver todos os vereadores nessa união pelo Entorno, construindo soluções conjuntas para desafios semelhantes”, afirmou Pábio Mossoró.

Advertisement

Durante o encontro, foram apresentados os principais planos de ação e iniciativas do Estado voltados à melhoria dos serviços públicos e ao fortalecimento da região. A proposta foi bem recebida pelos representantes municipais. Para o vereador José Lopes, de Novo Gama, essa interação é fundamental “os maiores formadores de opinião são os vereadores. Eles são a porta de entrada do poder público para a população.”

Leia Também:  Transporte do DF tem sido destaque na Capital

O presidente da Câmara de Planaltina de Goiás, Raimundo Nonato Martins (Raimundo Gods), destacou o caráter histórico da reunião ao reunir, no mesmo espaço, lideranças legislativas de toda a RME. “É uma oportunidade rara de sentarmos na mesma mesa todos os representantes das Casas Legislativas municipais para alinhar uma voz forte para o Entorno.”

O presidente da Câmara de Águas Lindas de Goiás, Oliveira Júnior, avaliou o encontro como um primeiro passo importante para consolidar uma atuação unificada entre os legislativos da região. Segundo ele, o grupo “começou bem e pretende se firmar” como voz permanente em defesa dos interesses do Entorno.

Advertisement

O encontro na Secretaria do Entorno reuniu os presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios da região, entre eles: Raimundo Gods (Planaltina de Goiás), Oliveira Júnior (Águas Lindas de Goiás), Vandilson Felipe (Santo Antônio do Descoberto), Chico Mota (Cocalzinho de Goiás), Walison Lacerda (Valparaíso de Goiás), Marcelo Enfermeiro (Cristalina), José Divino (Cidade Ocidental) e Felipe do Mandu (Luziânia). Representando o presidente da Câmara de Novo Gama, estiveram presentes os vereadores Marquim do Baxim e José Lopes.

Leia Também:  Safra de 2025/2026 terá 516 Bi

Secretaria de Estado do Entorno do DF | Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA