Politica
Luciana Santos destaca avanços em políticas de ciência e inovação para mulheres

Titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação detalha, no Bom Dia, Ministra desta quarta, temas como o 1º Prêmio Mulheres e Ciência e ações para equidade de gênero
A ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) é a entrevistada desta quarta-feira, 12 de março, do “Bom Dia, Ministra”. No mês em que a pasta celebra 40 anos, ela abordará no bate-papo com radialistas a partir das 8h temas como o 1º Prêmio Mulheres e Ciência, ações do MCTI para equidade de gênero e políticas do ministério para inclusão e permanência de mulheres na ciência, tecnologia e inovação.
PRÊMIO – O Prêmio Mulheres e Ciência foi lançado em novembro de 2024, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é homenagear a trajetória científica de pesquisadoras e estimular as mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Com ênfase na promoção da diversidade, pluralidade e equidade de gênero, o prêmio fortalece a presença feminina nessas carreiras. A primeira edição recebeu 1.134 propostas, sendo 697 na categoria Estímulo, 410 na categoria Trajetória e 27 na categoria Mérito Institucional, refletindo a grande adesão e o interesse. O ato de premiação será nesta quarta (12), no auditório do CNPq.
PRESENÇA – O MCTI tem implementado diversas políticas, programas e parcerias para ampliar a inclusão e a permanência de meninas e mulheres na ciência, tecnologia e inovação. A presença feminina no meio acadêmico já é expressiva: segundo o IBGE apontou em 2022, 57,5% dos 5,1 milhões de estudantes universitários eram mulheres. Essa representatividade também se reflete nas bolsas de pesquisa do CNPq, onde 84 mil das 164,7 mil bolsas concedidas foram para pesquisadoras.
BARREIRAS – Apesar do predomínio feminino nas fases iniciais da trajetória acadêmica, as mulheres ainda enfrentam barreiras para avançar na carreira científica. A pasta busca reverter essas desigualdades estruturais e ampliar as oportunidades para que mais mulheres possam liderar e transformar a ciência no Brasil.
40 ANOS – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação comemora 40 anos neste 15 de março. Um Grupo de Trabalho foi constituído e estão previstas atividades ao longo de todo o ano, com ações de resgate da história, além de apresentação das ações do Ministério que impactam na vida das pessoas. Entre os principais projetos no marco dos 40 anos estão o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA); as obras no PAC, como Sirius, Orion, Reator Multipropósito (RMB) e a transformação Digital em curso no país.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do Bom Dia, Ministra podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Categoria
Ciência e Tecnologia
Tags: Bom Dia, MinistraLuciana SantosCiência e TecnologiaPrêmio Mulheres e Ciência

Politica
Semana da Mulher da Câmara Legislativa disponibiliza serviços gratuitos à comunidade

Exames, emissão de documentos e assistência jurídica estarão disponíveis ao público feminino, de 18 a 20 de março
Exames de sangue e do colo do útero completamente gratuitos. A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promove um mutirão de cuidados e serviços para as mulheres durante a “2ª Semana da Mulher: Mais Vozes, Mais Direitos”, que ocorre entre os dias 17 e 20 de março, na Praça do Servidor da Casa. Os serviços gratuitos começam a ser oferecidos no dia 18.
Além dos debates e palestras, diversas instituições atuantes no Distrito Federal vão oferecer atendimentos gratuitos, como o Laboratório Sabin, que disponibiliza para mulheres em situação de vulnerabilidade social vouchers de check-up laboratorial, com hemograma, glicemia, colesterol e outros. Na Carreta do SESC, será possível fazer exames citopatológicos do colo do útero.
E, para as que quiserem cuidar da autoestima, também terá corte de cabelo, maquiagem, tranças e design de sobrancelha.
Os estandes da Polícia Civil do DF e da Secretaria de Pessoa com Deficiência vão oferecer auxílio para quem precisa emitir carteiras de identidade e documentos de identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Pessoa com Deficiência (PCD), entre outros.
A Defensoria Pública do Distrito Federal, a Caesb e as secretarias da Mulher e do Desenvolvimento Social também marcarão presença na 2ª Semana da Mulher, prestando assistência jurídica e informações gerais. Os serviços ficarão disponíveis dos dias 18 a 20, das 09h às 17h, na Praça do Servidor.
Feirinha
Quinze expositoras também oferecerão produtos – principalmente artesanais – em uma feirinha que será montada no local.
A Semana da Mulher é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, estrutura da Câmara Legislativa aberta à comunidade. Neste ano, toma posse como Procuradora a deputada Paula Belmonte (Cidadania), na segunda-feira (17), às 17h.
Fonte: Ascom Dep. Paula Belmonte
-
Politica6 dias ago
Presidente indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar
-
Social6 dias ago
Caixa Cultural Brasília apresenta Áurea Martins, com o Show Senhora das Folhas
-
Politica7 dias ago
Fomento Rural transforma a vida no campo com 77% de beneficiárias mulheres
-
Policiais7 dias ago
Violência no DF: mulher é agredida e morta no Dia Internacional da Mulher