Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Encontro reforça preparo de profissionais para tratar dor odontológica

Publicado em

Palestra reúne especialistas, amplia conhecimento sobre urgências dentárias e fortalece o atendimento aos pacientes no Hospital de Santa Maria
A dor de dente que leva pacientes às urgências, muitas vezes intensa e incapacitante, foi o ponto de partida para um encontro que reuniu profissionais da saúde bucal no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Na manhã desta quinta-feira (2), especialistas se encontraram para discutir diagnóstico e tratamento de condições que estão entre as principais causas de sofrimento odontológico.
Realizada no auditório da unidade, a palestra abordou as chamadas urgências pulpares e periapicais, quadros agudos associados, em geral, a dor intensa e que exigem atendimento rápido para alívio do paciente. O tema é considerado estratégico no dia a dia clínico, especialmente diante da alta demanda por esse tipo de atendimento.
Conduzido pelo cirurgião-dentista Iussif Mamede Neto, especialista, mestre e doutor em endodontia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o encontro percorreu desde a identificação das causas da dor até estratégias para seu controle e a preservação do dente. Durante a apresentação, o especialista destacou que as infecções endodônticas, que atingem a polpa dentária, conhecida popularmente como “nervo do dente”, estão entre as doenças mais comuns no mundo.
Os números apresentados reforçam a dimensão do problema. Cerca de metade da população mundial possui ao menos um dente com infecção endodôntica. No Brasil, a média é de três dentes afetados por pessoa, o que representa aproximadamente 660 milhões de casos.
Diante desse cenário, Mamede destacou a importância da atualização contínua. “A endodontia evoluiu muito, e nós, enquanto profissionais da saúde, precisamos acompanhar esse avanço. Não podemos permanecer presos a terapêuticas antigas e ultrapassadas”, afirma.
Ao conhecer a estrutura do HRSM, o especialista também ressaltou a qualidade do serviço prestado na unidade. “De maneira muito sincera, não conheço nenhum serviço estruturado como este. Fiquei impressionado. Parabéns a todos”, diz.
Qualificação profissional impacta diretamente no cuidado
Durante o encontro, também foram discutidas as chamadas “barreiras da endodontia”. Se antes estavam relacionadas principalmente à resposta imunológica, aos microrganismos e à morfologia interna dos dentes, hoje incluem um fator determinante: a qualificação profissional. Nesse contexto, o compromisso do endodontista passa pela busca contínua por técnicas mais eficazes, capazes de garantir maior desinfecção e melhores resultados clínicos.
A relevância do tema atraiu profissionais de diferentes áreas. O cirurgião-dentista Felipe Carvalho, que atua na atenção básica em Valparaíso de Goiás (GO), destacou a importância da capacitação. “O tema é extremamente pertinente para a nossa prática. Tem sido um momento muito enriquecedor, principalmente para quem está na linha de frente, lidando diretamente com a demanda da população”, reconhece.
O cirurgião bucomaxilofacial e preceptor da residência em urgência e trauma do HRSM, Marconi Gonzaga Tavares, explicou que a iniciativa integra um eixo contínuo de formação dos residentes. Segundo ele, o objetivo foi ampliar o alcance da atividade. “A residência já conta com um cronograma quinzenal de estudos. Aproveitamos a presença de um nome de referência na endodontia para promover um encontro mais amplo, envolvendo outros profissionais e ampliando a discussão de casos”, destaca.
Na mesma linha, o endodontista da unidade Bruno Bueno Guimarães reforçou o impacto da ação na qualificação das equipes. “O hospital conta com tecnologias avançadas na área de endodontia. Trazer um profissional como o Mamede, referência tanto na prática clínica quanto na produção científica, contribui para a formação dos alunos e para a atualização dos dentistas”, finaliza.
CRÉDITOS:
Matéria: Talita Motta 
Fotos: Divulgação/IgesDF
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  CRESCENTE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES ALERTA SOBRE CAUSAS DO PROBLEMA

Mulheres incriveis

Blitz solidária mobiliza voluntários e trabalhadores para ampliar apoio a pacientes oncológicos

Published

on

Ação da Rede Feminina de Combate ao Câncer apresentou projetos desenvolvidos no Hospital de Base com o apoio do IgesDF e mantidos por doações
Por Ivan Trindade
Fotos por Ualisson Noronha/IgesDF
A solidariedade ganhou espaço na sede administrativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) nesta quarta-feira (17). Voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília realizaram a primeira edição da Blitz Solidária para apresentar o trabalho desenvolvido com pacientes oncológicos, mobilizar novos apoiadores para os mais de 40 projetos mantidos pela instituição. A ação mostrou para a população como contribuições simples podem fazer diferença na vida de quem está em tratamento da doença e familiares.
A mobilização percorreu a entrada do edifício PO700 e diversos setores administrativos do Instituto, levando informações sobre formas de doação, voluntariado e iniciativas voltadas ao paciente. Além dos colaboradores do IgesDF, a mobilização também alcançou profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e de áreas do Ministério da Saúde que atuam no complexo administrativo.
Atualmente, a Rede Feminina mantém mais de 40 projetos sociais voltados ao acolhimento e à assistência de pessoas em tratamento oncológico. Todas as atividades são financiadas exclusivamente por doações, o que torna o apoio da sociedade fundamental para garantir a continuidade dos atendimentos.
A coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, Larissa Bezerra, explica que a blitz surgiu da necessidade de levar a instituição até as pessoas e ampliar o conhecimento sobre o trabalho realizado.
“Muitos ainda não conhecem a Rede Feminina. Nosso objetivo é mostrar de perto o que fazemos e como uma simples doação pode impactar a vida de quem enfrenta o câncer”, destaca.
Fotos por Ualisson Noronha/IgesDF
Segundo ela, os desafios enfrentados pelos pacientes vão muito além do tratamento da doença. Questões como insegurança alimentar, dificuldades financeiras e falta de apoio familiar também fazem parte da realidade de muitas pessoas atendidas pela instituição.
“Há pacientes para quem o câncer não é o único problema. Por isso, trabalhamos com acolhimento integral, oferecendo suporte em diferentes áreas da vida dessas pessoas”, explica.
Além das doações por meio do Pix Solidário, a instituição recebe apoio por meio do voluntariado, da doação de cabelos para confecção de perucas, da arrecadação de cestas básicas e de outras iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede de apoio aos pacientes.
Entre os voluntários que participaram da mobilização estava Adriana Lago, integrante da Rede Feminina há dez meses. Para ela, cada conversa representa uma oportunidade de ampliar o alcance do trabalho desenvolvido pela entidade.
“Quanto mais pessoas conhecerem o projeto, mais pacientes conseguiremos acolher e ajudar. Esse trabalho só acontece porque existe solidariedade”, ressalta.
A expectativa é que a Blitz Solidária passe a integrar o calendário de ações da instituição e seja realizada em diferentes pontos do Distrito Federal, como feiras, eventos esportivos, espaços culturais e locais de grande circulação.
“A proposta é aproximar a solidariedade das pessoas e mostrar que ninguém precisa enfrentar sozinho uma das fases mais difíceis da vida”, conclui Larissa.
Como ajudar
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília recebe doações por meio do Pix Solidário.
Chave Pix: 61 98580-4019
Favorecido: Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília (Banco do Brasil)
Ações que fazem a diferença
Além da Blitz Solidária, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília mantém uma série de iniciativas voltadas ao acolhimento e ao apoio de pacientes em tratamento oncológico e seus familiares.
Nesta semana, a instituição também promove um mega bazar no jardim do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A ação segue até sexta-feira (19), das 8h às 17h, com mais de 10 mil produtos à venda. Toda a renda arrecadada é destinada à manutenção dos projetos desenvolvidos pela entidade.
O bazar é aberto ao público e oferece itens como roupas, casacos, acessórios e utilidades domésticas em excelente estado de conservação. Os pagamentos podem ser realizados em dinheiro, PIX, cartão de débito ou crédito, com possibilidade de parcelamento em até dez vezes sem juros.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Dia Nacional da Prevenção à Surdez: exposição a altos sons pode levar à perda auditiva
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA