Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diversas

75 projetos em todo o Brasil receberão apoio do Instituto Ronald McDonald em 2025

Publicado em

Divulgação

Com 26 anos de atuação, instituição reforça impacto social e direciona recursos para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil

Do Amazonas ao Rio Grande do Sul, 75 projetos dedicados à promoção da saúde de crianças e adolescentes com câncer receberão, em 2025, o apoio do Instituto Ronald McDonald. A lista de iniciativas selecionadas foi divulgada nesta semana e contempla 48 instituições que atuam na linha de frente da oncologia pediátrica no país, com ações que vão do diagnóstico precoce ao cuidado integral de crianças e adolescentes em tratamento e suas famílias.
O apoio é resultado do Processo de Submissão de Propostas realizado anualmente pelo Instituto, que há mais de 26 anos mobiliza esforços para transformar a realidade do câncer infantojuvenil no Brasil. A seleção envolve uma análise criteriosa por parte da equipe técnica, Comissão Médica, Diretoria e Conselho Gestor da organização, garantindo que os projetos escolhidos estejam alinhados com as prioridades regionais da área e contribuam para ampliar o acesso, a qualidade e a humanização no atendimento.
As propostas aprovadas integram os programas Atenção Integral e Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, e foram avaliadas também sob aspectos como histórico de prestação de contas, auditorias, impacto regional e viabilidade de execução, reforçando o compromisso do Instituto com a transparência, o compliance e a efetividade social dos investimentos feitos por parceiros e comunidade.
Bianca Provedel, CEO da organização, lembra que a escolha dos projetos segue um processo criterioso, técnico e transparente: “Nosso compromisso é garantir que os recursos investidos pelos nossos parceiros cheguem aonde realmente fazem a diferença na vida das famílias. Por trás de cada projeto selecionado, há histórias de esperança, dedicação e transformação. Nosso papel é conectar essas iniciativas e garantir que nenhuma criança ou adolescente enfrente o câncer sozinho.”, destaca Provedel.
Com essa nova rodada de apoio, o Instituto Ronald McDonald reafirma sua missão de promover saúde e bem-estar para crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para um futuro com mais diagnósticos precoces, tratamentos eficazes e histórias de superação em todos os cantos do Brasil.
McDia Feliz 2025 já tem data marcada
Uma das maiores campanhas de mobilização pela saúde infantojuvenil no país, o McDia Feliz chega à sua 37ª edição no dia 23 de agosto. A ação é responsável por viabilizar recursos que são investidos nos projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald, que já beneficiou mais de 2 mil ações em todo o Brasil, impactando mais de 3.3 milhões de crianças de norte a sul do Brasil.
A campanha, que une solidariedade, engajamento nacional e impacto social, bateu recorde de arrecadação em sua última edição, com mais de R$ 22 milhões destinados a 80 projetos em 41 cidades, além de ações emergenciais de apoio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A partir de agora, o público já pode adquirir os tíquetes digitais antecipadamente, no valor de R$ 20, que dão direito a um sanduíche Big Mac no dia da campanha. Para garantir o seu, acesse: www.mcdiafeliz.org.br.
Além do público em geral, as empresas também desempenham um papel fundamental no sucesso da campanha. Ao adquirir tíquetes em volume, elas não apenas contribuem com a causa, mas também envolvem colaboradores, clientes e parceiros em uma corrente de solidariedade que movimenta o país. Para compras corporativas, entre em contato através do e-mail: vendas.mcdia@instituto-ronald.org.br.
“A participação das empresas tem sido fundamental para o sucesso do McDia Feliz ao longo dos anos. Elas ajudam a ampliar nosso alcance, mobilizam suas redes e geram um impacto direto na vida de quem mais precisa. Essa é uma campanha que depende da soma de muitas mãos e cada uma delas faz toda a diferença”, destaca Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald.
Confira a lista completa dos projetos e instituições beneficiadas pelo McDia Feliz 2025: Instituto Ronald lança Carteira de Projetos 2025 – Instituto Ronald McDonald

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Caso Marielle: o que dizem os deputados que adiaram votação sobre a prisão de Chiquinho Brazão

Diversas

Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena

Published

on

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte
Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação.
“O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas”, comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.
A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.
A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.
Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. “Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado”, conclui.
A venda do livro “Desmistificando o Autismo”, da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo.
Sobre Letícia Sena
Fonoaudióloga e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo, Letícia é analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento atípico, com formação pelo Instituto Par – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, é especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa e especialista em Terapia da Aceitação e do Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental e Contextual. Letícia, é certificada nos métodos Prompt, PECS, PODD, CoreWords e contribui com publicações, inclusive internacionais, sobre autismo e empreendedorismo feminino.
Letícia é fundadora da Clínica Instituto Índigo e realiza a gestão, supervisões e orientações parentais, incluindo o acompanhamento de casos e clínicas em diferentes estados do Brasil e fora do Brasil.
Instagram: @fga_leticiasena
LinkedIn: Letícia Sena
Sobre o Instituto Índigo
Clínica multidisciplinar referência no atendimento a crianças e adolescentes autistas, síndromes genéticas raras, transtornos de aprendizagem, da fala, alimentação e atrasos no desenvolvimento. Atua com fonoaudiologia, psicologia, terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, neuropsicologia e educação física. Os tratamentos são personalizados, com supervisão estruturada, registros diários, orientação parental e treinamento escolar, com atendimento presencial em consultório, em domicílio e consultorias a distância. Conta com a UniÍndigo, universidade voltada à formação de terapeutas na área e professores da rede regular de ensino e investe em inovação, como o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial próprio.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Escola pública do Recanto das Emas ganha biblioteca e homenageia ídolo Renato Russo
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA