Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esporte

Mulheres e musculação: por que o treino de força não vai te deixar grande

Publicado em

Crédito: Canva

Especialistas explicam que o treino de força é um aliado da estética, da saúde e da autonomia e desmistifica mitos

São Paulo, junho de 2025 – Ainda é comum ouvir que mulheres evitam a musculação por medo de “ficarem grandes demais”. Apesar de ultrapassado, esse mito continua influenciando a relação de muitas delas com o treino de força. A realidade, no entanto, é que a musculação é uma das práticas mais importantes para o bem-estar físico e funcional.

Advertisement

Eliane Araújo, gestora de musculação da Les Cinq Gym explica: “Para a construção muscular volumosa, o hormônio testosterona é um grande aliado. Como a produção desse hormônio é significativamente menor no organismo feminino, mesmo com treinos intensos e regulares, é improvável que uma mulher desenvolva músculos em excesso”. Isso ocorre porque o aumento expressivo de massa muscular requer anos de treinamento direcionado, alimentação específica e, muitas vezes, suplementação controlada.

Por conta desse receio, é comum que muitas mulheres negligenciem os treinos de membros superiores, como braços, ombros e costas. Porém o cuidado e atenção é essencial para manter o equilíbrio corporal. “Treinar apenas membros inferiores pode causar desproporções físicas e até problemas na postura. Fortalecer a parte superior do corpo ajuda a aliviar dores nas costas e promove um alinhamento corporal mais saudável”, complementa a gestora da Les Cinq Gym.

Leia Também:  Presidente Lula sanciona lei que fortalece o combate integrado à violência doméstica e familiar contra a mulher

Além disso, os exercícios com pesos trazem inúmeros benefícios à saúde geral. Eles estimulam a densidade mineral óssea, fator essencial na prevenção de algumas doenças, como a osteoporose, aumentam o metabolismo e favorecem a queima de gordura, o que contribui para o controle do peso corporal.

Advertisement

Para quem deseja começar, a recomendação é incluir o treino de força na rotina de duas a três vezes por semana. “Sempre com orientação de um profissional qualificado para garantir a execução correta dos movimentos e alinhar os objetivos com o modelo de treino mais adequado”, orienta Eliane.

Desmistificar o medo de “ficar musculosa” é um passo fundamental para que mais mulheres descubram na musculação uma aliada poderosa. A prática regular ajuda a fortalecer não apenas o corpo, mas também a autoestima. Superar esse mito é abrir caminho para mais saúde, confiança e equilíbrio.

Mais sobre a Les Cinq Gym

Advertisement

Com 2 500 m² distribuídos em quatro andares, a academia, que virou point de formadores de opinião, como modelos, atores, influenciadores e empresários da cidade. É reconhecida pela IHRSA (The International Health, Racquet & Sportsclub Association) como academia destaque do ano. lescinqgym.com.br

Leia Também:  Para reduzir desconforto menstrual, time de Marta troca calção branco por preto

Rodrigo Sangion – Melina Tavares Comunicação

Luisa de Resende – luisa@melinatavares.com.br

Advertisement

Mariana Bonini – mariana@melinatavares.com.br

Julia Prado – julia@melinatavares.com.br

Liliane Silva Cavalcante- liliane@melinatavares.com.br

Advertisement

Melina Tavares – melina@melinatavares.com.br

www.melinatavares.com.br

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esporte

Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila

Published

on

Crédito foto: Diogo Yoshio – OBL Produtora

Instituição reforça presença no esporte como território de marca e amplia conexão com narrativas de superação e coletividade
O Sicoob anunciou o patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila, referência internacional da canoagem e uma das principais representantes brasileiras em três edições dos Jogos Olímpicos (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024). O contrato prevê presença da marca nos equipamentos da atleta, ativações em plataformas digitais e produção de conteúdos proprietários. O calendário inclui competições nacionais e internacionais até 2026, como etapas da Copa do Mundo e o Pan-Americano, na preparação para os Jogos de Los Angeles 2028.
“O patrocínio à Ana Sátila reforça o movimento do Sicoob de consolidar o esporte como território de marca relevante. A trajetória dela traduz atributos como disciplina e superação, que dialogam diretamente com o cooperativismo e fortalecem a percepção do Sicoob como uma instituição próxima, inovadora e preparada para dialogar com diferentes perfis de brasileiros. Ao apoiar histórias que inspiram, ampliamos nossa presença cultural e reforçamos a construção de uma marca cada vez mais reconhecida e admirada”, afirma Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.

 

Advertisement

A união também foi celebrada pela atleta. “Eu estou animada demais em viver essa parceria com o Sicoob. Já caminhamos juntos há anos e agora seguimos ainda mais fortes. Esse apoio me dá energia extra pra remar mais forte pelos meus objetivos, sempre com confiança e propósito. No esporte e no cooperativismo, cada conquista é resultado de dedicação e união.”
Patrocínio como ativo de marca
O patrocínio à Ana Sátila integra o portfólio de iniciativas de endosso do Sicoob, que inclui também música e dramaturgia, e reforça o esporte como um dos territórios prioritários de posicionamento da instituição. A presença da atleta dá consistência a esse movimento ao associar a marca a narrativas de superação e protagonismo que dialogam com a essência do cooperativismo financeiro. Essa conexão amplia o equity de marca, fortalece a legitimidade cultural do Sicoob e consolida sua imagem como uma instituição cooperativa próxima, confiável e cada vez mais relevante na vida dos brasileiros.
Marca em movimento
Com mais de 9 milhões de cooperados e atuação nacional, o Sicoob tem intensificado seus investimentos em comunicação para ampliar a visibilidade e o conhecimento de marca em todo o país. A entrada em espaços culturais como o esporte funciona como vetor de expansão, aumentando o alcance da instituição e fortalecendo atributos de proximidade e confiança. Esse movimento contribui para consolidar o Sicoob no imaginário coletivo, ampliando sua presença competitiva e projetando a marca como um dos principais players do sistema financeiro brasileiro.
Sobre o Sicoob 

Leia Também:  Estamos sendo vítimas de violência em todos os lugares”, alerta Damares Alves em discurso no Senado sobre a violência contra a mulher no DF

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações para a imprensa:
Approach Comunicação | (11) 4210-7466
Fabíola Souza – fabiola.souza@approach.com.br| (61) 99987-7747
Karina Dorlitz – karina.dorlitz@approach.com.br - Ramal 83 | (11) 97662-5502
Raphael Pozzi – raphael.pozzi@approach.com.br | (11) 99588-2436

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA