Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Curiosidades

Saiba quando a solução é chorar

Publicado em

Foto: Freepik

Oftalmologista do Oftalmos – Hospital de Olhos explica qual é a função das lágrimas e como elas podem ser benéficas no combate a doenças oculares

Chorar é visto na maioria das vezes como um sinal de fraqueza, mas engana-se quem pensa assim. As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais e são responsáveis pela hidratação, nutrição e proteção dos olhos. Quando uma pessoa chora, a lágrima lubrifica a região ocular, protegendo-a de poeiras e bactérias, além de manter a visão mais nítida, auxiliando no combate a alergias.

Advertisement

“Quando um agente infeccioso entra nos olhos, a primeira reação do corpo é lacrimejar, pois as lágrimas conseguem expelir a bactéria presente e limpar o olho afetado, evitando assim complicações que possam surgir. Além disso, é possível eliminar toxinas durante o choro, visto que nas lágrimas contém uma enzima chamada lisozima, responsável por combater micro-organismos prejudiciais à saúde ocular”, explica o médico Dr. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa no Oftalmos – Hospital de Olhos, de Santa Catarina.

Leia Também:  IgesDF abre novos processos seletivos com salário de até R$ 12 mil 

Tipos de lágrimas

O especialista do Oftalmos explica que existem três tipos de lágrimas e cada uma tem uma função diferente no nosso organismo. A primeira são as basais, produzidas rotineiramente em pequenas quantidades para a lubrificação da córnea. Com o intuito de proteger os olhos, a segunda condição são as lágrimas reflexas, que são resultados da irritação ocular provocada por partículas estranhas ou substâncias irritantes, como cebola e spray de pimenta. A última e mais conhecida são as lágrimas emocionais: conhecidas como choro, essas são provocadas por emoções, nas quais contêm hormônios do estresse para nos livrarmos dele, sendo na maioria das vezes uma solução terapêutica.

Advertisement

Prevenção de doenças oculares

A lágrima ajuda na prevenção e no combate a doenças oculares. O Dr. Fernando Ramalho elucida alguns problemas que podem ser evitados com o choro:

  • Olho seco: Uma condição que ocorre quando há insuficiência de lágrimas. O choro aumenta a quantidade de lágrimas que ajudam a lubrificar os olhos, evitando a síndrome do olho seco.
  • Córnea: As lágrimas ajudam na manutenção da superfície da córnea saudável e hidratada, evitando danos na córnea, estrutura localizada na parte anterior do globo ocular.
  • Irritação ocular: Mencionado anteriormente, o choro ajuda na remoção de partículas estranhas, reduzindo a inflamação ocular.
COMENTE ABAIXO:

Curiosidades

A inteligência artificial e o futuro do trabalho já chegaram – inclusive no ecossistema de Justiça

Published

on

A incorporação da Inteligência Artificial (IA) no ambiente profissional deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade consolidada. De assistentes virtuais a ferramentas de análise de dados, a IA vem transformando rotinas, otimizando tempo e apoiando decisões mais estratégicas em diversos setores. Ao automatizar tarefas repetitivas, melhorar a organização de dados e reduzir erros, ela libera profissionais para funções mais criativas e analíticas.

No ecossistema de Justiça, esse movimento também é visível. A IA já é usada para resumir processos, sugerir minutas de decisões e identificar jurisprudências relevantes. Com isso, o Judiciário ganha agilidade e eficiência, sem abrir mão do controle humano sobre as decisões. O desafio agora está em utilizar essa tecnologia com responsabilidade, garantindo segurança, privacidade e domínio técnico por parte dos profissionais.

Diante dessa realidade, aprofundar o conhecimento sobre ferramentas como o ChatGPT se tornou uma necessidade prática. Com o objetivo de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça do Trabalho do Brasil, será realizada em Brasília/DF, de 16 a 18 de junho, a 8ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça do Trabalho (Enastic-JT).

Advertisement

Realizado pelo J.Ex em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o encontro contará com várias palestras para discutir metodologias inovadoras de trabalho e as principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital no ecossistema de Justiça do trabalho.
Para mais informações: https://jexlegal.com.br/enastic-justica-trabalho/

Leia Também:  Uma tarde Inesquecível: Homenagens e confraternização marcam o Dia do Gestor Escolar na CRE PARANOÁ E ITAPOÃ


COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA