Politica
Câmara Legislativa debate situação das vagas nas creches públicas do DF

O número crescente de crianças até cinco anos sem acesso à educação preocupa autoridades, que vão avaliar as causas e propor alternativas para aumentar o número de vagas
Para debater os desafios no acesso às creches na rede pública do Distrito Federal, a Câmara Legislativa promove audiência pública no dia 13 de fevereiro, a partir de 10h, na Sala de Comissões da Casa. A discussão do tema é proposição da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que defende prioridade no atendimento à primeira infância – crianças de zero a seis anos.
A história se repete ano após anos, quando pais de crianças pequenas começam uma verdadeira peregrinação na busca por uma vaga em creches da rede pública do Distrito Federal. No entanto, conforme o número de crianças aumenta na capital, o de vagas segue na direção contrária e nunca parece ser suficiente para atender todos que necessitam desse serviço, mesmo o GDF anunciando a criação de novas vagas.
Vagas
A falta de vagas preocupa gestores, educadores, e também familiares, já que a dificuldade de acesso à educação de qualidade pode impactar a rotina de cada casa e até comprometer a inserção de mães e responsáveis no mercado de trabalho.
A realização da audiência pública objetiva identificar os principais fatores que contribuem para essa deficiência de vagas, além de apontar soluções para essa situação, com o auxílio de representantes do poder público, especialistas, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados no assunto.
“Como parlamentar que defende a primeira infância, tenho um compromisso com o bem-estar das crianças, e essa discussão é muito importante para fortalecer a política educacional no DF e construir um futuro mais justo e promissor para essas e as futuras gerações”, afirma Paula Belmonte.
Serviço
Audiência Pública – Situação das vagas nas creches públicas do DF
Data: 13 de fevereiro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Sala das Comissões da CLDF

Politica
Semana da Mulher da Câmara Legislativa disponibiliza serviços gratuitos à comunidade

Exames, emissão de documentos e assistência jurídica estarão disponíveis ao público feminino, de 18 a 20 de março
Exames de sangue e do colo do útero completamente gratuitos. A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promove um mutirão de cuidados e serviços para as mulheres durante a “2ª Semana da Mulher: Mais Vozes, Mais Direitos”, que ocorre entre os dias 17 e 20 de março, na Praça do Servidor da Casa. Os serviços gratuitos começam a ser oferecidos no dia 18.
Além dos debates e palestras, diversas instituições atuantes no Distrito Federal vão oferecer atendimentos gratuitos, como o Laboratório Sabin, que disponibiliza para mulheres em situação de vulnerabilidade social vouchers de check-up laboratorial, com hemograma, glicemia, colesterol e outros. Na Carreta do SESC, será possível fazer exames citopatológicos do colo do útero.
E, para as que quiserem cuidar da autoestima, também terá corte de cabelo, maquiagem, tranças e design de sobrancelha.
Os estandes da Polícia Civil do DF e da Secretaria de Pessoa com Deficiência vão oferecer auxílio para quem precisa emitir carteiras de identidade e documentos de identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Pessoa com Deficiência (PCD), entre outros.
A Defensoria Pública do Distrito Federal, a Caesb e as secretarias da Mulher e do Desenvolvimento Social também marcarão presença na 2ª Semana da Mulher, prestando assistência jurídica e informações gerais. Os serviços ficarão disponíveis dos dias 18 a 20, das 09h às 17h, na Praça do Servidor.
Feirinha
Quinze expositoras também oferecerão produtos – principalmente artesanais – em uma feirinha que será montada no local.
A Semana da Mulher é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, estrutura da Câmara Legislativa aberta à comunidade. Neste ano, toma posse como Procuradora a deputada Paula Belmonte (Cidadania), na segunda-feira (17), às 17h.
Fonte: Ascom Dep. Paula Belmonte
-
Politica6 dias ago
Presidente indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar
-
Social6 dias ago
Caixa Cultural Brasília apresenta Áurea Martins, com o Show Senhora das Folhas
-
Politica7 dias ago
Fomento Rural transforma a vida no campo com 77% de beneficiárias mulheres
-
Policiais7 dias ago
Violência no DF: mulher é agredida e morta no Dia Internacional da Mulher