Social

Brasília receberá o Immer – Festival Internacional de Mídias Imersivas e Fulldome

Publicado em

A ampla programação inclui mostra competitiva, exibição de filmes e performances e debates com especialistas sobre o uso de tecnologias na produção audiovisual 

De 5 a 8 de dezembro, o Planetário de Brasília receberá a 3ª edição do Immer – Festival Internacional de Mídias Imersivas e Fulldome, dedicado a celebrar a arte, a ciência e a educação através de mídias imersivas. Pioneiro no Brasil e na América Latina, o evento estimula a experiência sensorial multidimensional, onde os visitantes experienciam obras de arte de uma forma totalmente nova e conectada ao ambiente. 

O Festival acontece todos os dias das 9h às 23h, no Planetário de Brasília Luiz Cruls, com oficinas e painéis pela manhã, sessões da mostra competitiva à tarde e à noite e performances que misturam arte e tecnologia sempre às 21h. DJs e VJs que projetam conteúdo imersivo ao vivo, também se apresentarão na programação noturna. A abertura acontecerá no dia 5 de dezembro aberta ao público, a partir das 19h20.

Advertisement

Para Francisco Barretto, fundador do festival, “a motivação é criar um espaço para que artistas, cientistas, educadores e o público em geral possam explorar, aprender e interagir com tecnologias de ponta”. Em um momento em que realidades virtuais, metaversos e inteligência artificial fazem parte do cotidiano, o evento possibilita repensar o uso da arte imersiva, fomentar uma nova produção artística e democratizar o acesso à tecnologia. 

Entre as tecnologias apresentadas no Immer, está o fulldome, a técnica de projeção em superfícies côncavas em 180º que proporciona uma experiência visual e sonora imersiva. A edição de 2024 também marca a expansão física do projeto que, além do Planetário de Brasília, contará com projeções no Planetário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, também nos dias 5 a 8 de dezembro.

O projeto tem fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e é realizado por artistas, pesquisadores e professores. Instituições nacionais e internacionais acadêmicas, de pesquisa e artísticas também são parceiras. Além disso, colaboram festivais internacionais semelhantes como o FulldomeUK, no Reino Unido, o Understanding Visual Music, no Canadá, o Domolleno, na Colômbia, e o +CODE, na Argentina. 

Advertisement

Live Domo: exibição de filmes e interações 

Esse ano, o immer trará uma novidade: a mostra Live Domo. A palavra “Live”, ‘ao vivo’, em inglês, é usada para se referir a obras criadas ou alteradas em tempo real junto ao público. Domo se refere ao formato fulldome, projeções em 180º na cúpula do Planetário. Na programação do Live Domo, o Immer traz 6 obras inéditas para que o público experimente criações exclusivas que só acontecem naquele momento. Cinco dessas obras foram escolhidas numa chamada pública internacional e tem artistas e grupos do Brasil, Argentina e Colômbia. Dentre os selecionados, há quatro performances e uma instalação interativa.

  • “A Terra é Azul” (Via, Brasil): performance que combina pintura e tecnologia para criar efeitos visuais únicos ao vivo.
  • “Meditação Interplanetária” (Alexandre Rangel, Brasil): uma viagem audiovisual por mundos intergalácticos e interiores.
  • “DARK MATTER (The Space in Between)” (Hernan Roperto, Argentina): exploração das conexões entre o visível e o invisível, utilizando áudio transformado em imagens.
  • “Tesselumen” (Vini Fabretti e Luciano Sallun, Brasil): performance sensorial que mistura efeitos visuais e sonoridades para criar um universo único.
  • “El Macroscopio” (Proyecto Aurora, Colômbia): obra interativa em que os visitantes usam um capacete com uma câmera que detecta os movimentos que afetam os visuais projetados no domo.
  • “SPELL”(thecode, Brasil): obra interativa em que visitantes utilizam os movimentos das mãos para manipular os visuais no domo.
Leia Também:  Quarta Delas: ação beneficente em Águas Claras conscientiza sobre Outubro Rosa

Mostra competitiva

A mostra competitiva reconhece trabalhos da cena artística mundial na criação de filmes para telas semiesféricas, incluindo narrativas experimentais, poéticas e imersivas, que utilizam o potencial visual e sonoro em projeções em cúpulas. Concorrem à premiação 18 filmes de 10 países, como França, Alemanha, Ilhas Maurício, Brasil, Taiwan e EUA. 

Advertisement

Os filmes concorrem a: Melhor Filme, Melhor Filme Experimental, Melhor Experiência Sonora e Prêmio Planetário de Brasília. Os vencedores são escolhidos por curadores e o resultado será divulgado no domingo, 8 de novembro, durante a cerimônia de encerramento. Apenas a obra escolhida como Melhor Filme receberá prêmio em dinheiro, de R$ 5 mil.

Os 18 filmes serão projetados das 14h às 20h, de 5 a 8 de dezembro, na parte interna do Planetário, divididos em sessões de 30 minutos. 

Oficinas:

Advertisement

Voltadas para capacitação técnica e artística na área da arte e tecnologia, exploram temas como síntese de vídeo, design interativo, produção de conteúdo para fulldome e realidade virtual. Entre os objetivos está o fomento da produção artística imersiva no Brasil e a capacitação de profissionais para a produção em formatos imersivos variados.

Leia Também:  Forúm de mulheres celebra 50 anos do hip-hop com música e debates

Sete oficinas serão oferecidas em Brasília:

  • Introdução ao Fulldome (VJ Nibêra): introdução prática ao universo de projeções em cúpulas.
  • Fazendo VR: Primeiros passos com Unreal Engine (Micaelle Lages): curso prático para criação de mundos virtuais imersivos.
  • Rios de Luz: Explorando pintura e tecnologia (Via): exploração artística combinando técnicas analógicas e digitais.
  • Abstrações Audiovisuais Sensoriais (Alexandre Rangel): criação de experiências audiovisuais imersivas com Hydra e Sonic Pi.
  • Design Interativo e Imersivo: Teoria e Prática (Liana Brazil): criação de uma apresentação sobre o design de uma experiência imersiva e/ou interativa.
  • Introdução à Síntese de Vídeo com Hydra.js (Artur Cabral): introdução à geração de imagens por meio de técnicas de live coding em rede da ferramenta Hydra
  • Imerso Imenso – ambiências e espacialidades sonoras (Ianni Luna): curso de técnicas e suportes para a aplicação de desenhos sonoros na criação/fruição de obras que enfatizam experiências sonoras de imersão.

As inscrições custam R$ 30,00 e é preciso se inscrever no Sympla. Mais informações em: https://immersphere.com.br/oficinas/.

Painéis

Advertisement

Voltados a produtores culturais, artistas e profissionais de tecnologia, os painéis instigam debates sobre possibilidades de uso da tecnologia na criação artística, com ferramentas inovadoras. Os debates acontecem de 5 a 7 de novembro, entre 14h e 16h, no Planetário.

  • Painel dia 5: Festivais
  • Painel dia 6: Imersividade Interatividade, com Liana Brazil, Alexandre Rangel, Denise Alves e moderação de Artur Cabral.
  • Painel dia 7: Processos Criativos, com Hernan Roperto, Proyecto Aurora, Vini Fabretti, Via e moderação de Francisco Barretto.
  • Painel dia 8: Lightning Talks.

O objetivo é promover o encontro entre profissionais que trabalham projetos de inovação audiovisual e de arte imersiva, buscando fomentar um mercado de arte digital que cresce a cada ano. As inscrições gratuitas estarão abertas, em breve, no Sympla. As turmas estão sujeitas a lotação. Para se inscrever, acesse o link https://immersphere.com.br/ 

Serviço:

Immer – Festival Internacional de Mídias Imersivas e Fulldome

Advertisement

5 a 8 de dezembro

9h às 23h

Abertura dia 5 de dezembro, às 19h20

Advertisement

Planetário de Brasília Luiz Cruls (https://maps.app.goo.gl/jmgwhaadUnZNmB9a6)  

Programação no site https://immersphere.com.br/ 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Social

Arte Brasil leva artesanato e percussão terapêutica para mulheres do Itapoã

Published

on

As inscrições acontecem em uma manhã cultural no sábado (15/3), no Kanzuá do Batukenjé, quando também haverá apresentação dos professores

A terceira edição oferece oficinas, gratuitas, de trabalho manual e percussão terapêutica, incentivando a expressão corporal e o bem-estar, além de difundir o artesanato e a percussão como atividades culturais na comunidade. Os encontros vão ocorrer todas as quintas-feiras, a partir do dia 20 de março, entre 14h e 17h.

📌Release completo e fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/12hZ3VnGv8mUoXyjU1uUw06gyUrMFVoe1
🗞️ Assessoria de Imprensa:
La Pauta (61) 9.8168-7402

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fisioterapia no Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria completa dois anos
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA