Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Vídeos produzidos no curso Cidadania destacam a importância de desacelerar

Publicado em

Produções foram exibidas na cerimônia de formatura dos 256 alunos da 4ª edição do curso e estão disponíveis no canal do Detran nas Escolas no YouTube

Zélia Ferreira

(Brasília – 4/7/2025) – Durante a realização da 4ª edição do curso Cidadania no Trânsito, oferecido gratuitamente pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal nas escolas públicas, os alunos do 3º ano do Ensino Médio produziram vídeos integrando os conteúdos estudados ao slogan “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Entre os vídeos produzidos, seis de maior destaque foram selecionados para premiação na cerimônia de formatura do curso, nesta quinta-feira (3), e estarão disponíveis no canal do programa Detran nas Escolas no YouTube.

Advertisement

“É muito bom ver que os alunos entenderam a mensagem de que a pressa e os atropelos da vida não podem ser levados para o trânsito. Que precisam ter mais consciência de tudo que aprenderam no curso e possam levar esse aprendizado para a vida, para a família e o círculo de amizades, sendo multiplicadores de que o trânsito seguro depende de todos”, destaca a diretora de Educação de Trânsito, Ana Maria Moreira.

Leia Também:  Covardes nas ruas: quem são os feminicidas foragidos da Justiça no DF

Sob os critérios originalidade e adequação ao slogan e ao conteúdo ministrado, foram selecionados um vídeo de cada disciplina: Legislação de Trânsito, Noções de Primeiros Socorros, Direção Defensiva e Noções de Funcionamento de Veículos. Na disciplina de Noções de Proteção ao Meio Ambiente e Convívio Social, foram premiados dois vídeos, pois houve empate na escolha.

O maior desafio dos alunos, nesse trabalho de conclusão de curso, era demonstrar, por meio dos conteúdos estudados, que é necessário desacelerar. E eles entenderam muito bem, destacando frases como: “Será que vale a pena tanto atropelo, tanta pressa, quando o que está em jogo é a vida?” e “A pressa pode até te levar mais rápido, mas também pode te impedir de voltar.”

Advertisement

Cidadania no Trânsito
O curso, direcionado a estudantes do Ensino Médio, faz parte do processo de habilitação de condutores e é oferecido em escolas públicas do DF como atividade extracurricular, conforme previsto na Resolução nº 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. A capacitação busca formar condutores conscientes e capazes de aplicar a legislação e a condução defensiva, colaborando para uma convivência mais harmônica e respeitosa no trânsito. São 90h/a, divididas em dois módulos de 45h – um na 2ª Série e outro na 3ª Série do Ensino Médio.

Leia Também:  IgesDF encerra ciclo de oficinas que definiu os próximos passos da instituição

O representante da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Márcio Nunes Gonçalves, presente na cerimônia, destacou o curso como uma “iniciativa transformadora, pois o trânsito é um espaço de convivência para o qual os jovens que participaram dessa formação estarão capacitados para agir de forma ética, ajudando a salvar vidas, além de reduzir o tempo que gastarão no processo de habilitação”.

Atualmente, o curso está na 4ª edição e já formou aproximadamente 850 estudantes das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE). Neste ciclo, participaram do projeto as 11 escolas: CED Incra 8 de Brazlândia, Escola Técnica de Santa Maria, CEM 804 do Recanto das Emas, CEM 414 de Samambaia, CEM Setor Oeste, CEMI do Cruzeiro, CEMI de Taguatinga, CEM 1 do Gama, CED 1 do Riacho Fundo II, CEM de 1 Sobradinho e CEM 1 do Paranoá.

Advertisement

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:

Politica

Lula deve indicar Miriam Belchior para a Casa Civil, afirma Rui Costa

Published

on

Brasília (DF), 29/05/2024 - A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, durante anúncio de novas medidas de apoio à população e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, para assumir o comando do ministério a partir de abril, quando ele deixará o cargo para se dedicar à disputa eleitoral.

Segundo Rui Costa, a decisão já foi comunicada pelo presidente tanto a ele quanto à futura ministra. “Ela foi ministra do Planejamento, é uma técnica competente e dará continuidade ao trabalho do governo. A prioridade do presidente é manter pessoas da própria equipe, evitando rupturas nas ações em andamento”, afirmou.

Miriam Belchior é filiada ao PT desde a década de 1980 e tem trajetória consolidada em gestões petistas. Já ocupou os cargos de ministra do Planejamento e da Casa Civil, presidiu a Caixa Econômica Federal e foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.

Estratégia do Planalto

Com a proximidade do prazo legal para desincompatibilização, o governo Lula deve passar por uma série de mudanças ministeriais. A estratégia do Palácio do Planalto é utilizar a visibilidade da Esplanada como impulso eleitoral para ampliar a base governista no Congresso Nacional em 2026.

Advertisement
Leia Também:  Mudanças recentes nas regras fiscais afetam PMEs em 2025

Entre os ministros que devem deixar o governo para disputar eleições estão Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação) e a própria Simone Tebet (Planejamento), além de outros integrantes do primeiro escalão.

A avaliação de governistas é que a direita tende a sair fortalecida das próximas eleições, especialmente pelo desempenho nas redes sociais. Por isso, o Planalto aposta em nomes conhecidos para tentar equilibrar a disputa e garantir maior representação no Congresso.

Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA