Celebridades
O desafio da governança no agronegócio

É possível afirmar que as boas práticas de governança, orientadas pelo ESG, representam o futuro do agronegócio
Por: Karina Kufa e Paulo Klein*
Principal ator da balança comercial brasileira e responsável por parcela cada vez maior do Produto Interno Bruto, o agronegócio demonstra fortes sinais de retomada do crescimento em 2023. Os bons resultados do primeiro trimestre levaram o IPEA a reajustar suas expectativas de crescimento anual do setor – de aproximados 11% para mais de 13% -.
Apesar dos resultados impressionantes, da tecnologia de ponta e da produção imbatível, o produtor nacional está diante de um grande desafio: a necessidade de urgente adequação aos padrões internacionais de Governança Corporativa e de “ESG” (do inglês Environmental, social, and governance), sob pena de redução drástica de sua competitividade.
Mesmo depois de grandes marcos como a famosa “Operação Carne Fraca”, a Governança Corporativa ainda é um tema pouco difundido no Brasil. Em resumo, trata-se de um sistema que rege as relações entre a empresa e todas as pessoas de seu interesse – como parceiros, sócios, investidores, colaboradores, fornecedores, órgãos de fiscalização, dentre outros.
A esteira de aperfeiçoamento dessas boas práticas culminou com a criação do conceito “ESG”, que se traduz em uma administração empresarial pautada nos aspectos ambiental, social e corporativo, orientada não só pelo lucro dos acionistas – mas, sobretudo, pela sustentabilidade da cadeia de produção. É possível afirmar que as boas práticas de governança, orientadas pelo ESG, representam o futuro do agronegócio.
Os grandes importadores do agronegócio brasileiro já vêm estabelecendo critérios rígidos para aquisição e comercialização destes produtos. A Europa, por exemplo, já discute uma diretiva que tornará obrigatória a implementação de um rigoroso processo de governança corporativa por todos os seus parceiros comerciais (Corporate Sustainability Due Diligence), sob pena de serem impedidos de exportar para o bloco.
No Brasil, para além da autorregulação já instituída pela Lei nº 14.515/2022, essa nova perspectiva já se materializa em outras frentes: de acordo com anúncio oficial da FEBRABAN, do último dia 30 de maio, os bancos só oferecerão crédito a frigoríficos que comprovarem não comprar gado criado em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia Legal e no Maranhão.
Mas não é só, pois terão que comprovar, também, que não possuem qualquer empresa interposta ou prestadora de serviço que esteja em dissonância com este protocolo. Mais ainda, precisarão comprovar a observância da legislação trabalhista, para evitar a utilização de mão de obra escrava, assim como, formas mais cuidadosas na criação dos animais, até o seu abate.
Portanto, é inegável que os grandes produtores nacionais do agronegócio terão que implementar políticas de governança dentro dos pilares “E.S.G”, não só para que possam tomar dinheiro no mercado com valores competitivos, mas sobretudo, para que seus produtos possam ser vendidos aos maiores mercados compradores no Mundo.
*
- KARINA KUFA – Advogada. Pós-graduada em Direito Administrativo pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora coordenadora da pós graduação lato sensu em Direito Eleitoral da Faculdade de Direito Público de São Paulo – IDP/SP. Membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral – ABRADEP
- PAULO KLEIN – Advogado criminalista e Presidente da Comissão de Governança e Integridade da OAB/RJ. Pós graduado em Direito Penal Econômico pelo IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em convênio com a Universidade de Coimbra, em Portugal
Fonte: Jornal de Brasilia

Celebridades
15% dos casais não conseguem engravidar mesmo após 12 meses de tentativas, revela OMS

Lubrificante de fertilidade pode ser uma opção viável para casais que buscam engravidar e por um custo acessível
Ter relações sexuais no período fértil somado a mudanças de hábitos e uso de lubrificantes de fertilidade pode ser a solução para milhões
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mesmo após um ano inteiro de relações sexuais sem nenhum tipo de método contraceptivo, 15% dos casais brasileiros não conseguem engravidar. As estatísticas revelam ainda outro número surpreendente: só no Brasil, cerca de 8 milhões de pessoas, entre homens e mulheres, têm dificuldades para trazer um bebê ao mundo.
Ao nascer, a mulher possui cerca de 2 milhões de óvulos. Mas, à medida que os anos vão passando, esse número vai caindo de forma acentuada. Aos 25 anos, o número de óvulos não ultrapassa 400 mil, e nessa idade, as mulheres têm cerca de 10% de chances de engravidar, após 12 meses de tentativas.
Estudos da OMS apontam também que o homem precisa apresentar contagem de pelo menos 20 milhões de
espermatozoides por mililitro para conceber naturalmente um bebê. Mas, nos últimos 35 anos, houve um declínio médio de pelo menos 50% na concentração de espermatozoides no sêmen de homens de países ocidentais, por várias razões, incluindo poluição e alimentação. No mesmo período, houve também um decréscimo de quase 60% no número total de espermatozóides.
Diante de tudo isso e após meses de tentativas sem sucesso, muitos casais têm buscado procedimentos médicos específicos ou soluções encontradas em farmácias, para tentar realizar o sonho de ter um filho. “Uma inseminação artificial pode custar muito dinheiro, chegando até R$ 50 mil. Cada caso é um caso, mas é bom dizer que há possibilidades de que a mulher engravide naturalmente, caso não tenha nenhum problema de saúde. Os lubrificantes de fertilidade estão entre as melhores opções e deveriam se tornar a primeira escolha dos casais que buscam engravidar, por conta de sua praticidade e eficácia”, explica Bruno Jacon de Freitas, farmacêutico e Gerente de Qualidade e Assuntos Regulatórios da Euroart Import, que trouxe para o Brasil o Conceive Plus, lubrificante íntimo que ajuda a engravidar.
Jacon comenta ainda que os lubrificantes de fertilidade são capazes de ajudar na concepção, graças às suas propriedades. “O Conceive Plus ajuda a aumentar as chances de gravidez porque cria as condições adequadas dentro do organismo feminino, equilibra o pH da vagina e aumenta o tempo de sobrevivência dos espermatozóides em até 72 horas. Quanto mais tempo eles forem capazes de fecundar um óvulo, maior a probabilidade de coincidir com a ovulação da mulher no período fértil”.
Autorizado pela Anvisa no Brasil e por órgãos internacionais, como o FDA (Food and Drug Administration) dos EUA, a eficácia do lubrificante de fertilidade foi comprovada por testes em laboratório, é o que afirma o farmacêutico. “Estudos científicos e de laboratório demonstram que o Conceive Plus traz resultados efetivos. No mundo inteiro temos relatos de casais que engravidaram após o uso desse lubrificante íntimo”, afirma o farmacêutico.
Além da ajuda de um lubrificante de fertilidade, a mudança de hábitos é outro fator fundamental para conseguir engravidar de maneira natural, complementa Jacon. “Não fumar, evitar excesso de bebidas alcoólicas e café, realizar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e buscar o peso ideal são passos essenciais para tentar reverter casos de dificuldade de gravidez”, finaliza.
Sobre a Euroart Import
Fundada na cidade de Campinas (SP), em 1999, a Euroart Import é referência na importação e distribuição de bens de consumo e trabalha com marcas premium e produtos diferenciados, capazes de proporcionar benefícios reais e qualidade de vida aos consumidores brasileiros. Atualmente, a empresa está sediada no Distrito Industrial de Indaiatuba, interior paulista.
Além da linha Conceive Plus, produto pioneiro e mundialmente reconhecido por sua eficácia e qualidade, a Euroart Import é também a distribuidora exclusiva dos produtos importados P&G e em seu portfólio conta com marcas como Fixodent, Tide, Aussie, Dawn, Cascade entre tantas outras.
Informações para Imprensa
Alfapress Comunicações
Gustavo Sousa – (19) 9 8113-1966
gustavo.sousa@alfapress.com.br
-
Politica3 dias ago
Senado vai debater o colapso da saúde pública no DF
-
Entretenimento4 dias ago
A ascensão meteórica de Ju Marques: A voz da Seresta Internacional
-
Saúde2 dias ago
Brasileiro é listado por Stanford entre os 2º dos cientistas mais influentes do mundo
-
Diversas4 dias ago
XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais impacta trânsito no Eixo Monumental