Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esporte

BASQUETE: Drible Certo domina o basquete 3×3 com títulos, estreias e grande projeção na base

Publicado em

Com títulos, estreias e grande projeção na base

 

SÃO PAULO – O último final de semana foi de conquistas marcantes para os times do Drible Certo 3×3. Mostrando a força do seu elenco e um crescimento consistente nas quadras, as equipes brilharam em frentes nacionais importantes, com direito a grito de “campeão”, pódios expressivos e estreias que consolidam o projeto tanto no presente, quanto no futuro.

Advertisement

 

Domínio absoluto e títulos na Superliga e Liga ANB – O grande destaque ficou por conta das equipes principais, que alcançaram o topo do pódio. Pela Superliga 3×3, o time Adulto Masculino deu um show de entrosamento e raça para garantir o título da terceira etapa de forma invicta.

 

Advertisement

A conquista teve um peso ainda maior pelo nível do adversário superado na grande final. De acordo com Léo Willians, coordenador do Projeto Drible Certo no Mundo, a vitória coroa o amadurecimento do grupo: “Fizemos uma ótima campanha e terminamos essa terceira etapa da Liga invictos e campeões. Vale lembrar que a gente foi campeão em cima de uma das equipes hoje que é referência no Brasil. E agora já viramos a chave e começamos a preparação para a quarta etapa, que vai ser na cidade de Santos. É importante buscarmos o resultado, pois é um campeonato de pontos corridos; estamos um pouco atrás, mas o primeiro passo foi dado”, destacou.

 

No Adulto Feminino pela Liga ANB, as mulheres mantiveram a tradição de favoritismo, liderando a competição e erguendo a taça de campeãs também de maneira invicta. O torneio marcou a estreia oficial da nova contratada, Adrielly Oliveira, que chegou integrando o elenco com muita personalidade. “As meninas fizeram uma ótima campanha, campeãs invictas. Tivemos a estreia da Adrielly, nossa nova contratada, que teve uma ótima atuação. As meninas já vêm se consolidando nessa categoria e nós lideramos a competição”, elogiou o coordenador.

Advertisement
Leia Também:  Morador flagra despejo de esgoto no Rio Melchior

 

Estratégia com a base – O final de semana também foi marcado com as atuações das categorias de base. As equipes passaram de fase diante de times com grandes estruturas, e o saldo foi considerado extremamente positivo e serviu como um importante laboratório.

 

Advertisement

Com foco no desenvolvimento a longo prazo, o Drible Certo adotou a estratégia de utilizar atletas mais jovens em categorias acima. O time Sub-21 Masculino, por exemplo, jogou o Torneio Liga ANB com atletas da categoria Sub-18 (e garantiu o terceiro lugar). Paralelamente, na competição de maior competitividade do ano (CBI), o Sub-21 garantiu a sexta colocação, que apesar de passar para a fase final, acabou sendo eliminado nas quartas, para o então campeão geral do torneio 2026.

 

Léo explica a logística e o planejamento por trás dessa decisão: “Fizemos uma boa campanha e tivemos atletas muito jovens. No basquete feminino, jogamos o CBI com atletas de 18 anos, ou seja, elas ainda terão outros CBIs Sub-21 pela frente e estão nessa fase preparatória. Já no Masculino, enquanto nossos atletas principais do Sub-21 estavam jogando no Rio de Janeiro, o nosso Sub-18 estava aqui em São Paulo, representando e jogando a categoria de cima para se desenvolver e se preparar para os próximos anos. No quadro geral perdemos apenas para os times que foram campeões, então a avaliação foi muito positiva e dentro do esperado.”

Advertisement

 

Sub-17 de olho nas Américas – Na categoria Sub-17 Masculino, a garra em quadra terminou com uma honrosa quarta colocação após uma semifinal duríssima. Mais do que a busca pelo pódio nacional, a categoria disputa algo ainda maior nesta temporada: uma vaga no torneio “3×3 Américas” (FIBA 3×3 AmeriCup), fruto de uma parceria internacional com a FIBA e a confederação de ligas do México. O campeão geral do circuito de pontos corridos garante a oportunidade de representar o país no exterior. “O Sub-17 foi um campeonato duro para nós. Estamos na briga para buscar essa vaga internacional. Nosso time fez uma boa campanha, perdendo na semifinal por um detalhe. Agora o cenário se complica um pouco mais para buscar essa classificação no campeonato de pontos corridos, mas seguimos firmes no objetivo”, concluiu Léo.

Leia Também:  Ferroviária e Corinthians empatam no primeiro duelo pela final do Brasileiro feminino

 

Advertisement

Foco no segundo semestre – O excelente desempenho do final de semana coroa o planejamento técnico do Drible Certo. Com os times adultos liderando e pontuando em ligas nacionais e as categorias de base ganhando experiência contra as maiores potências do país, a comissão técnica já projeta os próximos passos do calendário para manter os atletas no topo e seguir lapidando os talentos do futuro. “Estes resultados foram extremamente importantes para consolidar o trabalho que toda a comissão e atletas vêm realizando. Mas o nosso calendário está puxado e não podemos nos acomodar. Já estamos com o foco totalmente voltado para os próximos jogos, que acontecem nos meses de junho, julho e agosto, onde o nível de exigência será ainda maior”, finaliza Léo Willians, coordenador do Drible Certo no Mundo.

 

*Saiba mais: https://www.futuroscraques.org/
www.instagram.com/driblecerto3x3
www.instagram.com/institutofuturoscraques

Advertisement

 

*Sobre o Drible Certo 3×3 – Gerido pelo Instituto Futuros Craques, o Drible Certo 3×3 no Mundo é um projeto focado no basquete 3×3, que une performance esportiva a valores de cidadania e inclusão social através do esporte multidisciplinar. Projeto desenvolvido junto à Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, e Lei de Incentivo ao Esporte. Em 2025, patrocínio da Havan, apoio NAR e Overtime.

CRÉDITOS:

Advertisement

Fotos: Bruno Medino/ANB 3×3

Equipe Feminina Adulto: Adrielly Oliveira, Isabel Bueno, Maju (Juliana Magalhães) e Camila Matheussi.

Equipe Masculina Adulto: Matheus Parcial, Yago Almeida, André Ferros e Jean Saraiva 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Esporte

“Copa do Mundo Feminina trará para o Brasil um legado de mudança sociocultural”, garante ministro do Esporte

Published

on

Paulo Henrique Cordeiro foi convidado do programa “Bom Dia, Ministro” e detalhou as preparações do Brasil para sediar o evento. Segundo ele, a Copa será importante para combater a desigualdade de gênero no futebol

Ministro pontuou que as ações de divulgação do torneio já estão em andamento, incluindo um evento de lançamento na cidade de Miami, nos Estados Unidos, no dia 24 de junho. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil se prepara para sediar a primeira edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA na América do Sul, em 2027. Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, nesta quarta-feira (17/6), o ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, ressaltou que o maior impacto do evento será sociocultural, promovendo a inclusão de meninas e combatendo a desigualdade histórica em relação ao futebol masculino.

Advertisement

 

“Eu garanto a todos os brasileiros e brasileiras que nós vamos fazer a melhor e a maior Copa do Mundo feminina que já teve na história. O maior legado que nós vamos ter dessa Copa não é um legado de infraestrutura física, de equipamentos do esporte, é uma mudança de visão, uma mudança sociocultural”
Paulo Henrique Cordeiro
Ministro do Esporte

 

Advertisement

“Eu garanto a todos os brasileiros e brasileiras que nós vamos fazer a melhor e a maior Copa do Mundo feminina que já teve na história. O maior legado que nós vamos ter dessa Copa não é um legado de infraestrutura física, de equipamentos do esporte, é uma mudança de visão, uma mudança sociocultural. É uma mudança de como se encara o futebol masculino e feminino, de incluir mais meninas e jovens com essa concepção de gênero, fazer com que as mulheres possam efetivamente estar no futebol”, destacou.
No início deste mês, foi sancionada a Lei Geral da Copa (Lei n° 15.421), que representa um marco para a realização da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 no Brasil. A legislação estabelece regras para a organização do torneio, garantindo segurança jurídica, operacional e institucional. Além disso, a lei incorpora princípios alinhados às políticas públicas do Governo do Brasil e focados no legado para as mulheres. Entre seus aspectos está a promoção da igualdade de gênero, combate à discriminação e fortalecimento do futebol feminino.
CONTAGEM REGRESSIVA — O ministro pontuou que as ações de divulgação do torneio já estão em andamento. Uma das ações envolve um evento de lançamento na cidade de Miami, nos Estados Unidos, no dia 24 de junho. A data representa a contagem regressiva de um ano para o início dos jogos femininos. “A Copa do Mundo não começa no apito inicial do primeiro jogo, ela inicia cerca de dois anos antes. Para que nós possamos ter aquele espetáculo perfeito, é necessário que nós tenhamos toda uma caminhada. E é nessa caminhada que nós estamos hoje”, disse Paulo Henrique Cordeiro.
DESCENTRALIZAÇÃO — Embora o torneio conte com oito cidades-sede oficiais no Brasil devido aos critérios de infraestrutura da FIFA, o Governo do Brasil pretende integrar outras localidades brasileiras no evento. Segundo Cordeiro, cidades fora do eixo principal serão utilizadas como locais de treino e acolhimento de delegações e torcidas.

Leia Também:  Recomeçar:  vida de refugiadas e migrantes

“Nós vamos levar o futebol feminino para todos os espaços. Os estados em que as capitais não serão uma sede, nós vamos ter também outros espaços para treinamento, ou para acolhimento das torcidas e das diversas delegações que estarão chegando no Brasil”, ressaltou o ministro. “O esporte perpassa todas as fronteiras, o esporte é uma linguagem universal. E a nossa ideia é atingir os mais de 5 mil municípios que nós temos no Brasil”, completou.
INCLUSÃO SOCIAL — Durante a entrevista, o ministro defendeu o esporte como um pilar essencial para a cidadania, saúde preventiva e segurança pública, ajudando a afastar os jovens da vulnerabilidade social e do crime organizado. A estratégia da atual gestão, segundo ele, foca explicitamente na descentralização e no direcionamento de políticas públicas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“O esporte é uma estrutura composta por várias ferramentas que promovem a inclusão social, saúde preventiva, lazer e, principalmente, a formação cidadã, garantindo que tenhamos meninos e meninas longe do crime. O foco da implantação, da implementação de políticas públicas de esporte, para a gente, são as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Porque nós sabemos efetivamente das necessidades, das carências de locais que necessitam que mais ações cheguem até lá”, pontuou o ministro.

Leia Também:  Morador flagra despejo de esgoto no Rio Melchior

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE — Dentro do escopo de inclusão social e acessibilidade, foi destacado o programa TEAtivo, criado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Articulado por meio de parceria estratégica junto à Apae Brasil, o programa foca em atividades esportivas adaptadas a esse público, auxiliando no desenvolvimento motor, cognitivo, bem como na atenção, socialização e autorregulação emocional dos jovens. Inicialmente o programa foi implantado na Região Nordeste, onde já atende 1.840 estudantes, e atualmente foi expandido para a Região Norte, atendendo 1.200 famílias.
A iniciativa oferece um ambiente seguro e acolhedor para os participantes e que tem tido a capacidade inesperada de ajudar no diagnóstico de outros jovens. O plano é expandir o programa para as 11 capitais em falta, aproveitando o baixo custo de implementação – cerca de R$ 300 mil por núcleo para atender mais de 100 pessoas.
“Com o programa, não só os jovens alcançam um nível de inclusão social, mas os pais e as mães, que têm a tranquilidade de ver os filhos assistidos e poder trabalhar sabendo que os meninos e meninas estão em ambiente acolhedor. E o TEAtivo também consegue diagnosticar, coisa que nem se pensou inicialmente, outros jovens que não estão entre os participantes. É um programa de alcance ímpar para o esporte e para essas pessoas que portam necessidades especiais.”, destacou Paulo Henrique Cordeiro.

Advertisement

 

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram nesta quarta-feira (17/6) a Rádio Bandnews Difusora (Manaus/AM); Rádio Verdinha (Fortaleza/CE); Portal Midiamax (Campo Grande/MS); Rádio FM Mauá (Mauá/SP); Portal Radar Baiano (Salvador/BA); Rádio Oceano (Rio Grande/RS); Portal O Tempo (Belo Horizonte/MG); e Portal Imirante (São Luís/MA).

 

Advertisement

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

Advertisement

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via WhatsApp)

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA