Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esporte

Corrida Pela Vida transforma a Esplanada dos Ministérios em uma grande experiência de esporte, saúde e entretenimento para 5 mil pessoas

Publicado em

Evento em Brasília une corrida, caminhada, música ao vivo, feira de adoção de cães, espaço kids, massagem, gastronomia e ativações exclusivas voltadas à qualidade de vida 

 

BRASÍLIA, Maio de 2026 — Muito mais do que uma corrida. No próximo dia 30 de maio, a capital federal será palco de uma verdadeira celebração da saúde, do esporte e da convivência social com a chegada da Corrida Pela Vida, evento que promete reunir 5 mil atletas e participantes na Esplanada dos Ministérios em uma experiência completa de bem-estar, entretenimento e conexão entre pessoas.

Advertisement

Com realização da Bora Correr, ABRIG, SESC, SUS e Ministério da Saúde, e organização da Sisters Live Marketing, o projeto nasce com a proposta de transformar um dos principais cartões-postais do país em uma grande arena de experiências ao ar livre, reunindo esporte, música, lazer, ações sociais e qualidade de vida em um único evento.

A programação foi desenhada para ir além da corrida tradicional e entregar uma experiência imersiva para toda a família. Entre os grandes diferenciais da Corrida Pela Vida estão:

  • caminhada de 3km aberta ao público; 

  • show especial da cantora Adriana Samartini, que também comandará a energia da largada oficial; 

  • feira de adoção de cães; 

  • espaço kids; 

  • área de massagem e recuperação; 

  • feira com micro e pequenos empreendedores locais; 

  • praça de alimentação; 

  • ativações interativas das marcas apoiadoras; 

  • experiências esportivas comandadas pela Academia World Gym, com aulões de FitDance, alongamento e aquecimento coletivo. 

A arena será aberta às 17h, criando um ambiente pensado para atletas, famílias, crianças e público em geral, promovendo lazer e incentivo à prática de hábitos saudáveis de maneira acessível e acolhedora.

Advertisement

Outro destaque do evento será a presença de marcas e instituições que apoiam iniciativas ligadas ao esporte, saúde e qualidade de vida. Estão entre os apoiadores CAIXA, reconhecida como grande incentivadora do esporte nacional, além de GEAP Saúde, Dia a Dia Atacadista, Serpro, Crefito-11 e Adere, que levarão ativações e experiências especiais ao público presente.

A proposta da Corrida Pela Vida é criar um evento plural, vibrante e inspirador, incentivando o movimento, o autocuidado e o convívio social em um ambiente de celebração e energia positiva.

“A Corrida Pela Vida foi idealizada para proporcionar uma experiência marcante do início ao fim. Mais do que um evento esportivo, queremos entregar um momento de conexão, entretenimento e bem-estar para toda a família, reunindo esporte, música, lazer e experiências que façam sentido para o público”, destaca Andreia Azevedo, diretora executiva da Sisters Live Marketing.

Advertisement

As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas pelo site oficial:
https://esportes.agenciasisters.com.br/corridapelavida

Mais informações e atualizações:
Instagram oficial: https://www.instagram.com/corridapelavida.saude

SOBRE O EVENTO

Advertisement

Corrida Pela Vida

📅 30 de maio de 2026

📍 Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF

Programação

17h00 — Abertura da arena

Advertisement
  • Aula de FitDance 

  • Praça de alimentação 

  • Espaço de experiências e ativações 

  • Espaço Kids 

  • Feira de adoção de cães 

  • Área de massagem 

  • Feirinha de micro e pequenos empreendedores 

17h30 — Alongamento coletivo

17h45 — Largada oficial da corrida
Com participação especial de Adriana Samartini animando a largada

18h00 — Início da caminhada de 3km

Advertisement

19h00 — Show especial com Adriana Samartini

19h30 — Aulão de FitDance

20h00 — Premiação oficial e encerramento com DJ

Advertisement

 

Entrega de kits

A retirada dos kits acontecerá nos dias 28 e 29 de maio de 2026, no Dia a Dia Atacadista do SIA e no Bloco G da Esplanada dos Ministérios, sede do Ministério da Saúde. O atleta deverá conferir junto à organização seu local de retirada.

Advertisement

Inscrições

https://esportes.agenciasisters.com.br/corridapelavida

 

Advertisement

CRÉDITOS:

Foto: Divulgação

Matéria: Henrique Aragão

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O que fazer quando seu parceiro vive comentando em fotos alheias?

Esporte

“Copa do Mundo Feminina trará para o Brasil um legado de mudança sociocultural”, garante ministro do Esporte

Published

on

Paulo Henrique Cordeiro foi convidado do programa “Bom Dia, Ministro” e detalhou as preparações do Brasil para sediar o evento. Segundo ele, a Copa será importante para combater a desigualdade de gênero no futebol

Ministro pontuou que as ações de divulgação do torneio já estão em andamento, incluindo um evento de lançamento na cidade de Miami, nos Estados Unidos, no dia 24 de junho. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil se prepara para sediar a primeira edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA na América do Sul, em 2027. Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, nesta quarta-feira (17/6), o ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, ressaltou que o maior impacto do evento será sociocultural, promovendo a inclusão de meninas e combatendo a desigualdade histórica em relação ao futebol masculino.

Advertisement

 

“Eu garanto a todos os brasileiros e brasileiras que nós vamos fazer a melhor e a maior Copa do Mundo feminina que já teve na história. O maior legado que nós vamos ter dessa Copa não é um legado de infraestrutura física, de equipamentos do esporte, é uma mudança de visão, uma mudança sociocultural”
Paulo Henrique Cordeiro
Ministro do Esporte

 

Advertisement

“Eu garanto a todos os brasileiros e brasileiras que nós vamos fazer a melhor e a maior Copa do Mundo feminina que já teve na história. O maior legado que nós vamos ter dessa Copa não é um legado de infraestrutura física, de equipamentos do esporte, é uma mudança de visão, uma mudança sociocultural. É uma mudança de como se encara o futebol masculino e feminino, de incluir mais meninas e jovens com essa concepção de gênero, fazer com que as mulheres possam efetivamente estar no futebol”, destacou.
No início deste mês, foi sancionada a Lei Geral da Copa (Lei n° 15.421), que representa um marco para a realização da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 no Brasil. A legislação estabelece regras para a organização do torneio, garantindo segurança jurídica, operacional e institucional. Além disso, a lei incorpora princípios alinhados às políticas públicas do Governo do Brasil e focados no legado para as mulheres. Entre seus aspectos está a promoção da igualdade de gênero, combate à discriminação e fortalecimento do futebol feminino.
CONTAGEM REGRESSIVA — O ministro pontuou que as ações de divulgação do torneio já estão em andamento. Uma das ações envolve um evento de lançamento na cidade de Miami, nos Estados Unidos, no dia 24 de junho. A data representa a contagem regressiva de um ano para o início dos jogos femininos. “A Copa do Mundo não começa no apito inicial do primeiro jogo, ela inicia cerca de dois anos antes. Para que nós possamos ter aquele espetáculo perfeito, é necessário que nós tenhamos toda uma caminhada. E é nessa caminhada que nós estamos hoje”, disse Paulo Henrique Cordeiro.
DESCENTRALIZAÇÃO — Embora o torneio conte com oito cidades-sede oficiais no Brasil devido aos critérios de infraestrutura da FIFA, o Governo do Brasil pretende integrar outras localidades brasileiras no evento. Segundo Cordeiro, cidades fora do eixo principal serão utilizadas como locais de treino e acolhimento de delegações e torcidas.

Leia Também:  Maio Vermelho destaca cuidados e prevenção do câncer bucal 

“Nós vamos levar o futebol feminino para todos os espaços. Os estados em que as capitais não serão uma sede, nós vamos ter também outros espaços para treinamento, ou para acolhimento das torcidas e das diversas delegações que estarão chegando no Brasil”, ressaltou o ministro. “O esporte perpassa todas as fronteiras, o esporte é uma linguagem universal. E a nossa ideia é atingir os mais de 5 mil municípios que nós temos no Brasil”, completou.
INCLUSÃO SOCIAL — Durante a entrevista, o ministro defendeu o esporte como um pilar essencial para a cidadania, saúde preventiva e segurança pública, ajudando a afastar os jovens da vulnerabilidade social e do crime organizado. A estratégia da atual gestão, segundo ele, foca explicitamente na descentralização e no direcionamento de políticas públicas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“O esporte é uma estrutura composta por várias ferramentas que promovem a inclusão social, saúde preventiva, lazer e, principalmente, a formação cidadã, garantindo que tenhamos meninos e meninas longe do crime. O foco da implantação, da implementação de políticas públicas de esporte, para a gente, são as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Porque nós sabemos efetivamente das necessidades, das carências de locais que necessitam que mais ações cheguem até lá”, pontuou o ministro.

Leia Também:  Inscrições abertas para modalidades coletivas dos Jogos Escolares do DF

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE — Dentro do escopo de inclusão social e acessibilidade, foi destacado o programa TEAtivo, criado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Articulado por meio de parceria estratégica junto à Apae Brasil, o programa foca em atividades esportivas adaptadas a esse público, auxiliando no desenvolvimento motor, cognitivo, bem como na atenção, socialização e autorregulação emocional dos jovens. Inicialmente o programa foi implantado na Região Nordeste, onde já atende 1.840 estudantes, e atualmente foi expandido para a Região Norte, atendendo 1.200 famílias.
A iniciativa oferece um ambiente seguro e acolhedor para os participantes e que tem tido a capacidade inesperada de ajudar no diagnóstico de outros jovens. O plano é expandir o programa para as 11 capitais em falta, aproveitando o baixo custo de implementação – cerca de R$ 300 mil por núcleo para atender mais de 100 pessoas.
“Com o programa, não só os jovens alcançam um nível de inclusão social, mas os pais e as mães, que têm a tranquilidade de ver os filhos assistidos e poder trabalhar sabendo que os meninos e meninas estão em ambiente acolhedor. E o TEAtivo também consegue diagnosticar, coisa que nem se pensou inicialmente, outros jovens que não estão entre os participantes. É um programa de alcance ímpar para o esporte e para essas pessoas que portam necessidades especiais.”, destacou Paulo Henrique Cordeiro.

Advertisement

 

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram nesta quarta-feira (17/6) a Rádio Bandnews Difusora (Manaus/AM); Rádio Verdinha (Fortaleza/CE); Portal Midiamax (Campo Grande/MS); Rádio FM Mauá (Mauá/SP); Portal Radar Baiano (Salvador/BA); Rádio Oceano (Rio Grande/RS); Portal O Tempo (Belo Horizonte/MG); e Portal Imirante (São Luís/MA).

 

Advertisement

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

Advertisement

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via WhatsApp)

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA