Politica
Senadora Damares Alves e Cristiane Britto são destaques no Prêmio Melhores do Ano 2024 pelo Grupo Inova

A tradicional cerimônia do Prêmio Melhores do Ano, promovida pela Holding do Grupo Inova, aconteceu nesta semana, na Galeteria Beira Lago, em Brasília. O evento homenageou personalidades, empresas e instituições que se destacaram ao longo de 2024 em suas áreas de atuação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país.
Entre os agraciados e convidados ilustres, destacaram-se a senadora Damares Alves (Republicanos) e a ex-ministra Cristiane Britto, duas das principais lideranças femininas do cenário político nacional. Ambas foram homenageadas por suas contribuições relevantes à sociedade, especialmente nas áreas sociais, de direitos humanos, políticas públicas para mulheres, infância e família.
Durante seu discurso de agradecimento, Damares emocionou o público ao destacar sua missão de vida e sua gratidão pelo reconhecimento:
“Gente, é uma honra participar deste momento tão importante. Quero agradecer ao jornalista Paulo Melo pela indicação e pela realização deste evento que celebra histórias de trabalho, dedicação e amor pelo nosso Distrito Federal, pelo Entorno e, principalmente, pelo nosso país. Este reconhecimento junto com a ex-ministra Cristiane Britto nos fortalece e nos inspira a seguir em frente, firmes na missão de servir à população e a mulheres com responsabilidade, sensibilidade e compromisso com o futuro. A nossa missão é salvar vidas, e não vamos parar.”
Cristiane Britto, advogada, especialista em Direito Eleitoral e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, também foi agraciada na solenidade. Reconhecida por sua atuação firme na promoção de políticas públicas e na defesa dos direitos fundamentais, Cristiane destacou-se entre os homenageados por sua trajetória ética, técnica e comprometida com o fortalecimento da cidadania no país.
Além delas, o diretor regional do Sesc DF, Valcides de Araújo, e o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, também marcaram presença e receberam a medalha e o certificado de “Melhores do Ano 2024” das mãos do empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio. A homenagem reconheceu a atuação do Sistema Fecomércio em prol do comércio, serviços e do fortalecimento da economia local.
“É uma grande honra fazer parte desta cerimônia que celebra a edição de 2024 do prêmio e estar entre autoridades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil e, em especial, do Distrito Federal. Obrigado e parabéns a todos os agraciados!”, afirmou José Aparecido.
O Prêmio Melhores do Ano tem se consolidado como um dos mais respeitados reconhecimentos no meio empresarial e institucional da capital federal, reforçando a importância do protagonismo local em diversas áreas sociais e econômicas.
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati, também foi agraciado na ocasião. A honraria foi concedida pela Holding do Grupo Inova do Distrito Federal em solenidade conduzida pelo jornalista Paulo Melo.
Durante o discurso de agradecimento, o desembargador destacou que o prêmio é um incentivo para continuar trabalhando cada vez mais em prol da sociedade:
“O TJDFT cumpre suas metas, promove a acessibilidade das pessoas ao Judiciário, oferecendo decisões céleres e de excelente qualidade para garantir a paz.”
Ao encerrar sua fala, Belinati dedicou a homenagem a todos(as) os(as) assessores(as), servidores(as) e magistrados(as) do TJDFT.
O Grupo Inova, que reúne veículos de imprensa de todo o Brasil, como os portais Isso é Goiás, Isso é Brasília, Foco Nacional, Agora Espírito Santo, Agora Ceará, DEZ Minutos, Goiânia EM PAUTA, entre outros, tem como missão valorizar os protagonistas que constroem um país melhor.

Politica
Paula Belmonte fará votação virtual de requerimentos para a CPI do Melchior

40 convites a membros dos órgãos de controle e empresas privadas estão pendentes de aprovação
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a poluição do Rio Melchior fará a votação virtual de 40 requerimentos. A medida, respaldada pelo Artigo 99 do Regimento Interno da Câmara Legislativa, é uma alternativa à falta de quórum presencial constatado nas últimas duas reuniões realizadas em Plenário. A presidente do colegiado, deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), também deve agendar cinco oitivas, já aprovadas pela CPI em sua primeira reunião, e as visitas técnicas.
“A ausência de deputados no Plenário não pode ser um impedimento para seguirmos com o nosso trabalho. Reitero que esta é uma CPI propositiva, onde temos o objetivo de apontar soluções para a degradação do Rio Melchior e devolvê-lo à comunidade”, destaca a distrital.
Sessão virtual
A distrital abrirá os trabalhos on-line na próxima semana. Com isso, os membros da comissão terão um prazo de, até, cinco dias para manifestar o voto por meio de assinatura eletrônica. Elas são consideradas “extraordinárias”, não alterando o cronograma de atividades presenciais na Câmara Legislativa. O rito segue os padrões das sessões virtuais promovidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Estão previstos 40 convites para representantes de órgãos de controle e empresas privadas que operam na região. Elas serão ouvidas sobre a possível responsabilidade no manejo do rio.
Oitivas
Outro passo que a CPI deve dar é a marcação das oitivas já aprovadas na primeira reunião. Entre os convidados, estão o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Gutemberg Gomes; e o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro. Além deles, estão previstas as presenças de:
* Nathália Lima de Araújo Almeida: superintendente de Licenciamento Ambiental (Sulam) do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram);
* Simone de Moura Rosa: superintendente de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram); e
* Luciano Pereira Miguel: subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA).
In loco
Também está prevista a realização de uma visita técnica ao Rio Melchior. Parlamentares e técnicos irão até o local verificar em que condições estão as águas do Melchior, e qual o impacto real para a comunidade.
Histórico da CPI do Rio Melchior
A degradação do Rio Melchior é uma das grandes questões ambientais do Distrito Federal. O rio está entre as cidades de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, região onde vivem cerca de 1,3 milhão de pessoas.
A comunidade da Cerâmica é a mais prejudicada por estar bem próxima ao leito do rio. Os habitantes sofrem com diversos problemas de saúde causados pelo consumo da água. O Melchior é classificado como “nível 4” pelo Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH), sendo considerado impróprio para usos como abastecimento humano, irrigação e pesca. Em outras palavras, quando um curso d’água atinge essa classificação, é considerado como “morto”.
No entanto, especialistas afirmam que é possível salvar o Rio Melchior. Paula Belmonte, ainda quando ocupava o cargo de deputada federal, visitou a região e tomou a frente da questão, propondo uma investigação para saber quais são as causas da poluição e como a situação crítica pode ser revertida.
Já na Câmara Legislativa, a parlamentar protocolou a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O colegiado foi formado em março, com a eleição dos cargos. No dia 3, aconteceu a primeira reunião da CPI.
Fonte: Ascom Dep. Paula Belmonte
-
Politica4 dias ago
Senado vai debater o colapso da saúde pública no DF
-
Saúde3 dias ago
Brasileiro é listado por Stanford entre os 2º dos cientistas mais influentes do mundo
-
Entretenimento5 dias ago
A ascensão meteórica de Ju Marques: A voz da Seresta Internacional
-
Diversas5 dias ago
XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais impacta trânsito no Eixo Monumental