Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

“Tenho certeza de que a gente vai zerar essa fila”, diz Wolney Queiroz sobre solicitações do INSS

Publicado em

Durante o programa, o ministro Wolney Queroz destacou o empenho do INSS e do Ministério da Previdência Social no atendimento das solicitações da população – Foto: Diego Campos/Secom-PR

Titular da pasta da Previdência Social detalhou, durante participação no programa Bom Dia, Ministro, os avanços que já resultaram em uma redução da fila em mais de meio milhão de pedidos nos últimos dois meses

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou confiar que o Brasil vai zerar a fila de solicitações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A declaração foi feita nesta quarta-feira (20/5) durante participação no programa Bom Dia, Ministro. “Eu tenho certeza de que a gente vai zerar essa fila, porque nós já estamos apresentando índices muito positivos”, disse o ministro.

Advertisement

Wolney Queiroz embasou com números o motivo de sua confiança: “Em fevereiro, eram 3 milhões e 100 mil pedidos aguardando resposta. Hoje, já estamos em 2 milhões e 347 mil, de fevereiro para cá. Nós estamos atuando rapidamente. Eu acredito que neste mês de maio nós vamos chegar perto dos 300 mil pedidos a menos. Tem sido um ritmo acelerado, nós estamos agindo com força total, e o nosso objetivo é que a gente consiga, pelos números que a gente tem encontrado, zerar essa fila e entregar esse presente para o povo brasileiro”.

A fila de solicitações do INSS caiu mais de meio milhão nos últimos dois meses e agora está no menor patamar em 16 meses. Em abril, os dados mostraram uma redução para 2,5 milhões e, até 17 de maio, 2,3 milhões. Já a fila da perícia médica presencial caiu 30,85% em abril (dado parcial) se comparada à de janeiro deste ano. Passou de 1,1 milhão para 771 mil. Somente em abril foram realizadas mais de 511 mil perícias presenciais e outras 473 mil por via documental — quando o segurado envia sua documentação médica e não precisa passar por perícia presencial.

MUTIRÕES – O ministro também trouxe dados que reforçam o tamanho do desafio de zerar a fila do INSS. “É importante que as pessoas saibam que entram, em média, 1 milhão e 300 mil novos pedidos por mês. É uma coisa gigantesca você imaginar que num determinado setor do governo, que é o INSS, 1 milhão e 300 mil pessoas ou requerimentos são ingressados a cada mês. Se não tiver fila nenhuma, se tiver tudo zerado, já tem 1 milhão e 300 mil para você processar por mês”, lembrou Wolney Queiroz.

Advertisement

Ele explicou que, para atender a toda essa demanda e encerrar as filas, uma das ações mais eficientes são os mutirões de atendimentos realizados pelo INSS e pelo Ministério da Previdência Social. “Nós estamos fazendo um ataque a esse estoque para reduzi-lo drasticamente. E nós estamos usando o quê? Tecnologia e muito trabalho. Nós fizemos 14 mil atendimentos de mutirões em 2024. Em 2025, foram 178 mil atendimentos em mutirão. Em 2026, até abril, já foram 151 mil. Ou seja, nós vamos passar de 350 mil atendimentos em mutirão em 2026”.

Leia Também:  Vai perder? Monobloco, Mussa e Orquestra Filarmônica de Brasília fazem shows gratuitos em festival no Parque da Cidade

TECNOLOGIA NAS PERÍCIAS – Outro aliado para o trabalho de redução das filas, segundo Wolney Queiroz, é o uso de tecnologias nas perícias médicas. “Com tecnologia, nós implementamos a perícia conectada. A gente já teve mais de seis mil peritos médicos federais. Hoje, a gente tem pouco mais de três mil. Ou seja, nós temos metade do contingente. Como a gente não tem perito para colocar em todas as cidades, o que é que a gente faz? A gente põe nas agências do INSS salas de perícia para fazer a perícia por telemedicina. A gente põe uma rede de Wi-Fi, coloca um computador ali e faz uma distribuição. Qualquer perito do Brasil, pode estar no Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, atende a pessoa em qualquer lugar do Brasil. Nós já temos 700 salas de perícia espalhadas nas agências do INSS hoje e a gente está ampliando isso. Em 96% dos casos, a perícia, através de vídeo, resolve”, explicou o ministro.

500 NOVOS PERITOS – Outro fator que tem contribuído determinantemente para a redução da fila foi a contratação de centenas de novos peritos. “Nós temos a entrada dos 500 peritos que nós contratamos no ano passado. Eles tomaram posse, estavam pegando o ritmo ali no segundo semestre do ano passado, e agora já estão em velocidade de cruzeiro. Foram concedidos benefícios no mês de março de 890 mil pessoas, um recorde histórico. Essa conversa de que o INSS está indeferido em massa não existe. Isso é tudo fake news. Na verdade, o governo nunca concedeu tanto como está concedendo agora e são números impressionantes. Em 2023, foram 5 milhões e 200 mil benefícios concedidos no ano todo. Em 2025, foram 7 milhões e 600 mil: 2 milhões e 400 mil benefícios a mais. São números superlativos, gigantescos”, detalhou Wolney Queiroz.

Advertisement

PREVBARCO – Outra política pública muito elogiada pelo ministro é o PREVBarco, cujo objetivo é levar atendimento previdenciário às populações ribeirinhas e a comunidades isoladas da região Norte do país. O PrevBarco tem ampliado o acesso à Previdência Social e transformado vidas de famílias que enfrentavam longas distâncias e altos custos para chegar a uma agência e ter acesso a seus direitos. Em junho, está prevista uma nova inauguração, do PREVBarco do estado do Pará. “É um barco todo preparado. Tem servidores, tem a tripulação que viaja às áreas ribeirinhas e atende a comunidades indígenas, extrativistas, quilombolas, que precisariam passar dias se deslocando de suas comunidades para uma cidade onde tem a Previdência Social. O PrevBarco vai até essas comunidades e lá é uma agência muito arrumada. Tem ar-condicionado, guichês de atendimento, servidores muito gentis e que têm resolutividade. Hoje são seis e eu quero ampliar”, afirmou Wolney Queiroz.

Leia Também:  Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe doação de mais de R$ 50 mil

ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO – Indagado sobre o envelhecimento da população e os prognósticos que apontam para um número cada vez maior de aposentados e pensionistas no país, o ministro afirmou que essa é uma questão que sua pasta lida diariamente. “O envelhecimento populacional não é um problema. As pessoas estão vivendo mais, é uma coisa que a gente tem que comemorar. Isso é graças ao SUS, isso é graças às políticas de vacinação, isso é graças às políticas de saúde. Nós temos que fazer festa com isso. A gente sabe que isso tem um impacto na Previdência. Qual é o nosso desafio? Nós temos que fazer com que mais pessoas entrem para contribuir com a nossa Previdência Social. E a gente só vai conseguir isso se a gente falar bem da nossa Previdência Social”, ressaltou.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA – Wolney Queiroz ressaltou ainda que é contra qualquer proposta de reforma da Previdência. “Quando você ouvir falar em reforma da Previdência, lembre-se sempre o seguinte: ela vai tirar dinheiro do seu salário para você pagar mais, ela vai fazer com que o tempo para se aposentar seja maior ou ela vai aumentar a alíquota, ou essas três coisas juntas. Daqui a pouco vão querer que a pessoa trabalhe até morrer. Eu sou contra a reforma, eu acho que a gente tem que trabalhar para fazer com que cada vez menos necessite de reforma. A gente atua para construir uma Previdência que não precise piorar a situação para o trabalhador e para a trabalhadora, que a gente possa melhorar os mecanismos, fazer gatilhos inteligentes que possam garantir a longevidade do sistema”.

Advertisement

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta quarta-feira a Rádio Bandnews, de Fortaleza (CE), Tua Rádio Cristal, de Soledade (RS), Rádio TV Metropolitana, de Piracicaba (SP), Rede de Notícias da Amazônia, de Santarém (PA), Rádio CBN, de Recife (PE), Portal News Rondônia, de Porto Velho (RO), Rádio Baiana FM, de Salvador (BA), Rádio Cultura, de Lavras (MG).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

Advertisement

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via WhatsApp)

COMENTE ABAIXO:

Politica

NOVO PAC Primeiro terminal de contêineres 100% eletrificado da América Latina é inaugurado no Porto de Suape

Published

on

Programa Novo PAC direciona recursos públicos e privados para melhoria do setor portuário brasileiro. Novo terminal ocupa uma área de aproximadamente 495 mil m² | Foto: Janaína Pepeu/GovPE

O novo terminal de contêineres da APM Terminals no Complexo Industrial Portuário de Suape, empreendimento que recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos privados, consolida Pernambuco como um dos principais polos logísticos do Brasil. Inaugurado nesta sexta-feira (12) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pela governadora de Pernambuco Raquel Lyra, o equipamento é o primeiro 100% eletrificada da América Latina.
A nova estrutura amplia a capacidade operacional do porto em 55%, fortalece a inserção do Estado nas rotas internacionais de comércio e impulsiona a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.
O terminal é parte de um conjunto mais amplo de ações do Novo PAC no setor portuário, que prevê R$ 78,1 bilhões em investimentos públicos e privados até 2030 em portos de 16 estados. Em Suape, o programa avança também com a recuperação do molhe e a implantação do Cais Leste (Moegão), obras já em execução.
“É uma alegria voltar a Pernambuco num dia importantíssimo. O primeiro terminal portuário da América Latina 100% eletrificado, que mostra a preocupação com a questão ambiental. Esses investimentos vão possibilitar aumentar 55% de capacidade portuária. Os portos são uma grande ferramenta para o nosso desenvolvimento, então, é uma grande conquista para o nosso Brasil”, afirmou o vice-presidente Geraldo Alckmin.
A operação implantada também se destaca pelo uso de tecnologia de ponta. O terminal recebeu aproximadamente R$ 235 milhões em equipamentos eletrificados e conta com sistemas de operação remota para guindastes e equipamentos de movimentação, colocando Suape entre os terminais mais modernos da América Latina.
“Isso é o exemplo de uma entrega para o povo, que se dá através de investimentos públicos e privados. Tudo isso para que a gente possa gerar mais oportunidades para o povo brasileiro, para que a economia cresça. Aqui, em Suape, celebramos esse investimento que coloca Pernambuco numa posição de destaque nacional”, declarou o ministro dos Portos e Aeroportos, Tomé França.
O empreendimento ocupa uma área de aproximadamente 495 mil metros quadrados, conta com cais de 430 metros de extensão e profundidade de até 15,5 metros, permitindo a operação de navios de grande porte que atuam nas principais rotas globais de transporte marítimo.
A governadora Raquel Lyra afirmou que, hoje, “Pernambuco tem o porto mais pronto para crescimento do Norte e Nordeste brasileiro. Fizemos o dever de casa, garantimos a dragagem do porto interno, do porto externo, a requalificação do molhe, e tudo isso permitiu, em parceria com o Governo Federal, que a gente pudesse ser a alternativa real de investimento como está acontecendo com o novo terminal de contêineres. Estamos prontos para os próximos 25 anos”.
O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape ressaltou a importância estratégica do investimento para o fortalecimento da infraestrutura portuária pernambucana e para a ampliação da capacidade de movimentação de cargas do Estado, que tem seu papel fortalecido como porta de entrada para novos negócios no Nordeste.
“Isso vai atrair muitos investimentos não só para Suape, mas para todo o Estado. Este investimento amplia nossa capacidade operacional, fortalece a conexão com os principais mercados globais e envia uma mensagem clara ao mundo: de que Pernambuco está preparado para receber grandes empreendimentos e liderar um novo ciclo de crescimento sustentável, inovação e competitividade”, comemorou Armando Monteiro Bisneto.
Durante a implantação, o projeto gerou mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Leia Também:  "Uma hora você se encontra com a maldade", diz Daniela Carneiro

 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA