Saúde

Check-Up ocular infantil prrevine doenças e comprometimento de aprendizagem escolar antes de volta às aulas

Publicado em

As férias são o melhor período do ano para avaliar a performance escolar e saúde ocular dos filhos. A realização de um check-up da visão é essencial para evitar alguns contratempos, principalmente, entre crianças indo para a escola pela primeira vez.

A sala de aula é o espaço para interação com os amigos, professores e, claro, aprendizado, sendo necessárias concentração e uma visão adequada. A ausência de uma saúde ocular adequada afeta diretamente o desempenho.

Para a oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, alguns sinais indicam a necessidade de procurar um atendimento oftalmológico, como o hábito de esfregar os olhos constantemente, apertá-los para ler, ter dificuldade para a leitura, reclamar de dores de cabeça, sensibilidade à luz e lacrimejamento.

Advertisement

Um problema pouco conhecido e que compromete profundamente o aprendizado e desenvolvimento escolar é a síndrome do processamento visual. A doença é uma alteração na visão, decorrente de distorções e sensibilidade a determinados tipos de luz. Os principais efeitos são a dificuldade para ler, uma vez que as palavras parecem não parar na página, o cansaço visual, fotofobia, dores de cabeça e nos olhos e enjoos, principalmente, no fim do dia.

Leia Também:  Tratamento estético sem agulhas e sem dor chega a Brasília

De acordo com Juliana, a condição atinge aproximadamente 46% dos estudantes com dificuldade na fase escolar, sendo bastante perceptível, à medida que a demanda por leitura aumenta e o aluno não consegue acompanhar a turma. Geralmente, o professor é o primeiro a perceber e deve informar aos pais. Já o estudante, não imagina que exista algo errado, uma vez que nunca enxergou o mundo de outra forma.

Algumas crianças enxergam melhor com um olho, ou tem uma diferença em ambos, podendo possuir erros refrativos, como a miopia, hipermetropia ou astigmatismo, sendo facilmente resolvidos com o uso de óculos. Já para a síndrome, a solução é um óculo especial com filtro colorido, de acordo com a necessidade de cada um.

Advertisement

O estrabismo (desvio de posicionamento de um dos olhos) e a ambliopia (olho preguiçoso) também são consideradas patologias comuns e requerem tratamento. Um dos modos mais populares está no uso de tampões, cobrindo um dos olhos e, raramente, envolve cirurgia.

O diagnóstico precoce propicia um tratamento mais rápido e eficiente, reduzindo drasticamente, o risco de sofrimento com problemas decorrentes da falta de cuidados, assim como, ter dificuldades na escola.

Leia Também:  Mortalidade infantil nas aldeias indígenas é pauta de reunião
 
Advertisement

Gabrielle Silva

Multi Comunicar

(32) 99114-5408

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

Brasileiro é listado por Stanford entre os 2º dos cientistas mais influentes do mundo

Published

on

Jorge Faber Fará Palestra, nos EUA, Sobre Novos

Tratamentos para a Apneia do Sono por meio da Odontologia

Pesquisador da UnB, onde orienta alunos de Mestrado e Doutorado, o ortodontista Jorge Faber, PhD, está listado pela Universidade de Stanford (EUA) entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo. Ele também consta da lista dos 31 pesquisadores da Universidade de Brasília que se destacam globalmente pela contribuição à Ciência.  Nesta semana, Faber irá representar o Brasil como palestrante no Congresso Americano de Ortodontia, na Filadélfia.  Ele irá falar a uma plateia internacional de 10 mil pesquisadores sobre novos tratamentos para a apneia obstrutiva do sono, feitos pela Odontologia. A apneia atinge 49 milhões de brasileiros e um bilhão de pessoas em todo o mundo.

A atuação de Faber, a partir de Brasília, repercute internacionalmente. Ele já deu aulas a outros pesquisadores, em congressos científicos em mais de 30 países, na Europa, Ásia continente americano e Oceania. Tem mais de 120 artigos científicos publicados.

Advertisement

O trabalho de Faber se destaca por pesquisar temas de aplicação imediata na Odontologia. Entre eles, impressão 3D na ortodontia, com a publicação pioneira do primeiro artigo internacional sobre o tema há 20 anos; a estética do sorriso, com diversas publicações amplamente citadas; e o tratamento da apneia do sono em crianças e adultos, área na qual tem realizado importantes estudos científicos.

Leia Também:  Atleta de MT é convocado para Camping Escolar Paralímpico; "apoio do Governo foi fundamental", afirma

Sobre o Impacto da Apneia (AOS) – A Apneia Obstrutiva do Sono atinge cerca de 20 milhões de brasileiros e um bilhão de pessoas no mundo. É um distúrbio respiratório que causa pausas na respiração durante o sono, levando a roncos, sonolência excessiva e a outros problemas de saúde. Casos mais graves podem levar a problemas cardiovasculares, e a impactar a rotina do paciente, com consequências como baixa produtividade no trabalho, falta de concentração e até causar acidentes de trânsito. O brasiliense Jorge Faber é um dos renomes mundiais na pesquisa sobre Apneia Obstrutiva do Sono.

CLÍNICA FABER

Advertisement

www.clinicafaber.com

Brasília Shopping, 4o Andar, Sl. 408

Brasília – DF

Advertisement

Tel. (61) 3328.1798

Informações para a Imprensa

Engenho Comunicação

Advertisement

(61) 3242.1095 / (61) 99250-2385

Legenda da Foto: Dr. Jorge Faber

 IMG_0049.png

Advertisement

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA