Saúde

Tratamento de casos leves e moderados de covid-19 é ofertado em unidades básicas de saúde

Publicado em

Medicamentos já eram oferecidos em hospitais e ambulatórios especializados e agora 14 UBSs começam a distribuir

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Pacientes adultos agora contam com acesso ampliado e facilitado à medicação para o tratamento de casos leves e moderados de covid-19. Os remédios já eram oferecidos pelas farmácias dos hospitais e da Atenção Ambulatorial Especializada – policlínicas, Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília e Centro Especializado em Doenças Infecciosas – da rede pública de saúde distrital. Agora, 14 unidades básicas de saúde (UBSs) dispõem do produto. A lista está disponível no site da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Pacientes adultos agora contam com acesso ampliado e facilitado à medicação para o tratamento de casos leves e moderados de covid-19 | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Advertisement

A associação dos fármacos Nirmatrelvir e Ritonavir (NMV/r) é indicada para pacientes que não necessitam de oxigênio suplementar, mas que apresentam risco aumentado de progressão para doença grave. É o caso de imunossuprimidos – a partir de 18 anos – ou indivíduos com 65 anos ou mais. A administração deve ser feita até o quinto dia do início dos sintomas.

Para a retirada do medicamento, o usuário deve apresentar a prescrição juntamente com o documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde

O preenchimento de formulário específico e o laudo de exame positivo ou a ficha de notificação do caso de covid-19 no e-SUS não são mais necessários. Assim, a prescrição do NMV/r passou a ser realizada em receituário comum, em duas vias.

Advertisement

“A dispensação facilitada é muito positiva. Afinal, a covid-19 continua a fazer vítimas. Precisamos empregar todas as alternativas de proteção e tratamento que dispomos”, explica a referência técnica distrital (RTD) colaboradora em infectologia, Clarisse Lisboa. Para a retirada do medicamento, o usuário deve apresentar a prescrição juntamente com o documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, a semana atual apresenta 205 novos casos da doença em relação à semana anterior. A média de idade do total de casos confirmados é de 39 anos e a de óbitos é de 68 anos. A maior letalidade por faixa etária está no grupo de 80 ou mais, bem como a maior taxa de mortalidade.

A vacina contra covid-19 compõe o Calendário de Vacinação para idosos com 60 anos ou mais – a cada seis meses. Para os grupos especiais, composto por pessoas com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas graves da doença, é indicada uma dose anual ou a cada seis meses, dependendo do grupo pertencente. Dúvidas adicionais podem ser tiradas com as equipes dos locais de vacinação.

Advertisement

Indicação médica

O NMV/r não deve ser utilizado por indivíduos sem a devida avaliação médica. Os médicos devem se atentar para os critérios de indicação, contraindicação e ajuste de dose, bem como suas principais interações medicamentosas. O remédio é de uso individual e exclusivo ao paciente que passou por avaliação médica e que recebeu a prescrição.

*Com informações da SES-DF

Advertisement
Fonte: Agência Brasilia
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pacientes com câncer aguardam cerca de 100 dias por primeiras consultas oncológicas

Saúde

🟢 GDF Mais Perto do Cidadão no Paranoá! 🟢

Published

on

Nos dias 14 e 15 de março, o Paranoá recebe a 48ª edição do Programa “GDF Mais Perto do Cidadão”! 📍 O evento acontecerá na Qd 03 – Conjunto 3 – Paranoá Parque e trará diversos serviços gratuitos para a população.

✅ Atendimento social
✅ Emissão de documentos
✅ Serviços de saúde
✅ Assistência jurídica
✅ Muito mais!

📅 Datas e horários:
📆 14 de março (sexta-feira): 9h às 16h
📆 15 de março (sábado): 9h às 12h

O programa, coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, leva serviços essenciais às comunidades, promovendo qualidade de vida e cidadania.

Advertisement

Fique atento às nossas redes para mais informações e compartilhe com quem precisa! 💙

#GDFMaisPertoDoCidadão #Paranoá #Cidadania #GDF*

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Leia Também:  Terapia com ímãs ajuda a tratar insônia e problemas emocionais. Entenda os benefícios
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA