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Evento ‘Mulheres Impactantes’ homenageia servidoras do GDF

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Mulheres Impactantes’ foi realizado no Salão Branco do Palácio do Buriti: uma servidora de cada órgão da administração direta e indireta do GDF foi escolhida para receber a homenagem representando a importância das mulheres que fazem parte do governo | Fotos: Vinicius de Melo / Secretaria da MulherRepresentantes femininas de cada órgão do governo foram exaltadas pelos serviços prestados; programação no Palácio do Buriti teve palestras, workshop e espaço para dicas de maquiagem e cuidados com o corpo

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Governo do Distrito Federal (GDF) homenageou, na tarde desta quarta-feira (22), mais de 50 servidoras. O evento Mulheres Impactantes foi realizado no Salão Branco do Palácio do Buriti e contou, durante todo o dia, com palestras, workshop e um espaço reservado para dicas de maquiagem e cuidados com o corpo.Uma servidora de cada órgão da administração direta e indireta do GDF foi escolhida para receber a homenagem, simbolizando a importância das mulheres que fazem parte do governo, seja por tempo de trabalho ou pela forma que representam a instituição.“Estamos cuidando de quem cuida. Quando unimos esforços para montar o calendário Março Mais Mulher, tivemos a clara certeza que as servidoras teriam destaque especial, uma vez que são elas que colocam em prática as ações do governo”, disse a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
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Entre as homenageadas, estavam a assessora do Conselho de Direito da Mulher, Maria de Fátima Amaral; a representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), Andreia Gonçalves Cavalcante; a assessora da Administração Regional do Varjão, Geysa Francelina; a servidora da Secretaria de Atendimento à Comunidade, Luciana Saliba; a assessora especial do gabinete do governador, Thalita Cipriano, e a agente da Polícia Civil Lúcia Barros.

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O evento contou com palestras, workshop e um espaço reservado para dicas de maquiagem e cuidados com o corpo

O evento foi uma iniciativa do gabinete da vice-governadora Celina Leão, em conjunto com Casa Civil, Secretaria da Mulher, Secretaria de Atendimento à Comunidade, Chefia Executiva de Políticas Sociais, Chefia Executiva do Cerimonial do gabinete do governador, Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida e Secretaria de Fazenda.

A vice-governadora pontuou a força de trabalho feminina e destacou a importância de as mulheres se apoiarem. “Nós somos cientistas, somos inovadoras, somos guerreiras. Nossa maior missão, dentro do GDF, é capacitar mais mulheres para que umas cresçam com as outras. E que, quando elas cheguem em uma situação de poder, possam deixar a vida para outras mulheres muito mais fácil”, destacou Celina Leão.

Uma das homenageadas, a agente da Polícia Civil Lúcia Barros destacou que “eventos como este mostram que a valorização pessoal e profissional é primordial, principalmente, para trazer para o nosso lado aquelas que estão em momento de fragilidade e precisando de ajuda”

A agente da Polícia Civil homenageada, Lúcia Barros, reforçou a importância de evidenciar as conquistas femininas. “Nós temos que mostrar ainda mais força neste momento em que a violência contra a mulher está tão grande. Eventos como este mostram que a valorização pessoal e profissional é primordial, principalmente, para trazer para o nosso lado aquelas que estão em momento de fragilidade e precisando de ajuda”, disse.

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Março Mais Mulher

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A ação busca reforçar a representatividade do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, na luta por direitos e conquistas. As mais de 200 ações envolvem as áreas educacional, de saúde, esportiva, cultural e de empreendedorismo, comandadas por 48 órgãos e administrações regionais, incluindo eventos itinerantes e de atendimento.

As atividades do Março Mais Mulher estão presentes em vários pontos do DF, como a Casa da Mulher Brasileira, a Rodoviária do Plano Piloto, administrações regionais, parques públicos e o Museu de Arte de Brasília, além de eventos online e itinerantes – esses com a participação da unidade móvel da Secretaria da Mulher, que vai percorrer localidades urbanas e rurais em Brazlândia e São Sebastião.

*Com informações da Secretaria da Mulher

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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