Social
Fim de semana festivo e Detran mostra as mudanças no trânsito
Cinco eventos alteram trânsito no fim de semana
Agentes farão controle de tráfego para segurança viária no Bora de Bike, Buteco do Gustavo Lima, Corrida do Gari, Funn Festival e aniversário de Sobradinho
Zélia Ferreira
(Brasília – 19/5/2023) – Neste fim de semana, de 19 a 21 de maio, cinco eventos vão impactar o trânsito no Plano Piloto e Sobradinho. Para garantir a segurança dos participantes, os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal farão controle de tráfego, conforme planejamentos específicos para cada evento.
Vale lembrar que não será tolerado estacionar em locais proibidos ou que prejudiquem a fluidez nas vias e a segurança nas proximidades dos eventos. Os agentes também estarão atentos para coibir a condução de veículos sob influência de álcool.
Funn Festival
Para os shows e demais atividades culturais do Funn Festival 2023, na Praça das Fontes – estacionamento 9 do Parque da Cidade, que acontecerão de sexta (19) a domingo (21), haverá policiamento ostensivo de trânsito, com foco na fluidez e segurança, das 9h às 2h da madrugada. Os agentes farão controle em travessias de pedestres e montarão área de embarque e desembarque em frente ao estacionamento 9.
Ação Social – 63º aniversário de Sobradinho
No sábado (20), em comemoração ao 63º aniversário de Sobradinho, está prevista uma Ação Social no Conjunto 8 da do Setor Habitacional Nova Colina, das 9h às 17h. Para isso, um trecho da via em frente à Escola Classe 16 até próximo à Paróquia Divino Espírito Santo será fechada a partir das 23h59 de sexta-feira (19).
Buteco do Gustavo Lima
No sábado (20), das 15h às 3h da madrugada, as equipes de policiamento e fiscalização de trânsito estarão nas imediações do Arena BRB – Mané Garrincha para fazer o controle do tráfego e auxiliar na travessia dos pedestres que irão ao show Buteco do Gustavo Lima. A partir de meia-noite, para facilitar a dispersão do público, a faixa da direita no sentido anti-horário da via Contorno do Estádio será liberada para estacionamento e duas faixas da via N1 ficarão isoladas para permitir a saída livre do estacionamento rotativo.
Corrida do Gari e Bora de Bike
No domingo (21), das 7h às 9h, está prevista a 6ª Corrida do Gari, com largada e chegada no estacionamento do Centro Cultural Ibero-americano (Funarte). As vias N1 e S1 terão três faixas da esquerda reservadas para os atletas, desde a altura da Funarte até a praça do Cruzeiro. Neste trecho, também estarão fechadas as vias de acesso entre N1 e S1.
Das 7h às 12h, está previsto o Bora de Bike, com público estimado em 3.000 pessoas. A concentração dos ciclistas será no estacionamento da Praça do Buriti e a saída para o passeio, a partir das 9h, será pela via N1 em direção à Epia, pegando o último acesso à via S1 e descendo rumo ao Congresso Nacional. De lá, os atletas voltam à Praça do Buriti pela N1. Durante todo o percurso, quatro faixas próximas ao canteiro central vão estar isoladas: três para o tráfego das bicicletas e uma para as viaturas do Detran que farão o acompanhamento dos atletas.
Devido ao Bora de Bike e à Corrida do Gari, ambos no mesmo dia, o trânsito em todo o Eixo Monumental será bastante impactado e, por isso, o Detran recomenda, a quem puder, que evite transitar pelo local no domingo de manhã.
Fonte: ASCOM DETRAN
Social
Chá em comemoração aos 250 anos de Jane Austen movimenta Café Angelita em 16 de dezembro
No mais autêntico clima de chá das cinco, evento imersivo resgata o universo austeniano com trilha sonora especial, referências históricas e o charme da cultura britânica
Em 16 de dezembro, amantes da literatura e da cultura inglesa terão a oportunidade de viver uma imersão no universo de Jane Austen durante o “Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen”, homenagem a uma das escritoras mais lidas e admiradas desde o século XIX. Como o apoio da livraria Sebinho, o evento, realizado no Café Angelita, promete uma experiência envolvente, com trilha sonora cuidadosamente selecionada e referências gastronômicas à época georgiana, ideal para quem aprecia literatura e se encanta com a obra austeniana.
“O legado de Jane Austen vai além da literatura romântica que produziu. Pessoalmente, ela representa a capacidade feminina de ultrapassar barreiras sociais ao tornar-se escritora no século XVIII. Sua escrita é inteligente, cheia de sutilezas críticas, e aborda questões do universo feminino que ecoam até hoje, como idealização do amor, conflitos familiares e amadurecimento emocional”, afirma Jamila Gontijo, jornalista, psicanalista e idealizadora do evento.
O encontro destacará, de forma leve, entre chás, tortas e muffins, o grande simbolismo de uma obra que permanece profunda e relevante ao abordar, com ironia fina e sensibilidade, questões como amadurecimento feminino, relações sociais, costumes, autonomia e os limites impostos às mulheres. Enfim, uma fonte inesgotável de reinterpretação e reflexão. “Apesar de, num primeiro olhar, seus temas parecerem leves, quotidianos, ou até superficiais, a escritora construiu análises sofisticadas sobre comportamento, escolhas e identidade, o que reforça o encanto desse encontro, que também contará com presentes, sorteios e surpresas ao longo da tarde”, reforça Jamila.
São esperados leitores, apreciadores da cultura britânica e admiradores da escritora que transformou para sempre a literatura inglesa. Entre suas obras mais conhecidas estão “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, “Persuasão” e “Emma”.
E, para completar a atmosfera, alguns lugares simbólicos já estão reservados para convidados muito especiais, saídos, diretamente, dos clássicos da escritora: Elizabeth Bennet, Mr. Darcy e as irmãs Elinor e Marianne Dashwood, mesmo que ainda não tenham confirmado presença. Já a torcida é para que Lady Catherine de Bourgh, aquela tia insuportável que sempre aparece para atrapalhar, o inesquecível Mr. Wickham, mestre em causar confusão, e o igualmente problemático Mr. Willoughby mantenham a devida distância do salão.
A tradição do chá e a poética dos encontros
O evento resgata o ritual do chá como prática social que atravessa séculos. Originário da China, o chá chegou à Europa pelos portugueses no século XVI e tornou-se ícone britânico graças a Catarina de Bragança, filha de D. João IV, que levou o hábito à corte inglesa ao casar-se com Carlos II. Assim nasceu o célebre chá das cinco, símbolo de refinamento, acolhimento e convivência.
Reunir-se em torno de uma mesa com bebidas quentes é um gesto universal: um momento em que conversas fluem, relações se aprofundam e o cotidiano se suaviza. Essa atmosfera afetiva dialoga diretamente com as histórias criadas por Jane Austen, marcada por observações sociais, ironia e sensibilidade emocional.
Sobre a idealizadora
A jornalista e psicanalista Jamila Gontijo, editora do Brasília News, assina a curadoria do evento. Sua trajetória profissional tem profunda conexão com a cultura britânica: Ela chefiou o núcleo de comunicação e diplomacia pública da Embaixada Britânica em Brasília e viveu em Londres durante os estudos em jornalismo, período em que mergulhou em tradições inglesas, da culinária à vida social, tão presentes na obra de Jane Austen.
Serviço
Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen
Data: 16 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Café Angelita (409 Sul)
Ingressos limitados: R$ 40 Sympla
Realização: Brasília News @obrasilianews
*O ingresso dá direito a um lugar na mesa, muffin e participação em sorteios
Donna Mídia Comunicação
Charlotte Vilela
(61) 98151-2400
-
Politica3 dias agoAtendimento Itinerante da Neoenergia participa de evento para mulheres e marca presença em mais 13 Regiões Administrativas
-
Epreendedorismo3 dias agoBrasília recebe hackathon que conecta games, ciência e regeneração socioambiental
-
Politica3 dias agoMulheres podem se inscrever para curso de mecânica no Detran-DF
-
Social3 dias agoChá em comemoração aos 250 anos de Jane Austen movimenta Café Angelita em 16 de dezembro






