Epreendedorismo
Turismo de luxo: segredos e oportunidades de um mercado de expansão
 
																								
												
												
											Sucesso é uma decisão – este é o mantra do curso que reúne mais de 150 mulheres, em São Paulo, sob o comando de Rogéria Pinheiro, referência em um dos segmentos do turismo que mais cresce no país.
O depoimento de Rogéria Pinheiro, líder do curso “Donas de Agências Ricas”, traduz a valiosa experiência de quem aprendeu na prática, e hoje ministra workshops disputados para mulheres que querem se consolidar no turismo de luxo. São mais de 150 participantes no curso que começou ontem, no Tivoli Mofarrej, e vai até amanhã.
Há mais de 22 anos no mercado de viagens de luxo, Rogéria trabalhou por dez anos na Teresa Perez Tours até encarar a maternidade solo e decidir empreender, fundando a RP Travel Education:
“Eu queria estar mais perto do meu filho, o que hoje as pessoas chamam de liberdade geográfica e financeira. A liberdade é um valor inegociável pra mim. Não segui nenhum propósito altruísta de transformar ninguém, precisava pagar os meus boletos, e assim empreendi de forma intuitiva, e por necessidade.”
No início da carreira, Rogéria tinha consciência de que seu método de trabalho lhe causava sofrimento, mas não sabia para quem pedir ajuda:
“Tive muitas noites de choro, de frustração, me sentindo incapaz e inadequada. A única coisa que não me fazia desistir eram os boletos, era a escola do meu filho.”
A chave virou quando Rogéria deu as mãos para pessoas que lhe abriram os olhos. Uma amiga que já era gestora de uma grande agência e um amigo da área financeira lhe apresentaram o mundo do marketing e da administração.
Estava com 40 anos, e começou a olhar com mais seriedade para suas finanças pessoais e profissionais. “Mergulhei em planilhas, metas, na reeducação financeira”, ela lembra, “achava que só sabia treinar pessoas, mas me dei conta de que ser apenas executora não ía manter o meu negócio.”
Desde 2010 Rogéria se dedica exclusivamente a ajudar profissionais do turismo e donas de agências de viagens, para que possam reestruturar seus negócios:
“Nós somos uma empresa de educação corporativa, e durante a pandemia me coloquei ainda mais nesse lugar. Comecei a olhar para o negócio de maneira sistêmica, integrativa, entendendo que precisamos nos doar por inteiro para consolidar nossos empreendimentos”.
Ser uma mulher preta, e referência no mercado de luxo, torna Rogéria um marco ainda mais especial nesse segmento: “qual a probabilidade de chegar onde cheguei? É muito pequena! Quando outras mulheres me vêem nesse lugar, tão improvável, podem perceber que também existe essa possibilidade para elas”.
Para Luiza Del Papa, da Andorin Travel, abrir sua agência dependeu exclusivamente do algoritmo do Instagram funcionar e lhe apresentar o perfil da Rogéria Pinheiro:
“Eu já era freelancer do segmento, sempre gostei, mas fui mãe de três em um espaço curto e me dediquei a eles em tempo integral. Depois que meus filhos foram para a escola, tomei coragem para abrir minha agência e, ao ver o anúncio do curso da Rogéria no Instagram, nunca mais larguei dela!”
Os três tipos de mercado e a intencionalidade
Durante o curso, Rogéria aborda os diferentes tipos de mercado do turismo e as oportunidades de cada segmento:
Convencional
No turismo convencional existe muita competitividade, com o mercado que foca no preço, que vende a commodity, a mercadoria: tudo aquilo que é básico, que é de massa, facilmente encontrável na Internet.
Rogéria explica que este é um mercado de baixa fidelização, que tende a não valorizar os serviços. Para alcançar sucesso nesse segmento, é necessário ter altíssimo volume de clientes e, para agências de viagem pequenas, a concorrência acaba sendo desleal, um oceano vermelho.
Luxo
Baseado em marcas e conceitos tradicionais, o mercado de luxo é pautado em relacionamentos e ultra personalização. “Não vai ser uma cartinha no quarto que vai fazer este consumidor feliz”, comenta Rogéria, “o mercado de luxo tem a ver com experiência e acessos exclusivos”.
Foi esse o mercado em que Rogéria se tornou especialista, segmento que dita as regras do que o mercado premium vai vender daqui a um ou dois anos, e o convencional daqui a cinco anos.
Premium
“Nesse segmento temos o grande oceano azul a ser desbravado”, explica Rogéria, onde acredita que existam oportunidades mais significativas nesse momento do turismo.
O mercado premium foca no melhor preço e não no menor preço, valorizando o serviço agregado, com alto índice de fidelização, conquistando o consumidor que está em ascensão.
Serviços exclusivos para o turismo, através da Entre Pay e da WMoney
Com o objetivo de expandir o acesso a produtos e soluções financeiras para mais brasileiros e latinos americanos, a Entre Investimentos se consolida como um parceiro vantajoso também no segmento do turismo, pela extraordinária gama de serviços que oferece.
Dentre os serviços, destaque para as máquinas de cartão e links exclusivos de pagamento, capazes de sistematizar uma gestão totalmente integrada dentro da plataforma da Entre Pay.
A Wealth Money tem o propósito de conectar pessoas que necessitam de empréstimos com outras dispostas a investir seu capital, através do impulsionamento de uma modalidade de transação financeira inovadora conhecida como peer-to-peer, ou empréstimo entre pares.
Em 2023, a empresa foi adquirida pelo grupo Entre Investimentos e teve a abrangência de seus serviços expandida. Agora, as oportunidades para investimento disponibilizadas também envolvem requisições feitas por pessoas jurídicas e antecipações de recebíveis de cartão de crédito.
Expositores e parceiros
Entre os parceiros e expositores presentes no workshop realizado no Tivoli Mofarrej, nos Jardins, estão marcas que trabalham diretamente no turismo de luxo como Belmond, CCHotels, Campo Bahia Villas Spa, Design Hotels, Grupo Presidente, Sandals Resorts e Circuito Elegante.
A Copa Airlines, líder no transporte aéreo na América Latina, é uma das companhias aéreas que também participa do evento, junto a facilitadores como a CT Operadora, Geni Travel, Indômita Collection, Interep, Just Tur, Kangaroo Tours, Nau Tourism Collection, Universal Assistance, Tyller Consolidadora e Sariri Terras, entre outras.
A Beyond Destinations, empresa especializada em expandir o mercado brasileiro para produtos turísticos e destinos com o grupo de hotéis Katikies, também participa do evento, como Os Sonevas, com hotéis nas Maldivas e Tailândia, os hotéis Nayara, com propriedades na Costa Rica, Panamá e Chile, e o Hotel Magnolia, em Santiago.
Agência especializada em Curaçao, uma ilha que encanta os visitantes com sua arquitetura autêntica e cores vibrantes, a Tourism Board Curaçao Brasil é outra empresa participante do workshop.
Fonte: IstoÉ
 
																	
																															Epreendedorismo
Do laboratório ao pulso: a tecnologia pioneira da Samsung em monitoramento nutricional para o Galaxy Watch
 
														Índice de Antioxidantes
Tudo começou com uma pergunta simples: e se fosse possível medir sua nutrição em tempo real, diretamente do seu pulso?
O Índice de Antioxidantes1 da Samsung no Galaxy Watch8 transforma o que antes parecia ficção científica em tecnologia cotidiana. Em cinco segundos, uma leitura do polegar retorna níveis precisos de carotenoides – o primeiro índice nutricional mensurável da indústria.
Ao miniaturizar a tecnologia de sensores de nível laboratorial com precisão excepcional, o recurso transforma sua dieta em uma métrica prática para um envelhecimento mais saudável2. Estabelecer esse novo padrão em monitoramento de saúde por wearables exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento intensivos, incontáveis protótipos e determinação inabalável.
Inovando no rastreamento nutricional
Em 2018, a Samsung identificou uma lacuna nos wearables: podíamos contar cada passo e caloria, mas não havia uma forma simples de medir como nossa alimentação afetava nossa saúde. Insights nutricionais mais profundos estavam presos a exames laboratoriais caros e demorados, inacessíveis para a maioria das pessoas.
À medida que as pessoas vivem mais, o foco muda de simplesmente aumentar a longevidade para melhorar a qualidade desses anos adicionais.
“É nesse contexto que a antioxidação naturalmente ganha atenção como um método para retardar o envelhecimento”, explica a Dra. Hyojee Joung, especialista em nutrição em saúde pública da Universidade Nacional de Seul3, que orientou partes do desenvolvimento da tecnologia. “Se o gerenciamento de antioxidantes for negligenciado, as Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) se acumulam no corpo, aumentando o risco de doenças crônicas como cardiovasculares, diabetes e câncer”.
Essa constatação fez dos antioxidantes o pilar da missão da Samsung. Engenheiros e cientistas concentraram-se nos carotenoides – antioxidantes-chave e indicadores comprovados da ingestão de frutas e vegetais – para criar um dispositivo pequeno o suficiente para caber no pulso, mas poderoso o bastante para transformar dados complexos em informações simples e acionáveis de saúde para todos.
| 
 | 
| 
 | 
| 
 | 
Desafio nº 1: como miniaturizar a tecnologia de sensores laboratoriais
Desde o primeiro dia, o sonho de um wearable capaz de rastrear nutrição enfrentou um obstáculo imediato: métodos tradicionais de medição de carotenoides, como a espectroscopia Raman, são a laser, não invasivos e precisos, mas dependem de equipamentos volumosos – nada vestíveis. Assim, a primeira missão da equipe foi reduzir a tecnologia de nível laboratorial para o tamanho de um sensor de pulso.
Após sete anos de testes rigorosos e otimização desde o primeiro protótipo, a equipe desenvolveu o Sensor BioActive — uma tecnologia inovadora que combina LEDs multicomprimento de onda com um conjunto de fotodetectores personalizados, proporcionando leituras precisas de carotenoides em um design compacto.
“Nossa inovação foi integrar a espectroscopia de refletância com LEDs, o que nos permitiu miniaturizar a tecnologia mantendo alta precisão”, explica Jinyoung Park, desenvolvedor da equipe de Saúde Digital da Samsung Electronics.
| 
 | 
Ao contrário dos lasers, que emitem um comprimento de onda estreito e específico, os LEDs emitem uma faixa mais ampla. Ao analisar quanta luz é absorvida pela pele em múltiplos comprimentos de onda por meio de fotodiodos4, o relógio estima os níveis de carotenoides com precisão impressionante. Algoritmos avançados que calibram continuamente em tempo real também garantem precisão e oferecem insights personalizados a cada usuário.
| 
 | 
Desafio nº 2: como garantir que a tecnologia seja acessível a todos
Criar um sensor de carotenoides do tamanho de uma moeda foi um grande marco, mas o próximo desafio era garantir que ele funcionasse com precisão e confiabilidade em diferentes tons de pele – tornando-o verdadeiramente acessível.
Para superar interferências, como a da melanina em tons de pele mais escuros, os engenheiros da Samsung optaram por usar a ponta do dedo para as medições, já que essa área possui menor quantidade de melanina em todos os grupos étnicos. Pequenos ajustes, como aplicar leve pressão durante a leitura, ajudam a reduzir temporariamente o fluxo sanguíneo e a interferência da hemoglobina, tornando os resultados mais precisos.
Extensos testes realizados no Samsung Medical Center5, com centenas de participantes, validaram o desempenho do sensor. Isso abriu caminho para um recurso que passou com fluidez do laboratório para o uso cotidiano, oferecendo uma solução inclusiva projetada para a vida real.
Como funciona
Os carotenoides são pigmentos naturais vermelhos, amarelos e verdes encontrados em frutas e vegetais. Como o corpo humano não os produz, seus níveis indicam claramente a ingestão de frutas e vegetais.
É aqui que entra o seu Índice de Antioxidantes, que reflete os níveis de carotenoides com base nas seguintes categorias:
- Muito baixo: menos de 50% da recomendação diária da OMS de 400 g por dia
- Baixo: entre 50% e 100%
- Otimizado: 100% ou mais
“Os carotenoides se acumulam e se metabolizam nos tecidos gradualmente, portanto, mudanças de curto prazo na ingestão de frutas e vegetais não aparecem imediatamente no índice”, explica a Dra. Joung. “Nossa pesquisa mostra que o aumento da ingestão de carotenoides leva a um crescimento significativo nos níveis de carotenoides na pele após cerca de 1 a 2 semanas, tornando o Índice uma ferramenta valiosa para monitorar hábitos alimentares consistentes e de longo prazo”.
Fatores como qualidade do sono, níveis de estresse e atividade física também influenciam o índice, tornando-o um indicador abrangente de saúde geral. Combinado a outros recursos do Galaxy Watch8 – como monitoramento de sono, acompanhamento de atividade e carga vascular -, o Índice de Antioxidantes oferece uma visão holística do bem-estar, promovendo decisões mais inteligentes para um envelhecimento saudável.
| 
 | 
Sua saúde, reimaginada
“Novos sensores vestíveis podem ajudar as pessoas a construir hábitos alimentares saudáveis ao acompanhar e incentivar o consumo diário adequado de frutas e vegetais”, afirma o professor Yoonho Choi, do Samsung Medical Center. “Com o tempo, essa prática simples pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e outras doenças relacionadas à idade, tornando-se uma forma muito eficaz de apoiar a saúde a longo prazo”.
Os antioxidantes são uma área emergente de pesquisa, mas os estudos têm sido limitados devido aos desafios de medição precisa. O Índice de Antioxidantes do Galaxy Watch8 vai além dos avanços atuais do setor e entrega uma inovação significativa.
A capacidade da Samsung de medir níveis de antioxidantes com precisão — reconhecida por especialistas como referência para futuras pesquisas — representa um avanço no monitoramento de saúde. Ao ajudar os usuários a identificar riscos precocemente e tomar medidas proativas, a Samsung abre caminho para uma abordagem mais inteligente e cuidadosa de bem-estar, redefinindo o papel dos wearables na saúde preventiva.
Para mais informações sobre a linha Galaxy Watch8, visite a Samsung Newsroom Brasil ou Samsung.com/br.
1 Para realizar a medição, o usuário deve posicionar o centro do dedo sobre o sensor na parte traseira do relógio e mantê-lo pressionado por 5 segundos. Embora o Índice de Antioxidantes possa ser medido em qualquer dedo, recomenda-se o polegar para obter resultados mais precisos. Medições repetidas devido à textura irregular da pele podem causar resultados imprecisos.
2 Destinado exclusivamente para fins genéricos de bem-estar e condicionamento físico. Não se destina ao uso na detecção, diagnóstico, tratamento, monitoramento ou gerenciamento de nenhuma enfermidade ou doença. As informações relacionadas à saúde acessadas por intermédio do dispositivo e/ou aplicativo não devem ser consideradas orientação médica. Os usuários devem buscar aconselhamento de um médico. Alguns recursos podem variar de acordo com o mercado, operadora e dispositivo pareado.
3 A Universidade Nacional de Seul é uma das principais instituições acadêmicas da Coreia do Sul.
4 Fotodiodos são dispositivos semicondutores que convertem luz em sinais elétricos.
5 O Samsung Medical Center, em Seul, Coreia do Sul, é uma das principais instituições médicas do país, reconhecida por seu atendimento centrado no paciente, tecnologias médicas avançadas e centros especializados, como o Centro Integrado de Câncer e o Centro de Terapia por Prótons.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida, além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em news.samsung.com/br.
Contato Imprensa – Samsung – samsungpr@cdn.com.br
Beatriz Kuroiwa — beatriz.kuroiwa@omc.com
Eduardo Bastos — eduardo.bastos@omc.com
Saulo Kurosaka — saulo.kurosaka@omc.com
Danilo Sanches — danilo.sanches@omc.com
Renan Lopes — renan.lopes@omc.com
Caio Carvalho — caio.carvalho@omc.com
Sabrina Oliveira — sabrina.oliveira@omc.com
Matheus Patrone — matheus.patrone@omc.com
Daiane Leide — daiane.leide@omc.com
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF) 
- 
																	   Social4 dias ago Social4 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF 
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília 
- 
																	   Politica4 dias ago Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida” 
 
								 
             
		 SAMIRAH
SAMIRAH
 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	


 
											 
											 
											 
											 
											


 
														 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											