Esporte
82% dos deslocamentos feitos por brasilienses com bikes compartilhadas seriam feitos com veículos motorizados

Dados da Tembici mostram que o meio de transporte poupou potencialmente a emissão de 44 toneladas de CO2 – resultado equivalente ao plantio de mais de 310 árvores
Maio de 2024 – De acordo com o Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities, Brasília foi considerada a foi eleita a mais sustentável do centro-oeste, e essa conquista é reflexo da mudança de hábitos dos brasilienses. A população e poder público local tem priorizado as demandas cruciais da mobilidade urbana e sustentabilidade e, como resultado, as bicicletas compartilhadas apresentam-se como uma solução popular e eficaz, oferecendo uma alternativa acessível e ecológica para a locomoção. Segundo pesquisa da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, 82% dos deslocamentos com bikes compartilhadas em Brasília, seriam potencialmente feitos com meios de transporte motorizados, se não fossem pedalados.
Por mês, a empresa de mobilidade estima que seis mil brasilienses utilizam as bicicletas compartilhadas e, como resultado, mais de 614 mil quilômetros foram percorridos no primeiro trimestre do ano. A distância equivale a um total de 21 voltas ao mundo, e não apenas reflete a popularidade das mais de 500 bicicletas compartilhadas disponíveis na cidade, mas também contribuiu para uma economia potencial de 44 toneladas na emissão de CO2 na atmosfera. Essa economia é equivalente a poupar o plantio de mais de 310 árvores, o que demonstra o impacto positivo e tangível dessa alternativa de mobilidade na redução da pegada de carbono da cidade.
Desde o seu lançamento, o sistema de bicicletas compartilhadas vem contribuindo com a cidade ao oferecer melhores condições de deslocamento das pessoas. Assim, Brasília segue para o caminho das smart cities com cerca de 70 estações localizadas em pontos estratégicos.
Sobre a Tembici – A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 275 milhões de deslocamentos com bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 47 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.

Esporte
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila

Crédito foto: Diogo Yoshio – OBL Produtora
Instituição reforça presença no esporte como território de marca e amplia conexão com narrativas de superação e coletividade
O Sicoob anunciou o patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila, referência internacional da canoagem e uma das principais representantes brasileiras em três edições dos Jogos Olímpicos (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024). O contrato prevê presença da marca nos equipamentos da atleta, ativações em plataformas digitais e produção de conteúdos proprietários. O calendário inclui competições nacionais e internacionais até 2026, como etapas da Copa do Mundo e o Pan-Americano, na preparação para os Jogos de Los Angeles 2028.
“O patrocínio à Ana Sátila reforça o movimento do Sicoob de consolidar o esporte como território de marca relevante. A trajetória dela traduz atributos como disciplina e superação, que dialogam diretamente com o cooperativismo e fortalecem a percepção do Sicoob como uma instituição próxima, inovadora e preparada para dialogar com diferentes perfis de brasileiros. Ao apoiar histórias que inspiram, ampliamos nossa presença cultural e reforçamos a construção de uma marca cada vez mais reconhecida e admirada”, afirma Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.
A união também foi celebrada pela atleta. “Eu estou animada demais em viver essa parceria com o Sicoob. Já caminhamos juntos há anos e agora seguimos ainda mais fortes. Esse apoio me dá energia extra pra remar mais forte pelos meus objetivos, sempre com confiança e propósito. No esporte e no cooperativismo, cada conquista é resultado de dedicação e união.”
Patrocínio como ativo de marca
O patrocínio à Ana Sátila integra o portfólio de iniciativas de endosso do Sicoob, que inclui também música e dramaturgia, e reforça o esporte como um dos territórios prioritários de posicionamento da instituição. A presença da atleta dá consistência a esse movimento ao associar a marca a narrativas de superação e protagonismo que dialogam com a essência do cooperativismo financeiro. Essa conexão amplia o equity de marca, fortalece a legitimidade cultural do Sicoob e consolida sua imagem como uma instituição cooperativa próxima, confiável e cada vez mais relevante na vida dos brasileiros.
Marca em movimento
Com mais de 9 milhões de cooperados e atuação nacional, o Sicoob tem intensificado seus investimentos em comunicação para ampliar a visibilidade e o conhecimento de marca em todo o país. A entrada em espaços culturais como o esporte funciona como vetor de expansão, aumentando o alcance da instituição e fortalecendo atributos de proximidade e confiança. Esse movimento contribui para consolidar o Sicoob no imaginário coletivo, ampliando sua presença competitiva e projetando a marca como um dos principais players do sistema financeiro brasileiro.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações para a imprensa:
Approach Comunicação | (11) 4210-7466
Fabíola Souza – fabiola.souza@approach.com.br|
Karina Dorlitz – karina.dorlitz@approach.com.br - Ramal 83 | (11) 97662-5502
Raphael Pozzi – raphael.pozzi@approach.com.br | (11) 99588-2436
-
Saúde7 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas7 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica4 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila