Politica
Evento conservador reúne Bolsonaro, Milei e políticos de direita neste fim de semana; veja a lista
Javier Milei e Jair Bolsonaro (Crédito: Reprodução/ Instagram/ @carmeloneto)
Entre os dias 6 e 7 de julho será realizado a quinta edição do CPAC Brasil, em Balneário Camboriú (SC). Trata-se de um congresso conservador, com palestras de políticos de direita e extrema direita.
Estão confirmados nomes como o do ex-presidente Jair Bolsonaro, do presidente argentino Javier Milei, entre outros políticos. Veja a lista abaixo:
-
- Ana Campagnolo, deputada estadual (PL-SC)
- Bruno Engler, deputado estadual (PL-MG) e pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte
- Caroline de Toni, deputada federal (PL-SC)
- Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PL-SP)
- Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú (PL-SC)
- Filipe Barros, deputado federal (PL-PR)
- Guilherme Derrite, secretário de segurança pública de São Paulo
- Gustavo Gayer, deputado federal (PL-GO)
- Júlia Zanatta, deputada federal (PL-SC)
- Lucas Bove, deputado estadual (PL-SP)
- Luiz Phellippe de Orléans e Bragança, deputado federal (PL-SP)
- Magno Malta, senador (PL-ES)
- Mário Frias, deputado federal (PL-SP)
- Nikolas Ferreira, deputado federal (PL-MG)
- Ricardo Salles, deputado federal (PL-SP)
- Zucco, deputado federal (PL-RS)
+ Entenda quais os crimes imputados a Bolsonaro no caso das joias, penas e os próximos passos
+ Milei viaja de novo para participar de encontro conservador em SC e esnoba Mercosul
CPAC
CPAC significa Conservative Political Action Conference, ou Conferência de Ação Política Conservadora, na tradução. Ele foi criado em 1973 por grupos conservadores americanos.
O objetivo CPAC é reunir “agentes públicos eleitos, lideranças conservadoras e milhares de ativistas para que aprofundem e ampliem o conhecimento enquanto capacitam conservadores com habilidades para se tornarem ativistas mais eficazes”.
O primeiro CPAC ocorrido no Brasil foi realizado em 2019, em São Paulo, originado da relação entre o deputado federal Eduardo Bolsonaro e Matt Schlapp, presidente da ACU, uma das entidades fundadoras.
De acordo com o site CPAC Brasil, os ingressos para não membros e que dão acesso aos dois dias do evento custam R$ 249,00. No entanto, as vagas presenciais estão esgotadas.
Politica
Cientista política analisa uso da pauta feminina nas eleições pela direita
Das 16 mulheres que tomam posse em fevereiro de 2027, sete são do Partido Liberal (PL) de Zucco; esquerda terá somente quatro cadeiras femininas.
Pelo terceiro pleito eleitoral seguido, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) bateu o recorde de ocupação feminina. Foram 16 as mulheres escolhidas pelo povo gaúcho para representá-las na casa do Poder Legislativo, superando as onze eleitas em 2022. Desta vez, no entanto, a representatividade feminina seguiu os rumos da eleição nacional e migrou ainda mais para a direita.
O Partido Liberal (PL) foi o mais beneficiado pelas urnas: reelegeu as suas duas deputadas, Kelly Moraes e Adriana Lara, e elegeu outras cinco candidatas: Adri Cherini, Comandante Nádia, Vanice de Matos, Daiane Mello e Ali Klemt.
Além disso, dentre as quatro candidatas mulheres mais votadas, três são do partido do governador eleito Luciano Zucco. Adri Cherini (PL) foi a deputada estadual mais votada não somente entre as mulheres, mas entre todos os 56 candidatos eleitos. Somente em outros três pleitos a corrida ao Palácio Farroupilha foi protagonizada por uma mulher: em 1966, com Teresinha Chaise (MDB); em 2010, com Silvana Covatti (PP); e em 2014 com Manuela d’Ávila (PCdoB). Já Comandante Nádia (PL) e Kelly Moraes (PL), conquistaram respectivamente os terceiro e quarto lugares entre as mulheres. Luciana Genro (PSOL), terceira colocada geral, foi a segunda mulher mais votada.
Apesar de ter acompanhado o crescimento da extrema direita a nível nacional, o resultado eleitoral no Rio Grande do Sul é ainda mais expressivo em relação às mulheres, aponta Teresa Sacchet, cientista política e professora da UFRGS. Enquanto somente 15,7% dos 121 deputados eleitos pelo PL à Câmara são mulheres, as deputadas estaduais do PL gaúcho somam 58% da bancada do partido. Dos doze concorrentes eleitos pelo partido à ALRS, sete são mulheres.
A dominância deste campo político também é favorecida pela retração do lado oposto. Se na atual legislatura são sete as deputadas estaduais de direita e cinco as de esquerda – Zilá Breitenbach (PSDB) assumiu como suplente após a perda do mandato do deputado Professor Bonatto (PSD), totalizando doze mulheres na ALRS em 2026 – a partir do ano que vem, serão doze de direita e somente quatro de esquerda.
Além de Luciana Genro (PSOL), representarão a esquerda as deputadas estaduais eleitas Natasha (PT), Karen Santos (PSOL) e Sofia Cavedon (PT). As cinco demais candidatas de direita são Delegada Nadine (PSD), Ronize Damassini (PP), Delegada Ana Tarouco (PSD), Nicole Weber Covatti (PP) e Bruna Molz (Podemos).
Sacchet observa que a eleição de deputadas mulheres à Assembleia Legislativa representa por si só um aspecto democratizante, já que o poder legislativo passa a ter uma composição mais próxima àquela verificada socialmente. “Algumas pesquisas demonstram que as políticas mulheres têm uma probabilidade maior de defender os interesses das suas iguais em comparação aos homens”, comenta a cientista política.
Por outro lado, esse fator nem sempre beneficia grupos minoritários da população, indica Sacchet. “A gente vê que tem mulheres que se opõem a algumas agendas que foram conquistadas às custas de muita luta do movimento feminista, de mulheres parlamentares. Quando isso acontece, a voz delas é mais facilmente ouvida, tem mais força. De alguma forma, acabam fazendo um desserviço para a causa”, diz.
Somadas, as candidatas de todos os partidos de esquerda reuniram quase 500 mil votos, o que corresponde a 1/3 de todos os votos em deputadas estaduais mulheres. Enquanto isso, somente as candidatas do PL concentraram praticamente a mesma quantidade, com uma desvantagem em menos de dois mil votos.
O maior contingente de votos em candidatas de direita revela uma cooptação do discurso político feminino para esse polo, indica Sacchet. “A pauta de aumento na representação de mulheres e de outros grupos sociais subalternizados é historicamente da esquerda, de movimento sociais” avalia a cientista política. “O fato de termos mais mulheres pelo PL me leva a pensar que os partidos de direita estão usando essa pauta estrategicamente para se elegerem”, completa.
Apesar do resultado histórico para as mulheres, a votação em candidatas do gênero feminino ainda é desproporcional no Rio Grande do Sul. Dos 6,1 milhões de votos válidos na eleição para deputado estadual pelo RS, cerca de 1,6 milhão foram em candidatas mulheres, o que corresponde a uma parcela de 26%. Considerando que as mulheres representavam 34% das candidaturas à Assembleia Legislativa – 179 das 528 totais –, é possível perceber uma preferência por candidatos homens por parte do eleitorado gaúcho.
FONTE:
sul21.com.br
Por Pedro Stahnke
-
Saúde2 dias agoDiagnóstico tardio de doenças ginecológicas afeta qualidade de vida e pode comprometer saúde das mulheres
-
Econômia2 dias agoMulheres já são maioria entre formados em cursos ligados ao agronegócio
-
Esporte4 dias agoEmpate com Argentina conclui período de testes na seleção feminina
-
Educação4 dias agoCandidato já pode conferir onde fará reaplicação da PND, no domingo



