Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diversas

Ateliê de férias no MAB Educativo

Publicado em

Jogos e oficinas artísticas deixam as férias dos brasilienses ainda mais divertidas. Atividades são gratuitas e acontecem no Museu de Arte de Brasília

Neste mês de dezembro, o programa MAB Educativo realiza o ateliê de férias no Museu de Arte de Brasília. O público poderá soltar a imaginação com as oficinas, além de realizar visitas mediadas pelas exposições. Neste final de semana, nos dias 7 e 8, o programa realizará o fim de semana dos jogos. As atividades são dedicadas aos apaixonados pelos jogos e por uma aprendizagem brincante. Serão apresentados ao publico vários jogos inéditos que foram criados ao longo do Curso de Mediação Cultural, promovido pela Mediato neste ano.

Na quinta-feira, as atividades são voltadas para técnicas artísticas que estão presentes na exposição “Museu Imaginário”. Já na sexta, atividades que conversam com o teatro e as artes da cena. No sábado, é a vez de criar colagens inspiradas na obra de Zé Antônio, um artista popular com uma técnica contemporânea. E no domingo, o público irá experimentar técnicas de escultura e produção de papel machê, um material superversátil e que recicla materiais que iriam para o lixo. Outro material a ser explorado é o arame, que pode trazer várias possibilidades criativas.

Advertisement

Vale lembrar que a programação é para toda a família. Para participar das oficinas não é necessário agendamento, basta consultar a programação e chegar. Sujeito à lotação. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Visitas bilíngues

Já pensou em visitar o Museu de Arte de Brasília com uma visita mediada bilíngue? O programa MAB Educativo oferece essa experiência todos os sábados, sempre às 14h, com sessões em inglês ao acervo do MAB, com duração de 1 hora. É uma excelente oportunidade para treinar outro idioma.

Advertisement

Programação:

Fim de semana dos Jogos (7 e 8 de dezembro)

Sábado

Advertisement

10h30 – Contação de Histórias

14h – Visita Mediada em inglês

15h às 17h – Jogos na exposição Museu Imaginário 

Advertisement

Domingo

10h30 – Contação de Histórias

15h às 17h – Jogos na exposição Museu Imaginário 

Advertisement

Programação (do dia 12 ao dia 22 de dezembro)

Quinta – Descobertas com cores e formas

10h30 – Oficina de Pintura Infantil (a partir de 4 anos) – 10 vagas

Advertisement

14h – Oficina de Stencil (a partir de 6 anos) – 12 vagas

16h30 – Oficina de Aquarela (a partir de 6 anos) – 12 vagas 

Sexta – Brincadeiras e jogos cênicos

Advertisement

10h30 – Oficina de Brincadeiras Populares (a partir de 4 anos) – 12 vagas

14h – Oficina de Jogos Teatrais (a partir de 6 anos) – 12 vagas

16h30 – Oficina de Escrita Criativa (a partir de 8 anos) – 12 vagas 

Advertisement

Sábado – Mergulho na exposição Museu Imaginário

Leia Também:  Tudo agora é racismo? Mitos e verdades sobre o tema no Dia Mundial Contra a Discriminação Racial

10h30 – Contação de Histórias (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas

14h- Visita mediada em inglês

Advertisement

15h – Visita mediada com jogos na exposição Museu Imaginário

16h30 – Oficina de Colagens Contemporâneas (a partir de 6 anos) – 12 vagas 

Domingo – Aventuras com Escultura

Advertisement

10h30 – Contação de Histórias (a partir de 3 anos)

14h – Oficina de Escultura em Papel Machê (a partir de 6 anos) – 10 vagas 15h – Visita Patrimonial com jogos

16h30 – Oficina de Escultura em Arame (a partir de 8 anos) – 12 vagas 

Advertisement

Conheça as oficinas: 

Oficina de Pintura Infantil (a partir de 4 anos)

Nesta oficina, as crianças serão convidadas a explorar o mundo das cores e formas. Após uma introdução às técnicas de pintura com guache, acontece uma etapa coletiva para unir ideias para criar uma grande obra de arte em grupo. Uma experiência que valoriza tanto a expressão individual quanto o trabalho em equipe, despertando a imaginação e o espírito colaborativo dos pequenos artistas.

Advertisement

Oficina de Stencil (a partir de 6 anos)

Para divertir e aprender a criar desenhos incríveis com a técnica do stencil, uma técnica de arte de rua que guarda muitas semelhanças com a gravura. A ideia é fazer uma imagem a partir de um molde vazado com a silhueta do desenho. As crianças poderão desenvolver suas próprias formas e padrões, descobrindo como construir imagens em camadas com muita criatividade.

Oficina de Aquarela (a partir de 6 anos)

Advertisement

As crianças vão mergulhar em um universo delicado e vibrante, cheio de cores e transparências. Irão aprender algumas técnicas básicas para dar vida às suas criações. Em etapas, as crianças terão a oportunidade de experimentar a tinta sobre o papel seco e sobre o papel molhado, explorando as infinitas possibilidades de mistura de cores, texturas e manchas.

Oficina de Brincadeiras Populares (a partir de 4 anos)

Convidamos todas as crianças para uma tarde repleta de brincadeiras populares que atravessaram gerações e continuam a encantar corações. Venha redescobrir a magia de atividades como amarelinha, jogar pião, elástico e muitas outras que fizeram parte da infância de tantas pessoas.

Advertisement

Oficina de Jogos Teatrais (a partir de 6 anos)

Gosta de teatro? Então vem improvisar com o MAB Educativo! Nessa oficina, as crianças conhecerão vários jogos teatrais de variados tipos. Como jogos de aquecimento, jogos de atenção, jogos de improviso, jogos de expressão corporal, etc. Os pequenos artistas terão a oportunidade de liberar sua imaginação, desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e descobrir o poder da improvisação.

Oficina de Escrita Criativa (a partir de 8 anos)

Advertisement

Você já pensou em escrever um poema? Um conto, ou até mesmo um roteiro para um filme? Vamos conhecer algumas técnicas de escrita criativa para destravar a imaginação e transformar ideias em palavras. Vem criar histórias cativantes, explorar personagens e dar vida a cenários incríveis.

Leia Também:  Nem mais, nem menos: saiba a quantidade ideal de fibra para colher os benefícios

Oficina de Colagens Contemporâneas (a partir de 6 anos)

Experimente técnicas de arte contemporânea na oficina inspirada na obra do artista Zé Antônio. As colagens de Zé Antônio são feitas a partir de uma técnica na qual ele mesmo produz os recortes que utiliza na colagem. A partir de materiais como papel kraft, tinta guache, tesouras e cola é possível produzir novas obras de arte contemporâneas inspiradas na técnica desenvolvida por Zé Antonio.

Advertisement

Oficina de Escultura em Papel Machê (a partir de 6 anos)

Nesta oficina, os participantes aprenderão desde o preparo do papel machê até a modelagem de esculturas simples. Com técnicas versáteis e materiais acessíveis, será possível explorar a criatividade ao reciclar o papel e transformá-lo em formas tridimensionais.

Oficina de Escultura em Arame (a partir de 8 anos)

Advertisement

Descubra como transformar o arame em esculturas. Nesta oficina, os participantes aprenderão técnicas básicas de modelagem para criar formas leves e expressivas. O arame pode ser a própria escultura, ele pode ser também um projeto ou esboço para uma obra de arte maior, ou mesmo ele pode ser a estrutura de uma escultura revestida de outros materiais. Venha descobrir as possibilidades dessa técnica com o MAB Educativo.

Sobre o MAB 

O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira. 

Advertisement

Sobre a Mediato 

Mediato é uma empresa comprometida em colaborar com a difusão da produção artística, com a valorização dos bens culturais e a formação de novos públicos para a arte.  Desde 2010 tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 80 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a Mediato também contribui com a economia criativa local, por meio do Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato quer cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) 

Advertisement

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/

Oficinas aos finais de semana: não é necessária inscrição

Advertisement

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

Informações: @mediato.art

Acesso: gratuito —

Advertisement

Baú Comunicação Integrada

Camila Maxi –  (61) 98334-4279

Michel Toronaga – (61) 98185-8595

Advertisement

Visite nosso site: www.baucomunicacao.com.br

COMENTE ABAIXO:

Diversas

Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena

Published

on

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte
Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação.
“O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas”, comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.
A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.
A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.
Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. “Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado”, conclui.
A venda do livro “Desmistificando o Autismo”, da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo.
Sobre Letícia Sena
Fonoaudióloga e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo, Letícia é analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento atípico, com formação pelo Instituto Par – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, é especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa e especialista em Terapia da Aceitação e do Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental e Contextual. Letícia, é certificada nos métodos Prompt, PECS, PODD, CoreWords e contribui com publicações, inclusive internacionais, sobre autismo e empreendedorismo feminino.
Letícia é fundadora da Clínica Instituto Índigo e realiza a gestão, supervisões e orientações parentais, incluindo o acompanhamento de casos e clínicas em diferentes estados do Brasil e fora do Brasil.
Instagram: @fga_leticiasena
LinkedIn: Letícia Sena
Sobre o Instituto Índigo
Clínica multidisciplinar referência no atendimento a crianças e adolescentes autistas, síndromes genéticas raras, transtornos de aprendizagem, da fala, alimentação e atrasos no desenvolvimento. Atua com fonoaudiologia, psicologia, terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, neuropsicologia e educação física. Os tratamentos são personalizados, com supervisão estruturada, registros diários, orientação parental e treinamento escolar, com atendimento presencial em consultório, em domicílio e consultorias a distância. Conta com a UniÍndigo, universidade voltada à formação de terapeutas na área e professores da rede regular de ensino e investe em inovação, como o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial próprio.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Atendimento Itinerante da Neoenergia participa de evento para mulheres e marca presença em mais 16 Regiões Administrativas
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA