Politica
Aluguel Social abre inscrições em mais sete municípios com 390 vagas
 
																								
												
												
											Novas vagas são destinadas a Buriti de Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Goiatuba, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Brasil e Três Ranchos
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), abriu inscrições para o Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em mais sete municípios. Ao todo, são ofertadas 390 novas vagas para famílias com dificuldades para arcar com despesas de aluguel.
Os municípios contemplados e o número de vagas disponíveis são: Buriti de Goiás (40 vagas), Cachoeira Alta (50), Cachoeira de Goiás (25), Goiatuba (150), Nova Iguaçu de Goiás (25), Novo Brasil (50) e Três Ranchos (50). O prazo para inscrições vai até o dia 30 de maio. Além dessas cidades, seguem abertas as inscrições em outros 22 municípios, incluindo Aparecida de Goiânia e Goiânia.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, reforça que o programa foi criado com o objetivo de apoiar famílias em situação de fragilidade econômica. “A despesa com aluguel consome grande parte da renda familiar. Com esse auxílio, as famílias conseguem direcionar recursos para outras necessidades essenciais”, afirma.
 
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destaca que o benefício de R$ 350 mensais, concedido por até 18 meses, representa uma importante oportunidade de alívio financeiro. Segundo ele, as inscrições podem ser feitas por meio do aplicativo Aluguel Social ou pelo site da Agehab (www.goias.gov.br/agehab). “Para quem não tem acesso à internet, o atendimento pode ser feito nas unidades do Vapt Vupt ou em pontos de apoio nos municípios”, orienta.
Dentre os critérios para participar do programa estão: estar inscrito e com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, residir no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel próprio. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos requisitos adicionais, como: estar em situação de superendividamento, residir em moradia improvisada, ter gastos excessivos com aluguel, ser idoso, pessoa com deficiência, ou fazer parte de família monoparental (composta apenas por pai ou mãe, por exemplo), entre outros.
O secretário de Infraestrutura, Adib Elias, lembra que o programa foi criado em 2021 para atender famílias atingidas pela escassez habitacional. “O Aluguel Social já beneficiou mais de 73 mil famílias em Goiás. Com essa nova etapa, ampliamos ainda mais o alcance do programa e reafirmamos nosso compromisso com quem mais precisa”, conclui.
Fotos: Octacílio Queiroz / Edgard Soares
Legenda: Inscrições vão até 30 de maio para o Aluguel Social em mais sete municípios goianos
Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
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