Politica
Governo de Goiás firma parceria inédita com municípios para transformação digital dos serviços públicos
Bela Vista de Goiás é a primeira cidade do estado a implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de iniciativa estratégica que visa modernizar a gestão pública, acelerar processos e fortalecer a transparência
O Governo de Goiás iniciou nesta terça-feira (10/06) os trabalhos de transformação digital dos municípios goianos, com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Prefeitura de Bela Vista de Goiás. A cidade da região metropolitana de Goiânia foi a primeira a aderir ao projeto Prefeitura Sem Papel, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com as secretarias de Administração (Sead) e de Governo (SGG), e que visa modernizar os processos e trâmites administrativos nas cidades do estado.
O objetivo do projeto, que é apenas uma das iniciativas do programa e-Goiás – Transformação Digital dos Municípios, é promover uma gestão mais eficiente, econômica, sustentável e acessível por meio da tecnologia em todas as 246 cidades do estado. “Goiás já é o estado com maior número de serviços públicos digitais do país e, agora, damos um passo maior ao oferecer serviços digitais para o cidadão também nas cidades. Pode ser na saúde, com um prontuário digital; na educação, com a matrícula digital. Vamos mostrar que o governo pode inovar e que podemos gerar bons resultados, mudando a vida das pessoas”, pontuou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
O secretário de Estado de Administração, Alan Farias Tavares, reforçou o impacto positivo na rotina dos servidores municipais. “A prefeitura vai ganhar muito em eficiência, e eficiência é economia de recursos. Se a gente economiza recursos em processos, automaticamente sobrará mais para investir em Educação, Saúde e demais áreas em prol da população.” A Jornada de Implantação do SEI nos municípios é composta por dez passos que vão desde a adesão ao programa até a oferta de suporte técnico para implantação de soluções digitais nas prefeituras.
Técnicos da Secti e Sead realizam oficinas práticas com os servidores da prefeitura, abordando aspectos documentais, processuais e de infraestrutura, contando com a orientação necessária para uma implementação eficaz e segura do programa. “Estamos muito orgulhosos de estar participando desse projeto, sendo pioneiros na implementação do Prefeitura Sem Papel, porque ele vai muito além da utilização ou não do papel em si. Ele representa a implantação de um serviço de qualidade e com mais transparência. Tenho certeza de que todos vão ganhar com isso — a gestão, os colaboradores e, principalmente, os cidadãos”, comemorou o vice-prefeito de Bela Vista de Goiás, Sérgio Rodrigues.
Programa
A iniciativa faz parte do esforço do Governo de Goiás de alcançar cinco municípios-piloto até o fim de 2025, beneficiando mais de 7.600 servidores públicos municipais e contribuindo para a transformação digital e a melhoria contínua na gestão pública de todas as cidades goianas. “Este programa é uma iniciativa inovadora voltada para a transformação digital do estado e uma iniciativa, acima de tudo, transformadora para a vida dos cidadãos de Goiás. Tenho certeza que será um marco aqui em Bela Vista de Goiás”, elogiou o diretor de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Pedro Moreira.
Fotos: Secti
Legenda: Evento nesta terça-feira (10/6) marcou início dos trabalhos do projeto Prefeitura Sem Papel em Bela Vista de Goiás: iniciativa proporciona modernização de processos
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
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