Esporte

Inscrições abertas para modalidades coletivas dos Jogos Escolares do DF

Publicado em

Os estudantes atletas poderão competir nos seguintes esportes coletivos: voleibol, basquetebol, futsal e handebol | Foto: Vladmir Luz/SEE

As unidades de ensino têm até o dia 24 deste mês para registrar as equipes

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Advertisement
Os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) estão com inscrições abertas até o dia 24. Nesse período, poderão ser feitas inscrições apenas para as modalidades de esportes coletivos. As modalidades individuais terão um calendário específico a ser anunciado a partir de maio. Neste ano, a 63ª edição dos Jogos Escolares volta a ter competições presenciais.

As inscrições podem ser feitas neste link.

As escolas que enviarem o termo de adesão para a etapa regional (modalidades coletivas) estarão isentas de repetir esse procedimento na etapa distrital, tanto para modalidades coletivas quanto para individuais. Podem participar escolas e estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada.

Advertisement

A etapa regional é a fase inicial, disputada pelas escolas públicas e particulares que pertencem a cada uma das 14 coordenações regionais de ensino. Os primeiros colocados em cada categoria e modalidade avançam para as competições distritais. Os vencedores dessa etapa serão os representantes nas disputas nacionais.

Leia Também:  Curso de Mecânica para Mulheres está com inscrições abertas

Os jogos serão disputados em duas categorias: estudantes atletas na faixa etária de 12 a 14 anos e alunos atletas na faixa etária de 15 a 17 anos. As modalidades de ginástica artística e ginástica rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididas nas faixas de 11 e 12 anos e de 13 a 15 .

As competições da etapa regional, modalidades coletivas, categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos serão realizadas entre 10 de abril e 2 de junho. Já a fase distrital, modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, ocorrerão entre 7 de agosto e 15 de setembro. E a categoria de 12 a 14 anos, também da etapa distrital, será realizada de maio a setembro.

Advertisement

Confira, abaixo, os esportes pelos quais os estudantes atletas podem competir.

Coletivos

→ Basquetebol
→ Futsal
→ Handebol
→ Voleibol

Advertisement

Individuais

→ Atletismo
→ Atletismo adaptado
→ Badminton
→ Ciclismo
→ Ginástica rítmica
→ Ginástica artística
→ Judô
→ Karatê
→ Luta olímpica/ Wrestling
→ Taekwondo
→ Natação
→ Tênis de mesa
→ Voleibol de praia
→ Xadrez

Leia Também:  Secretaria de Educação inicia entrega de materiais escolares nas unidades que atendem a Educação Infantil

Documentação necessária

Advertisement

Além de estarem matriculados e frequentando as unidades escolares regularmente o ano letivo, os estudantes devem apresentar alguns documentos no ato da inscrição. Integrantes técnicos das equipes também precisam apresentar documentação.

→ Etapa Regional: documento com foto e data de nascimento (carteira de estudante, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou passaporte), expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada.

→ Etapa Distrital: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou passaporte, expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada. Não será aceita carteira de estudante.

Advertisement

Os Jogos Escolares do DF são realizados anualmente pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e fazem parte do calendário oficial de eventos por meio da Lei nº 6.069.

*Com informações da Secretaria de Educação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esporte

De olho nas Olimpíadas de 2028, Mirelle Leite disputa Maratona Brasília

Published

on

Mirelle disputará a Maratona no percurso de 5km. – (crédito: Neoenergia Brasília/Divulgação)

Focada em se tornar a primeira indígena a representar o Brasil nos Jogos, a pernambucana Mirelle Leite disputará a corrida de 5km como parte do processo rumo a Los Angeles-2028

Ela tem um sonho, e um dos atalhos para realizá-lo passa pela prova de 5km da Maratona Brasília 2025, apoiada pelo Correio, no próximo dia 21, segunda-feira, na celebração do aniversário da capital. Aos 23 anos, Mirelle Leite Silva deseja utilizar as avenidas largas do percurso como parte do processo para se tornar a primeira atleta indígena a disputar os Jogos Olímpicos. Ela quase obteve o índice para integrar o Time Brasil no atletismo e competir nos 3.000m com barreira em Paris-2024. O projeto está renovado no ciclo rumo a Los Angeles-2028.

“Vou me dedicar ao máximo para estar lá. Isso vai representar um importante marco para ampliar a inclusão social dos povos originários no Brasil”, vislumbra Mirelle, em entrevista ao Correio.

Natural da reserva indígena Xucuru, no pé da Serra do Jucá, às margens do rio Ipanema, no distrito de Cimbres, município de Pesqueira, em Pernambuco, Mirelle é tricampeã sul-americana nos 3.000m com obstáculos. Em 2024, 33 segundos e 29 milésimos separaram a corredora da vaga para os Jogos de Paris-2024. O melhor tempo dela foi 9min56s29. O índice técnico estabelecido era 9min23s.

Advertisement

Há muita história e amor envolvidos no sonho olímpico. Quando Mirella tinha seis meses de idade, os pais e oito filhos foram expulsos da aldeia, após um conflito indígena. Faltava dinheiro para sustentar a família. O assassinato do pai agravou as finanças. Em busca de renda, Mirella passou a ajudar a mãe, Maria José da Silva, em faxinas, até ser apresentada às corridas de rua.

Leia Também:  Concurso da Petrobras encerra inscrições nesta quarta-feira

Embaixadora da Neoenergia, apoiadora da Maratona Brasília 2025, terceiro sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) e mãe apaixonada pelo filho de 7 anos, Mirelle corre pelo time do maior grupo privado do setor elétrico do país. No desafio de 5km, ela simulará o Sul-Americano de Mar del Plata, de 25 a 27 de abril.

Mirelle competirá em Brasília, turbinada por um período de treinos de alto nível na cidade de Paipa, na Colômbia. O intercâmbio durou 35 dias. A preparação especial na altitude de 2.500m serviu para aprimorar o rendimento e estabelecer novas marcas expressivas nas competições de 3.000m com obstáculos, 3.000m livre e 1.500m livre. A altitude em Brasília é menor (1.172m). Logo, o fôlego será maior. Sinal de que ela tem tudo para voar baixo na prova dos 5km pelos cartões postais da capital do país.

Advertisement

O DF dá sorte a Mirelle. Ela ostenta duas conquistas no nosso quadrado, ambas em provas de 5km. “Brasília é sempre um lugar especial para mim. Estive aqui no ano passado, em duas oportunidades, e ganhei as duas provas que corri”, conta. “Sei a tradição da Maratona Brasília e espero repetir os meus resultados. Estou muito animada para essa prova”.

Leia Também:  Inscrições abertas para o Festival de Esportes de Praia

Em 2024, Mirelle disputou a Pink For Life e o SBT Sport Sunset. A pernambucana competiu nos 5km e concluiu ambas em primeiro, com os tempos de 15min2s e 19min30s, respectivamente.

* Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA