Moda
Conheça o kitsch, estilo de moda exagerado, artístico e sentimentalista

(crédito: Reprodução Instagram/@maluborgesm)
Diferente de todas as tendências já apontadas para este ano, o kitsch, antes visto de forma pejorativa pela sociedade, vem sendo trabalhado por grandes marcas e adotado por celebridades do mundo da moda
E no vai e vem do ioiô das tendências, repentinamente, estilos opostos dividem palco e performam juntos para ditar o que está em alta no momento. Em paralelo ao minimalismo do quiet luxury, o kitsch, estilo sentimentalista, artístico e exagerado, totalmente oposto ao discreto, brilha, literalmente, em 2023 e, para além dos quadros de decoração, revela-se nas roupas e nos acessórios.
O termo kitsch tem origem alemã e nomeia a estética multicolorida, superestampada e completamente maximalista. A trend foi vista por muito tempo na moda e na decoração, como uma forma brega de expressão, mas, atualmente, tem sido utilizada para ilustrar os diferentes gostos e formas de se vestir — nem tudo precisa ser padronizado.
A fashion designer Maria Letícia Amorim esclarece que o estilo é uma grande mescla carregada de elementos. “É uma estética inicialmente de caráter pejorativo na sociedade, mas, hoje, ressignificado, que mixa várias fontes estéticas, cores, formas e em um contexto atual, com mais força, fura a bolha de estar inserido unicamente em fontes visuais, como ambiente e obras artísticas, e pode ser elementar também na vestimenta.”
Uma forma de expressão
Cada indivíduo carrega em si a particularidade de ser o que se é. Entre as diversas formas de manifestar a própria personalidade, as roupas podem ser uma poderosa ferramenta. Como o vestido vermelho da Mônica, personagem criado por Maurício de Sousa, a representaria se todos os personagens se vestissem da mesma maneira? O kitsch é exatamente isso, uma forma de fugir do padrão e, abusando das estampas e das cores vibrantes, escolher as peças de acordo com o gosto pessoal, sem se preocupar com combinações.

O modelo Gustavo Fellipe enxerga beleza na estética e defende a hipérbole do estilo. “Vejo o kitsch como uma forma de se expressar, sim, porque, às vezes, usamos nossas roupas para mostrar um pouco do nosso estado em determinado momento, mas entendo quem não goste tanto porque, de fato, pode parecer muita informação. Mas não é assim que nos sentimos às vezes? O kitsch está muito ligado ao sentimentalismo, e eu acredito que o exagero também tem sua beleza”, reflete.
A estilista Lara Fernandes esclarece que a razão para duas tendências tão contrárias estarem em alta ao mesmo tempo tem a ver com os gostos pessoais de cada um — a escolha por aderir a cada tendência é extremamente pessoal.
“O mundo sempre teve muitas nuances no que tange aos estilos e às tendências que vigoram de tempos em tempos, mas entendo que hoje existe uma liberdade muito maior relacionada à identificação pessoal, e isso já é suficiente para possibilitar não uma ou duas, mas várias fontes estéticas ou tendências ao mesmo tempo”, comenta Maria Letícia sobre o quiet luxury e o kitsch como trends simultâneas.
Para a especialista, a sociedade se inclina mais ao fator minimalista e, por isso, adere mais facilmente ao jeito discreto de se vestir, porém entende que existe uma emancipação, principalmente relacionada aos jovens, quando se fala em elementos estéticos.

A composição
Para quem quer surfar na onda do exagero, as especialistas recomendam peças brilhantes e coloridas. A identidade Kitsch traz tons vivos e vibrantes, diversificados tipos de tecidos, texturas, estampas e padronagens.
Não há como passar uma fórmula exata de como aderir à estética, afinal, o kitsch aborda exatamente o sentimentalismo e o melodrama individual, jogar-se sem dar atenção às opiniões alheias é o segredo. A estilista Lara Fernandes relembra que a tendência é, antes de tudo, uma forma de se expressar, através dos elementos exagerados, focada no sentimental.
“Acredito que o primeiro passo é não ter medo de unir elementos, e entender que adições sempre são bem-vindas por representarem boas possibilidades. Vejo o aspecto das cores e das formas como uma das grandes portas de iniciação ao estilo kitsch, e, por fim, uma fonte estética riquíssima, que pode ser a musa inspiradora ao meu ver, é um grande recorte dos anos 1970 unido a tudo o que se tem direito no pré e no pós, tudo sem medo de compor”, reafirma Maria Letícia.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
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Moda
Catarinense Sofia Schaadt conquista o Brasil e desponta no mercado de luxo

A jovem de apenas 13 anos é uma estrela em ascensão que conquistou as redes sociais e marcas consagradas do mundo fashion |
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Créditos: Sofia Schaadt / Acervo pessoal |
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Sofia Schaadt tem que se desdobrar entre as tarefas comuns de uma adolescente e os compromissos de trabalho. A carreira precoce da celebridade digital começou depois dela postar vídeos que viralizaram no Tiktok e no Instagram, onde acumula mais de 2,7 MM de seguidores nas duas plataformas. A fama repentina fez de Sofia uma das queridinhas do mercado de luxo nas redes sociais. Entre as marcas de prestígio que apostam no talento da jovem influenciadora estão Gyvenchi, Cremy e Drunk Elephant, entre outras que promovem campanhas com a imagem da jovem, como foi o caso do evento que lançou a primeira máscara liquida lamelar para cabelo, da marca Haskell, em São Paulo. Sofia tem sido convidada com frequência para eventos de norte a sul do Brasil e ainda está se acostumando com o assédio das fãs. “muitas vezes eu me surpreendo com as meninas e até adultos que se aproximam pedindo para tirar fotos, fazer uma selfie, seja onde quer que eu esteja “, revela. Natural de Balneário Camboriú, Sofia compartilha nas redes sociais dicas de maquiagem, moda e calçados, conectando seu público também. Pela beleza e carisma. A naturalidade com que se comunica com os seus seguidores, 90% do público feminino que vai desde crianças a mulheres adultas, impressiona aqueles que veem os seus vídeos. Filha dos empresários Fabio e Amanda Schaadt, naturais de Brusque. “A Sofia sempre demonstrou uma natureza empreendedora e se dedica a tudo que faz. Acho que isso contribuiu muito para que as marcas procurem por ela não só para publis, mas para participação em eventos e como modelo dos seus produtos”, afirma Amanda, que está sempre ao lado da filha. A jovem estrela é um orgulho para os catarinenses e promete brilhar cada vez mais no mercado de luxo. “Eu estou muito feliz com tudo que está acontecendo, com o carinho das pessoas e o interesse das marcas. Tudo tem sido tão especial e tão rápido que eu só tenho que agradecer por tudo isso”, finaliza. Redes sociais: Instagram: Link: https://www.instagram.com/ TikTok: Link: https://www.tiktok.com/@sofia. Site: Link: https://sofiaschaadt.com.br/ Canal no YouTube: Link: https://www.youtube.com/@ Baixe a foto clicando no link logo abaixo. |
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