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Politica

Hospital de Base capacita profissionais de enfermagem para o manejo humanizado de pacientes psiquiátricos

Publicado em

Objetivo foi aprimorar cuidados prestados e garantir segurança do paciente
texto por Bruno Laganá
fotos por Alberto Ruy/IgesDF
Entre os dias 04 e 08 de novembro de 2024, o Núcleo de Educação Permanente (NUDEP), em parceria com o Serviço de Psiquiatria do Hospital de Base, promoveu um curso voltado para o manejo do paciente psiquiátrico. O objetivo foi capacitar as equipes de enfermagem a lidar de forma mais técnica e humanizada com crises psiquiátricas. O treinamento teve uma boa adesão por parte dos profissionais de diversos setores do Hospital de Base.
De acordo com Edinan Oliveira Neto, Chefe de Serviço de Assistência e um dos palestrantes do curso, o foco foi capacitar os profissionais para realizar intervenções eficazes, com ênfase na contenção terapêutica. “A formação visou aprimorar os cuidados prestados, garantindo que, mesmo em situações de crise, a assistência seja segura e respeite as necessidades emocionais e físicas dos pacientes”, explicou.
O curso possui etapas teóricas e práticas incluindo situações que não envolvem apenas pacientes psiquiátricos. “A contenção não deve ser punitiva. Por vezes, é necessário realizar esse tipo de procedimento em pacientes com risco de queda ou com comportamentos agitados”, destaca Brenner Saboia, enfermeiro do NUDEP, um dos responsáveis pelo curso.
Saboia ressalta que a abordagem humanizada no manejo de pacientes em crise psiquiátrica busca entender a causa do comportamento agressivo, priorizando sempre a comunicação verbal antes de recorrer à contenção física. “É fundamental tentar entender o que está causando o desconforto, pois a contenção é um procedimento que pode ser traumático”, explicou.
A Gerência de Enfermagem e o Núcleo de Enfermagem do Ambulatório, da Internação e do Pronto Socorro, juntamente com a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), coordenaram a capacitação, que foi oferecida em diferentes horários para atender aos diversos turnos de trabalho da equipe do Hospital de Base. A adesão foi expressiva, com mais de 400 inscritos, abrangendo não apenas profissionais da área de psiquiatria, mas também enfermeiros e técnicos de enfermagem de outros setores, como neurocirurgia e pronto-socorro.
Capacitação contínua e humanização
A necessidade de capacitar a equipe surgiu de situações vivenciadas no dia-a-dia, onde os profissionais enfrentam desafios no manejo de pacientes psiquiátricos em crise. “O treinamento é fundamental para garantir que todos os colaboradores tenham o preparo necessário para lidar com essas situações de maneira segura e eficaz”, afirmou Welton Santana Chaves, Chefe de Núcleo da Emergência, do Ambulatório e da Internação.
O treinamento não se limita apenas ao cuidado com pacientes psiquiátricos. “A contenção terapêutica pode ser aplicada a qualquer paciente que apresente risco, como aqueles em recuperação de cirurgias ou com dificuldades de mobilidade. O objetivo é sempre manter a segurança do paciente e da equipe, sem comprometer a dignidade do indivíduo”, completou Brenner Saboia.
A capacitação também incluiu a importância de uma abordagem em equipe para garantir que todos os profissionais envolvidos estejam alinhados em relação às intervenções. “A técnica de contenção deve ser aplicada de forma consciente, respeitando o momento e as necessidades de cada paciente”, ressaltou Brenner Saboia. Ele acrescentou que é necessário, em alguns casos, até mudar o ambiente do paciente para minimizar os fatores que contribuem para o comportamento agressivo, como a presença de estímulos externos, como música alta.
Diante da boa adesão dos colaboradores do Hospital de Base ao curso, a expectativa é que o treinamento se torne uma iniciativa anual, com o objetivo de aprimorar continuamente as técnicas e os procedimentos oferecidos aos pacientes. A capacitação também tem como meta expandir os benefícios da formação a outras unidades geridas pelo IgesDF.
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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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