Politica
Caiado e Gracinha abrem temporada de 53 dias do Natal do Bem
 
																								
												
												
											Centenas de visitantes acompanharam o acendimento das 2,7 milhões de luzes do maior evento natalino gratuito do Brasil, que tem expectativa de receber 1,5 milhão de visitantes
O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, abriram o Natal do Bem 2024, nesta quinta-feira (14/11), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A festividade é a maior do país com entrada gratuita e segue até o dia 5 de janeiro de 2025, com expectativa de receber cerca de 1,5 milhão de visitantes.
 
“Goiás está mostrando para o Brasil que estamos fazendo o Natal mais lindo e gratuito para todas as pessoas”, enalteceu o governador. “Me emocionei ao ver essa decoração que enche os olhos dos visitantes. Todas as crianças do estado vão poder viver a magia do Natal aqui no Oscar Niemeyer”, disse a primeira-dama. A abertura contou com desfile do Papai Noel e acendimento oficial das mais de 2,7 milhões de luzes instaladas no local. O espaço recebeu centenas de visitantes para celebrar o início da edição 2024.
O governador ressaltou que, apesar da festa estar montada em Goiânia, é para todos os goianos e também para os visitantes de outros estados. “O Natal tem uma mensagem diferente, uma energia própria, um sentimento de congraçamento, de confraternização e as crianças, quando chegam aqui, ficam deslumbradas”, descreveu. “É muito gratificante ver Goiás ser referência em todas as áreas e ter essa sensibilidade de chegar às crianças e às famílias com essa festa linda”, acrescentou.
No comando da organização do evento, promovido pelo Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado destacou que o trabalho teve como objetivo entregar uma festa de excelência e acessível a todos, com uma programação de alto nível. “Tudo isso foi preparado com muito carinho, em cada detalhe, para receber vocês, a população de Goiás”, frisou Gracinha Caiado. A primeira-dama agradeceu o empenho dos parceiros do Natal do Bem e destacou o crescimento do evento. “O Goiás Social tem trabalhado em todos os ângulos para atender as pessoas em vulnerabilidade e não é diferente no Natal”, destacou.
 
Para manter o clima festivo do Natal, o espaço com 30 mil metros quadrados tem ilhas de brinquedos, gastronomia e neve artificial, além de presépio, carrossel, trenzinho e uma roda-gigante inédita. “Esse ano estamos com várias novidades. Vamos ter apresentações artísticas com talentos locais. Tem atração para todos os gostos para que a população possa aproveitar”, complementou a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado.
“Está perfeito. Eu vim de uma cidade onde não tem essa estrutura. É uma coisa mágica”, enalteceu Rosemeire Lopes, que trouxe toda a família de Rondônia especialmente para o evento. A programação inaugural contou com apresentação do Coral Infantil do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, formado por crianças com idades entre 8 e 13 anos. Ao longo desta edição, no Palácio da Música, no Coreto e na Vila do Papai Noel, serão mais de 300 apresentações culturais gratuitas, com mais de 90% dos artistas residentes em Goiás.
Estrutura
O horário do funcionamento é de terça-feira a domingo, das 18h às 23h, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, em que o espaço funcionará das 17h às 21h. A estrutura dispõe ainda de 12 mil vagas rotativas gratuitas, divididas em seis espaços para estacionamento com acessos pela GO-020 e BR-153. Para os visitantes que usam transporte coletivo, são duas linhas regulares da RMTC, com embarque e desembarque no Centro Cultural Oscar Niemeyer, sendo a 990, que parte do Terminal Praça da Bíblia, e a 991, que sai do Terminal Isidória. Há também duas linhas exclusivas e gratuitas fazendo os trajetos a partir da Praça Cívica e do Flamboyant Shopping.
 
Entrega de brinquedos
Tradicionalmente, o Natal do Bem é dividido no evento natalino no Centro Cultural Oscar Niemeyer e na distribuição de 525 mil brinquedos nos 246 municípios goianos, como bolas de futebol e vôlei, carrinhos, bonecas e kits de panelinhas. Em Goiânia a entrega dos brinquedos será no dia 15 de dezembro, às 8 horas, no Ginásio Goiânia Arena. As crianças também poderão participar de sorteios de bicicletas e receberão lanche, além da presença do Papai Noel e personagens encantados.
 
  
  
  
Fotos: Secom
Legenda 1: Ronaldo e Gracinha Caiado abrem o Natal do Bem 2024, no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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