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Estudo de consultoria internacional aponta que Brasil tem o terceiro 5G mais rápido do mundo

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Foto: Marcelo Casal (Agência Brasil)

País lidera entre nações de grande extensão territorial, com infraestrutura avançada e 5G puro

Duas escolas públicas de Canoas, no Rio Grande do Sul, que tiveram seus laboratórios de informática submersos após as enchentes de 2024 já se preparam para a reativação dos espaços com novas máquinas doadas pelo Ministério das Comunicações.
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental David Canabarro, com 512 alunos, e Professora Odette Yolanda, com 559, receberam dez computadores recondicionados cada uma, do Núcleo Belém Novo, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Rio Grande do Sul.
“Nós perdemos todos os computadores. Eles eram usados em pesquisas, como complemento das aulas com os professores e para algumas avaliações. Perdemos tudo. Agora, graças a Deus, estamos recebendo essa doação com muita felicidade”, celebrou a diretora da Escola Odette Yolanda, Fernanda Camero.
A diretora da Escola David Canabarro, Fernanda Jardim, relembra a tristeza de ver a escola perder todo o andar de baixo, incluindo salas, materiais e documentos. Segundo ela, a inclusão digital é fundamental nesse momento.
“Tivemos que reconstruir praticamente do zero. Os computadores também vão ajudar bastante a escola nessa reconstrução, após a enchente que enfrentamos. Foram muitas perdas, então esses computadores serão um grande apoio para a escola.”
O Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério das Comunicações também foi afetado e perdeu 275 máquinas, mas, com a força de vontade de alunos e voluntários, o projeto retomou os trabalhos e se prepara para novas doações a áreas que precisam de inclusão digital.
“Nós temos a missão de não deixar lacunas digitais. Seguiremos com o propósito de doar para escolas públicas, áreas afetadas e projetos que apoiam ações de inclusão social e digital. Temos a certeza de que o Rio Grande do Sul vai se reerguer por completo após essa catástrofe”, concluiu Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

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Computadores para a Inclusão

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O programa dá “vida nova” a computadores descartados por órgãos públicos de todo o país.

As máquinas são levadas para os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) espalhados pelo Brasil. Nesses espaços, alunos de várias idades aprendem informática e manutenção de computadores na prática.
A manutenção dos equipamentos é feita pelos próprios alunos e, depois de prontos, eles são doados para a criação de laboratórios de informática em escolas públicas, associações diversas, aldeias indígenas e territórios quilombolas e rurais.
Ao todo, já foram doados quase 60 mil computadores para mais de 1,1 mil cidades. No total, foram ofertados mais de 230 cursos, formando mais de 51 mil pessoas de todas as idades.

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Ascom MCom
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Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena

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A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte
Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação.
“O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas”, comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.
A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.
A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.
Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. “Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado”, conclui.
A venda do livro “Desmistificando o Autismo”, da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo.
Sobre Letícia Sena
Fonoaudióloga e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo, Letícia é analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento atípico, com formação pelo Instituto Par – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, é especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa e especialista em Terapia da Aceitação e do Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental e Contextual. Letícia, é certificada nos métodos Prompt, PECS, PODD, CoreWords e contribui com publicações, inclusive internacionais, sobre autismo e empreendedorismo feminino.
Letícia é fundadora da Clínica Instituto Índigo e realiza a gestão, supervisões e orientações parentais, incluindo o acompanhamento de casos e clínicas em diferentes estados do Brasil e fora do Brasil.
Instagram: @fga_leticiasena
LinkedIn: Letícia Sena
Sobre o Instituto Índigo
Clínica multidisciplinar referência no atendimento a crianças e adolescentes autistas, síndromes genéticas raras, transtornos de aprendizagem, da fala, alimentação e atrasos no desenvolvimento. Atua com fonoaudiologia, psicologia, terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, neuropsicologia e educação física. Os tratamentos são personalizados, com supervisão estruturada, registros diários, orientação parental e treinamento escolar, com atendimento presencial em consultório, em domicílio e consultorias a distância. Conta com a UniÍndigo, universidade voltada à formação de terapeutas na área e professores da rede regular de ensino e investe em inovação, como o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial próprio.
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