Politica
Celina Leão visita área atingida pelas chuvas em Planaltina
GDF mobiliza equipes para oferecer suporte às famílias afetadas pelas enchentes no condomínio Sarandi. Moradores afirmam ser o maior alagamento já registrado na região
Vice-governadora do DF visita áreas atingidas pelas fortes chuvas em Planaltina – (crédito: Reprodução/Administração de Planaltina)
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, esteve, na manhã desta quarta-feira (15/1), na região de Estância Mestre D’Armas, em Planaltina, uma das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas que causaram alagamentos e prejuízos aos moradores.
“Estou acompanhando as autoridades que estão trabalhando e dando suporte aos moradores que tiveram suas casas atingidas e danificadas em decorrência das fortes chuvas e enxurradas dos últimos dias. O GDF tem dado todo suporte e estamos aqui para garantir que as pessoas sejam amparadas”, declarou a vice-governadora.
Além disso, Celina solicitou a realização de um estudo para avaliar a necessidade de obras emergenciais na região afetada, com o objetivo de prevenir novos desastres.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre os estragos causados pelos temporais nos últimos dias. “Os impactos das fortes chuvas deste fim de semana estão sendo enfrentados com trabalho e dedicação. Desde domingo, nossas equipes estão monitorando as chuvas e, desde ontem, já foram às ruas para solucionar os problemas nas áreas mais afetadas e oferecer apoio às famílias. Estamos priorizando a segurança da população e agindo para recuperar as áreas atingidas com rapidez e eficiência”, garantiu.
Alagamentos
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 5h26 desta segunda-feira (14/1) para atender ao pedido de socorro em decorrência de um alagamento no condomínio Sarandi, localizado na Estância Mestre D’Armas, em Planaltina (DF). Dez viaturas foram empregadas no atendimento à ocorrência.
Diversas residências foram inundadas, forçando a evacuação de famílias. Cerca de 30 pessoas foram resgatadas de suas casas, incluindo quatro com dificuldade de locomoção e seis crianças de colo. Animais domésticos também foram salvos pelas equipes.
A Neoenergia foi acionada para verificar possíveis riscos elétricos, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Administração Regional de Planaltina prestaram assistência às famílias desabrigadas, oferecendo abrigo e alimentação. A Defesa Civil também atua no apoio aos afetados.
Moradores relataram ao Correio que não é a primeira vez que enfrentam alagamentos na região, mas descrevem este episódio como o mais grave. “Foi um filme de terror. Eu perdi tudo, nem sei o que dizer nesse momento. Estou aqui esperando para tentar salvar alguma coisa”, desabafou Elenice de Araújo, 50, que teve a casa destruída pelo desabamento do telhado e a quantidade de água que invadiu a residência.
Fonte: Correio Brasiliense
Politica
Detran-DF realiza operação para coibir estacionamento irregular em Águas Claras
Ação verificou o uso correto das vagas regulamentadas e coibiu infrações de estacionamento irregular na região
Escrito por Gustavo Nobre
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta quarta-feira (12), uma operação de fiscalização em Águas Claras, com foco na verificação do uso adequado das vagas regulamentadas de estacionamento, especialmente as destinadas a pessoas idosas e com deficiência (PcD). A ação também teve como objetivo coibir infrações de estacionamento irregular em áreas comerciais e residenciais da região administrativa.
Durante a operação, os agentes de trânsito fiscalizaram 84 vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos, e registraram 12 autuações por uso irregular desses espaços, em razão de veículos estacionados sem a credencial obrigatória de identificação. Além disso, outros 81 condutores foram autuados por estacionamento irregular em diferentes locais.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos, sem a credencial correspondente, constitui infração gravíssima, sujeita à penalidade de multa de R$ 293,47, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à remoção do veículo.
A operação contou com a participação de oito agentes de trânsito, distribuídos em quatro viaturas, com o apoio de dois guinchos e uma empilhadeira.
O Detran-DF reforça que a fiscalização tem caráter educativo e preventivo, visando garantir o respeito ao direito de mobilidade e promover a organização do trânsito nas vias públicas. A autarquia continuará realizando ações semelhantes em outras regiões administrativas do Distrito Federal, com o intuito de melhorar a fluidez do tráfego e assegurar que as vagas especiais sejam utilizadas por quem realmente necessita.
Fonte: Ascom Detran
-
Politica4 dias agoArtesãs do Paranoá dão show de criatividade no 20º Salão do Artesanato
-
Politica6 dias ago“Deus não une pessoas, une propósitos”, essa é Renata Daguiar, caminhando rumo a uma cadeira na CLDF em 2026.
-
Politica2 dias agoDetran-DF realiza operação para coibir estacionamento irregular em Águas Claras
-
Saúde2 dias agoOncofertilidade é destaque em congresso internacional de reprodução assistida nos Estados Unidos






