Politica
Celina Leão visita área atingida pelas chuvas em Planaltina

GDF mobiliza equipes para oferecer suporte às famílias afetadas pelas enchentes no condomínio Sarandi. Moradores afirmam ser o maior alagamento já registrado na região
Vice-governadora do DF visita áreas atingidas pelas fortes chuvas em Planaltina – (crédito: Reprodução/Administração de Planaltina)
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, esteve, na manhã desta quarta-feira (15/1), na região de Estância Mestre D’Armas, em Planaltina, uma das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas que causaram alagamentos e prejuízos aos moradores.
“Estou acompanhando as autoridades que estão trabalhando e dando suporte aos moradores que tiveram suas casas atingidas e danificadas em decorrência das fortes chuvas e enxurradas dos últimos dias. O GDF tem dado todo suporte e estamos aqui para garantir que as pessoas sejam amparadas”, declarou a vice-governadora.
Além disso, Celina solicitou a realização de um estudo para avaliar a necessidade de obras emergenciais na região afetada, com o objetivo de prevenir novos desastres.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre os estragos causados pelos temporais nos últimos dias. “Os impactos das fortes chuvas deste fim de semana estão sendo enfrentados com trabalho e dedicação. Desde domingo, nossas equipes estão monitorando as chuvas e, desde ontem, já foram às ruas para solucionar os problemas nas áreas mais afetadas e oferecer apoio às famílias. Estamos priorizando a segurança da população e agindo para recuperar as áreas atingidas com rapidez e eficiência”, garantiu.
Alagamentos
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 5h26 desta segunda-feira (14/1) para atender ao pedido de socorro em decorrência de um alagamento no condomínio Sarandi, localizado na Estância Mestre D’Armas, em Planaltina (DF). Dez viaturas foram empregadas no atendimento à ocorrência.
Diversas residências foram inundadas, forçando a evacuação de famílias. Cerca de 30 pessoas foram resgatadas de suas casas, incluindo quatro com dificuldade de locomoção e seis crianças de colo. Animais domésticos também foram salvos pelas equipes.
A Neoenergia foi acionada para verificar possíveis riscos elétricos, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Administração Regional de Planaltina prestaram assistência às famílias desabrigadas, oferecendo abrigo e alimentação. A Defesa Civil também atua no apoio aos afetados.
Moradores relataram ao Correio que não é a primeira vez que enfrentam alagamentos na região, mas descrevem este episódio como o mais grave. “Foi um filme de terror. Eu perdi tudo, nem sei o que dizer nesse momento. Estou aqui esperando para tentar salvar alguma coisa”, desabafou Elenice de Araújo, 50, que teve a casa destruída pelo desabamento do telhado e a quantidade de água que invadiu a residência.
Fonte: Correio Brasiliense

Politica
Semana da Mulher da Câmara Legislativa disponibiliza serviços gratuitos à comunidade

Exames, emissão de documentos e assistência jurídica estarão disponíveis ao público feminino, de 18 a 20 de março
Exames de sangue e do colo do útero completamente gratuitos. A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promove um mutirão de cuidados e serviços para as mulheres durante a “2ª Semana da Mulher: Mais Vozes, Mais Direitos”, que ocorre entre os dias 17 e 20 de março, na Praça do Servidor da Casa. Os serviços gratuitos começam a ser oferecidos no dia 18.
Além dos debates e palestras, diversas instituições atuantes no Distrito Federal vão oferecer atendimentos gratuitos, como o Laboratório Sabin, que disponibiliza para mulheres em situação de vulnerabilidade social vouchers de check-up laboratorial, com hemograma, glicemia, colesterol e outros. Na Carreta do SESC, será possível fazer exames citopatológicos do colo do útero.
E, para as que quiserem cuidar da autoestima, também terá corte de cabelo, maquiagem, tranças e design de sobrancelha.
Os estandes da Polícia Civil do DF e da Secretaria de Pessoa com Deficiência vão oferecer auxílio para quem precisa emitir carteiras de identidade e documentos de identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Pessoa com Deficiência (PCD), entre outros.
A Defensoria Pública do Distrito Federal, a Caesb e as secretarias da Mulher e do Desenvolvimento Social também marcarão presença na 2ª Semana da Mulher, prestando assistência jurídica e informações gerais. Os serviços ficarão disponíveis dos dias 18 a 20, das 09h às 17h, na Praça do Servidor.
Feirinha
Quinze expositoras também oferecerão produtos – principalmente artesanais – em uma feirinha que será montada no local.
A Semana da Mulher é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, estrutura da Câmara Legislativa aberta à comunidade. Neste ano, toma posse como Procuradora a deputada Paula Belmonte (Cidadania), na segunda-feira (17), às 17h.
Fonte: Ascom Dep. Paula Belmonte
-
Politica6 dias ago
Presidente indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar
-
Social6 dias ago
Caixa Cultural Brasília apresenta Áurea Martins, com o Show Senhora das Folhas
-
Politica7 dias ago
Fomento Rural transforma a vida no campo com 77% de beneficiárias mulheres
-
Policiais7 dias ago
Violência no DF: mulher é agredida e morta no Dia Internacional da Mulher