Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Curiosidades

Mulher é morta por ex-marido no Dia da Mulher

Publicado em

Foto: Reprodução/Facebook

A vítima tinha a mesma profissão de Maria da Penha, que dá nome à lei brasileira contra as violações aos direitos humanos das mulheres

A farmacêutica Marcelle Christine de Bulhões foi assassinada a pedradas em Maceió, nessa quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher,

Advertisement

O ex-marido da vítima, Cícero Messias, é o principal suspeito do crime e está sendo procurado pela Polícia Civil.

Segundo testemunhas, Marcelle foi vista por volta das 2h discutindo na rua com o ex-marido. Uma amiga da vítima, relatou que Marcelle já tinha sido agredida antes e sofria ameaças porque o ex não aceitava o fim do relacionamento.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo o delegado Thiago Prado a principal linha de investigação é de feminicídio.

Advertisement

Fonte: Jornal de Brasilia

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O que fazer quando seu parceiro vive comentando em fotos alheias?

Curiosidades

Exposição solar requer cuidados para prevenir doenças oculares

Published

on

O verão estimula as demandas por passeios ao ar livre com uma maior exposição aos raios solares. A ampliação do tempo sob o sol, sem os devidos cuidados de proteção, acarreta riscos para o câncer de pele e também as doenças oculares comprometedoras da mácula.

A mácula é a área principal da retina, responsável pela visão central, as cores e os detalhes finos dos objetos, sendo essencial para as atividades diárias, como leitura, dirigir e reconhecer rostos.

A radiação ultravioleta (UV) e a luz azul do sol causa problemas, penetrando nos olhos e danificando as proteínas do cristalino e as células da retina. De acordo com a oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, todos os danos são considerados cumulativos, provocando condições como a degeneração macular e a retinopatia solar.

Advertisement

A degeneração é uma patologia grave, um dos principais motivos para a cegueira irreversível, entre indivíduos acima de 50 anos. A condição leva a perda progressiva da visão central com o estresse oxidativo, desencadeado pela radiação UV, responsável pelo desequilíbrio e danos. Os sintomas incluem a perda da visão central, visão embaçada, comprometimento para enxergar detalhes, dificuldade para adaptar-se à luz – ocorrendo de maneira lenta – e leva à distorção de linhas retas.

Leia Também:  Como afastar pensamentos negativos? Estratégias para enfrentar nosso labirinto mental – e parar de nos sabotar

Já a retinopatia solar, dano à retina por exposição solar prolongada, gera queimadura das células. A ocorrência se dá, principalmente, quando o contato é de maneira direta, ou seja, ao observar o sol, eclipses e, até mesmo, uma soldagem sem a devida proteção.

As vítimas reclamam de visão embaçada, ponto cego central, distorção na visão, alterações na percepção das cores e dor de cabeça. A perda da visão é uma possibilidade, identificada em casos graves. Os incidentes regulares requerem uma recuperação de três a nove meses.

Advertisement

A recomendação de Juliana é atenção aos cuidados oculares e proteção, principalmente, durante dias mais ensolarados. A segurança é feita com o uso de óculos adequados, sendo os escuros, os mais indicados.

O ideal é as lentes apresentarem 100% de segurança contra os raios UV e ainda filtro para luz azul, emitida pelo sol e por dispositivos eletrônicos. Os horários de pico, ou seja, em que a exposição solar é mais forte e com grande radiação, devem ser evitados, especialmente, entre as 10h e 16h.

Leia Também:  Casais de diferentes gerações fazem acordos para driblar ciúmes em relações abertas
Gabrielle Silva
Advertisement

Multi Comunicar

(32) 99114-5408

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA