Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esporte

CBF oficializa Brasília candidata a receber a Copa do Mundo Feminina

Publicado em

Esporte

Ofício assinado no último dia 28 pelo presidente da CBF Ednaldo Rodrigues enviado ao governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e ao presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Daniel Vasconcelos, oficializou Brasília entre as 10 cidades escolhidas pela Comissão de Candidatura do Brasil a receber jogos da Copa do Mundo Feminina. A cidade receberá inspeção da Fifa no início de 2024. A partir de agora, começa uma corrida de dois meses contra o tempo para atender a todas as exigência do Padrão Fifa. Nada que o país anfitrião da Copa de 2014 desconheça ou não saiba como funciona. A entidade máxima do futebol cobra, principalmente, garantias governamentais para a realização da competição.

blog teve acesso ao documento. O texto diz: “(…) considerando a força do futebol no Distrito Federal, pelo grande apoio que está recebendo o futebol feminino local, a qualidade de estádios e infraestrutura, tenho o prazer de informar que a CBF selecionou a Cidade de Brasília entre as 10 (dez) cidades-sede candidatas”, conclui.

Leia Também:  DRIBLE CERTO 3X3 NA 3ª ETAPA DO PAULISTA: MASCULINO É CAMPEÃO E FEMININO GARANTE O VICE-CAMPEONATO

Ednaldo Rodrigues acrescenta a necessidade de diálogo e colaboração para a apresentação de uma “candidatura sólida, consistente e que reflita todo o potencial e qualidade em relação à disponibilização da infraestrutura e equipamentos esportivos existentes no Distrito Federal, bem como tratar das garantias governamentais exigidas pela Fifa”.

Advertisement

A Comissão de Candidatura do Brasil terá dois meses para viabilizar todas as informações e garantias para a entrega do documento final. A capital do país receberá visita da equipe de avaliação da Fifa no início de 2024 para que o país concorra oficialmente na votação marcada para 18 de maio do ano que vem.

O Brasil não é o único candidato a receber a Copa do Mundo Feminina em 2027. Há três fortes concorrentes. Estados Unidos e México desejam abrigar a competição. A África do Sul também é candidata. A Europa aposta na candidatura tripla de Bélgica, Holanda e Alemanha. Há um trunfo favorável ao Brasil: A América do Sul jamais recebeu o evento.

A CBF encerra o documento afirmando que está empenhada na candidatura do Brasil e espera contar com o apoio do Distrito Federal em todo o processo para a construção de uma candidatura vitoriosa. O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as jogadoras do Brasil no gramado do Mané Garrincha, em julho, antes do embarque para o Mundial na Austrália e na Nova Zelândia foi um recado aos países filiados à Fifa de que o desejo do país é intenso de abrigar o evento pela primeira vez.

Advertisement
Leia Também:  Paris-2024: veja mais sobre a maratona aquática em Jogos Olímpicos

Também pesam favorável ao Brasil o porfólio de eventos recentes no Mané Garrincha. O estádio recebe a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014, os torneios de futebol nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o Mundial Sub-17 em 2019, Copa América em 2021, dois jogos do Flamengo nas oitavas e nas quartas da Libertadores e uma Recopa Sul-Americana entre os eventos internacionais realizados no Distrito Federal.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

Advertisement

TikTok: @marcospaulolimadf

Fonte: Correio Brasiliense

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Curiosidades

Solenidade celebra papel social do atletismo e da corrida de rua no Gama

Published

on

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na noite da última terça-feira (23), sessão solene para homenagear a Associação dos Corredores de Rua do Gama (Corgama) e o Centro de Iniciação Desportiva (CID) de atletismo da região. A iniciativa, proposta pelo deputado Eduardo Pedrosa (União), reuniu atletas e pioneiros na CLDF para celebrar o esporte como ferramenta de transformação social e preservação da saúde. Fundada no ano 2000, a Corgama é reconhecida por promover a prática da corrida e representar a cidade em competições, além de desenvolver trabalho inclusivo com jovens e pessoas com deficiência. Já o CID de Atletismo do Gama, vinculado à Secretaria de Educação, atende estudantes da rede pública de 8 a 17 anos na revelação de novos talentos.

Durante a solenidade, o deputado Eduardo Pedrosa enfatizou que o atletismo exige mais do que capacidade física, demandando “coração e mente” para superar limites e suportar a rotina exaustiva de treinamentos. O parlamentar ressaltou que o fomento à prática desportiva é um dever do Estado, previsto no artigo 254 da Lei Orgânica do Distrito Federal, por seu papel na educação e na prevenção contra a violência e as drogas. Pedrosa relatou ter se surpreendido positivamente ao visitar os projetos e se comprometeu a trabalhar para viabilizar uma sede própria para a Corgama no Estádio Bezerrão. “O fomento à prática desportiva não é algo que o poder público pode ou não fazer a seu critério, mas um dever”, definiu o deputado.

Leia Também:  Protetores de animais ganham segurança jurídica contra punições de condomínios

O diretor técnico da Corgama e professor do CID, Ademir Francelino Ferreira, lembrou sua trajetória e as renúncias feitas em prol do esporte. Ele destacou que sua maior gratificação é “despertar o sonho” em jovens atletas, como a marchadora Gabriela Beatriz, que hoje integra a seleção brasileira. Para o professor, o reconhecimento oficial deve vir acompanhado de melhorias práticas na estrutura de treinamento para garantir melhores condições aos alunos.

Advertisement

No mesmo sentido, o vice-presidente da associação, Francolino Lustosa Rodrigues, afirmou que, após 25 anos de luta, a entidade finalmente se tornou visível para o poder público. Ele compartilhou relatos de pessoas que abandonaram a dependência química por meio da corrida e reforçou o pedido por um espaço físico definitivo para a instituição.

O impacto pessoal do esporte também foi lembrado pelo diretor da Corgama, Josino de Oliveira Neto, que narrou sua própria superação ao completar sua primeira maratona após quatro anos de prática. Josino dedicou a homenagem a todos os familiares e colaboradores que acreditam no poder transformador do atletismo. A presidente da associação, Rose Mary de Assis Moraes, reiterou que a Corgama, prestes a completar 26 anos, consolidou-se como uma referência no Distrito Federal, pautada pelo compromisso coletivo de seus associados. Ela destacou a importância de garantir que mais pessoas possam realizar sonhos por meio da convivência esportiva e da promoção de hábitos saudáveis.

Leia Também:  Paula Borgo: saiba os sintomas do câncer de estômago que matou a atleta

No final do evento, foram entregues moções de louvor a diversos atletas e colaboradores em reconhecimento às contribuições para o fortalecimento do esporte e da cidadania no DF. A íntegra da sessão solene está disponível no canal da TV Câmara Distrital no YouTube

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA