Esporte
Corinthians busca virada e conquista o quinto Brasileiro feminino com Arthur Elias
Time de Araraquara abriu o placar logo no início do jogo, mas levou a virada das comandadas de Arthur Elias
LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O Corinthians aumentou ainda mais a sua hegemonia no Campeonato Brasileiro feminino. Neste domingo (10), o time alvinegro venceu a Ferroviária, de virada, por 2 a 1, e conquistou o torneio nacional pela quinta vez em sua história, todas sob o comando de Arthur Elias.
Recém-anunciado como novo técnico da seleção brasileira feminina, o treinador fez a sua última partida à frente da equipe corintiana na Neo Química Arena, que recebeu um público de 42.326 pessoas.
Antes de se dedicar exclusivamente ao novo cargo, Elias ainda vai dirigir o time na Copa Libertadores, em outubro, na Colômbia, onde a formação preta e branca vai buscar o tetracampeonato.
Elias foi o escolhido para o lugar da sueca Pia Sundhage justamente pelo histórico vencedor com a equipe do Parque São Jorge, a mais vitoriosa do futebol feminino brasileiro.
O Corinthians ostenta, agora, os títulos do Brasileiro de 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023. Somente a própria Ferroviária, de 2018 para cá, conseguiu desbancar as corintianas, na edição de 2019, em final decidida nos pênaltis.
O time de Araraquara é o segundo maior vencedor da competição, com dois troféus, em 2014 e 2019. Até a decisão deste domingo, o clube havia vencido todas as finais que havia chegado.
Por outro lado, o Corinthians também defendia uma invencibilidade.
A equipe feminina nunca perdeu uma partida jogando em Itaquera. Agora, são 11 vitórias em 11 jogos.
O Corinthians chegou à final com a melhor campanha geral do nacional, mandando seus jogos no Parque São Jorge. Nas quartas de final, as alvinegras tiraram o Cruzeiro e, na semifinal, eliminaram o Santos.
No primeiro confronto da decisão, houve um empate por 0 a 0 em Araraquara. Já durante boa parte do primeiro tempo do segundo duelo, o time alvinegro viveu uma situação que não é comum à equipe em duelos na arena corintiana, atuando com o placar adverso.
Aos 9 minutos, Mylena Carioca fez inaugurou o marcador, de cabeça.
Embora tenha ficado mais com a bola, sobretudo no campo de ataque, a postura do Corinthians deixava o Arthur Elias incomodado. Aos 34 minutos, ele resolveu tirar uma jogadora do meio de campo para reforçar o ataque. Sacou Jaque Ribeiro e lançou Gabi Portilho.
Foi com uma bola parada, no entanto, que as donas da casa conseguiram chegar ao empate nos minutos finais da etapa inicial.
Depois de uma sequência de boas defesas da goleira Luciana, Jheniffer marcou de cabeça, aos 41, após cobrança de escanteio.
Depois do intervalo, porém, aos 12 minutos, Tamires recebeu a bola de Millene e marcou o segundo gol do Corinthians.
Empurrado pela torcida, o time alvinegro criou uma série de chances de ampliar o marcador, mas só não conseguiu uma vitória por um placar ainda mais elástico porque a goleira Luciana fez ótimas defesas e, apesar da derrota de sua equipe, saiu de campo bastante elogiada.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2×1 FERROVIÁRIA
Data: 10 de setembro de 2023
Hora: 16h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Árbitra: Edina Alves Batista (SP) – Fifa
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) – Fifa e Fabrini Belivaqua Costa (SP) – Fifa
VAR: Daiane Muniz (SP) – Fifa
Cartões amarelos: Millene, Mariza (COR), Raquel, Eudimilla, Luana Sartório (FER)
Cartões vermelhos: Jéssica de Lima – técnica (FER)
Gols: Mylena Carioca (aos 9 minutos do primeiro tempo), Jheniffer (aos 41 minutos do primeiro tempo), Tamires (aos 12 minutos do segundo tempo)
Público: 42.326 pessoas
Corinthians: Lelê; Paulinha (Katiuscia), Tarciane, Mariza e Yasmin; Duda Sampaio, Jaqueline (Gabi Portilho), Gabi Zanotti (Juliana Ferreira) e Tamires (Fernandinha); Millene (Vic Albuquerque) e Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.
Ferroviária: Luciana; Moniquinha (Daiane Rodrigues), Day Silva, Luana, Gessica (Ingryd), e Barrinha; Raquel, Suzane (Sochor) e Mylena Carioca (Aline Gomes); Laryh (Lelê) e Eudimilla. Técnica: Jéssica de Lima.
Fonte: Jornal de Brasilia
Esporte
BASQUETE: DRIBLE CERTO 3X3 DOMINA AS QUADRAS E CONQUISTA MÚLTIPLOS PÓDIOS NA ETAPA DE SANTOS DA SUPERLIGA ANB 3X3
SÃO PAULO / SANTOS – Mais um capítulo de sucesso do basquete 3×3 brasileiro. O projeto Drible Certo 3×3 foi o grande protagonista da etapa de Santos da prestigiada Superliga 3×3. O evento, realizado no Shopping Parque Balneário, reuniu as principais potências da modalidade e consagrou o elenco em múltiplas categorias.
A caminhada rumo ao topo começou com a equipe do Elite Masculino, que confirmou o favoritismo em quadra, dominou as ações e ergueu a taça de campeão, consolidando o Drible Certo como uma das principais referências adultas do país. Logo em seguida, foi a vez das mulheres brilharem: o elenco do Open Feminino deu o tom final da campanha vitoriosa ao também garantir o título de campeãs, mostrando entrosamento, garra e superioridade tática.
E para coroar o final de semana, a nova geração também subiu ao pódio: os garotos do Sub-15 foram vice, e os do Sub-17 conquistaram a terceira colocação, assegurando que o futuro da equipe está em excelentes mãos.
VISÃO DA LIDERANÇA – Para o coordenador do Drible Certo, Léo Willians, o desempenho em Santos reflete a seriedade do trabalho de base aliado à preparação do alto rendimento: “Realmente Santos foi uma verdadeira arena de alta performance, que atraiu um grande público que acompanhou partidas intensas, dinâmicas e de altíssimo nível técnico. Essa etapa foi a validação de todo o esforço que a nossa comissão técnica e os atletas vêm entregando no dia a dia. O basquete 3×3 exige intensidade extrema e nossa delegação representou o projeto com excelência dentro de um shopping lotado, promovendo o esporte e mostrando a força do Drible Certo.”
Equipe masculina
*Saiba mais: https://www.futuroscraques.
www.instagram.com/
www.instagram.com/
*Sobre o Drible Certo 3×3 – Gerido pelo Instituto Futuros Craques, o Drible Certo 3×3 no Mundo é um projeto focado no basquete 3×3, que une performance esportiva a valores de cidadania e inclusão social através do esporte multidisciplinar. Projeto desenvolvido junto à Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, e Lei de Incentivo ao Esporte. Em 2025, patrocínio da Havan, apoio NAR e Overtime.
CRÉDITOS:
Fotos: Divulgação
-
Politica19 horas agoProteja sua família contra acidentes elétricos dentro de casa
-
Saúde3 dias agoBanho muito quente pode prejudicar a pele e afetar a pressão arterial
-
Educação2 dias agoCérebros em desenvolvimento: entender como crianças aprendem também exige olhar para o que elas sentem
-
Epreendedorismo16 horas agoEngenharia feminina transforma indústria de máquinas agrícolas e inspira novas gerações
![GIF - Banner Blog [Dia Mundial da Água] ADASA (1)](https://portalbrazilmulher.com.br/wp-content/uploads/2026/03/GIF-Banner-Blog-Dia-Mundial-da-Agua-ADASA-1.gif)



