Politica
Moradora de Caldas Novas leva maior prêmio da Nota Fiscal Goiana em julho
Sorteio mensal distribuiu R$ 200 mil entre 158 contemplados; veja como conferir lista de ganhadores
Consumidores de 38 municípios foram contemplados no sorteio de julho do programa Nota Fiscal Goiana, do Governo de Goiás. Ao todo, foram distribuídos R$ 200 mil, divididos em 158 prêmios em dinheiro. O maior, de R$ 50 mil, foi para Barbara Elias Rodrigues, de Caldas Novas. O sorteio foi realizado nesta quinta-feira (25/7), na sede da Secretaria da Economia, em Goiânia.
Os contemplados são inscritos na Nota Fiscal Goiana e pediram CPF na nota fiscal em compras feitas no mês de junho, no comércio varejista do Estado, que geraram bilhetes para o sorteio. A grande vencedora de julho concorreu com 20 bilhetes e está inscrita desde março de 2023. Há também três premiações de R$ 10 mil, que saíram para Aline Dias Neto, de Rubiataba, Luan Cesar Calixto e Delmilson Ribeiro Lima, ambos de Goiânia.
Completam a lista os ganhadores de quatro prêmios de R$ 5 mil, 50 de R$ 1 mil e 100 de R$ 500,00. Os valores são brutos, sem incidência do Imposto de Renda. O resultado completo da 91ª edição está disponível no site oficial do programa (https://goias.gov.br/nfgoiana/sorteio-no-91/)
Entre as cidades com maior número de premiados estão Goiânia (82), Aparecida de Goiânia (13), Anápolis (10), Trindade (5), Catalão (3), Senador Canedo (3), além de Abadiânia, Valparaíso de Goiás, Itaberaí, Goianésia, Cidade Ocidental, Itumbiara, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Caldas Novas e Brasília (DF), com dois ganhadores cada.
Resgate do prêmio
O sorteado tem 90 dias, a partir da homologação do sorteio no Diário Oficial do Estado de Goiás, para solicitar o resgate do prêmio. O procedimento é feito exclusivamente no portal da Nota Fiscal Goiana (https://goias.gov.br/nfgoiana/). Para requerer o dinheiro, basta fazer o login na área restrita e informar os dados bancários, na área “Premiação”.
Para participar dos sorteios mensais e conseguir até 10% de desconto no IPVA, é necessário ser inscrito no programa, por meio do site (https://goias.gov.br/nfgoiana/). Cada R$ 100,00 em compras com CPF na nota fiscal dão direito a um bilhete para concorrer aos prêmios.
Confira o resultado do sorteio nº 91 (julho de 2024): https://goias.gov.br/nfgoiana/sorteio-no-91/
Foto: Denis Marlon
Legenda: Sorteio nº 91 do Programa Nota Fiscal Goiana foi realizado na sede da Secretaria da Economia, em Goiânia
Secretaria da Economia – Governo de Goiás
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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ATENDIMENTO
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