Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Saúde

Secretaria de Saúde promove palestra sobre maternidade, maternagem e pessoas em situação de vulnerabilidade

Publicado em

A gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES-DF, Juliana Soares, destacou a importância de discutir as condições que podem tornar a maternidade mais desafiadora. Foto: Ualisson Noronha, da Agência Saúde-DF.

Evento faz parte do IX Seminário de Aleitamento Materno e do IV Seminário de Alimentação Complementar que celebra o chamado Agosto Dourado

Nesta terça-feira (20), durante o IX Seminário de Aleitamento Materno e do IV Seminário de Alimentação Complementar promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal ocorreu a palestra sobre “Maternidade, maternagem e pessoas em situação de vulnerabilidade”. Ao discorrer sobre o tema, a gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES-DF, Juliana Soares, destacou a importância de discutir as diferentes condições que podem tornar a maternidade mais desafiadora.

Advertisement

A gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES-DF, Juliana Soares, destacou a importância de discutir as condições que podem tornar a maternidade mais desafiadora. Foto: Ualisson Noronha, da Agência Saúde-DF.

Leia Também:  Em 5 anos, número de pacientes com ansiedade aumentou 200% no SUS

Durante sua apresentação Soares ainda disse ser “essencial abordar as diversas situações que podem complicar a maternidade. A taxa de mortalidade materna, por exemplo, é significativamente mais alta entre mulheres negras. Mulheres do campo também enfrentam maiores dificuldades, e homens trans, que também gestam, podem ter problemas com o acesso aos cuidados de saúde, incluindo o respeito ao nome social durante o pré-natal. Portanto, existem muitos fatores que podem prejudicar o aleitamento materno, e os profissionais de saúde precisam estar atentos a essas questões relacionadas a gênero, classe e raça”.

A palestra faz parte do evento que celebra o chamado Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio à amamentação e é destinado a profissionais de saúde e da educação, assistentes sociais e membros da sociedade civil. Presente no evento a nutricionista do Banco de Leite de Sobradinho Andressa Santin, enfatizou a importância do aleitamento materno. “O aleitamento materno é seguro, saudável e sustentável, e beneficia o bebê e a mãe. Protege contra doenças na infância e na vida adulta, contribui para o desenvolvimento cerebral e a recuperação pós-parto da mãe, além de reduzir o risco de câncer de mama”.

Advertisement

“Eventos como esse são importantes para oferecer uma assistência mais humanizada, acolhedora e individualizada”, afirma a nutricionista do Banco de Leite de Sobradinho, Andressa Santin. Foto: Ualisson Noronha, da Agência Saúde-DF.

Leia Também:  Empreendedorismo feminino impulsiona a tecnologia

Além da palestra, a programação incluiu debates e o compartilhamento de experiências entre os participantes. A organização dos seminários é uma iniciativa da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno, da SES-DF. As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas pelo site da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAP-SUS).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

IgesDF reforça ética e integridade na UPA do Riacho Fundo com Projeto Café com Compliance

Published

on

Autora Pollyana Cabral
Foto Divulgação/ IgesDF
Equipe do Instituto visita unidade de saúde para orientar lideranças e fortalecer a cultura de conduta ética e respeito nas relações de trabalho
Por Pollyana Cabral
Nesta quinta-feira (16), a UPA do Riacho Fundo recebeu uma visita especial da Coordenação de Governança e Integridade do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A ação faz parte do Projeto Café com Compliance, iniciativa que visa reforçar o Programa de Integridade da instituição, alinhando equipes às políticas internas e ao Código de Ética e Conduta.
“O compromisso da gestão é um alicerce do Programa de Integridade do Instituto. O Café com Compliance é um momento de reforçar a temática, bem como compartilhar experiências e orientações”, afirma Eduardo Corrêa, Coordenador de Governança e Integridade do IgesDF.
A visita integra a Semana de Compliance, Controle Interno e Transparência do IgesDF, que tem como propósito consolidar uma cultura de ética e integridade, destacando a importância do cumprimento das normas institucionais.
“A visita da equipe à UPA do Riacho Fundo reforçou o compromisso da unidade com a ética, a integridade e o respeito nas relações de trabalho, promovendo um importante momento de orientação e alinhamento entre as lideranças sobre condutas, políticas institucionais e mediação de conflitos”, destaca Carolina Gomes, Gerente da UPA do Riacho Fundo.
Sobre o programa
O Programa de Integridade e Governança do IgesDF atua para promover a ética, a integridade e a transparência em todas as unidades do Instituto. Entre suas atribuições estão o fortalecimento do Código de Ética e Conduta, o suporte à alta gestão e a implementação de treinamentos e orientações que garantam o cumprimento das normas institucionais.
É um pilar de treinamento e comunicação do Programa de Integridade e prevê visitas a todas as unidades do Instituto, garantindo que todos os colaboradores recebam orientação contínua sobre boas práticas de conduta e ética.
“Nosso objetivo é consolidar uma cultura de integridade em todas as unidades do Instituto. Esse programa de conformidade e boas práticas é uma oportunidade de orientar, esclarecer e reforçar boas condutas entre as equipes”, afirma Eduardo Corrêa, Coordenador de Governança e Integridade do IgesDF.
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pesquisa indica desigualdade racial no acesso a exames de mamografia no Brasil
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA