Politica
Iges presta contas à CLDF sobre UPAs e hospitais do Sol e de Santa Maria
 
																								
												
												
											Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF
Em audiência pública nesta sexta-feira (22), a Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle da CLDF concluiu a prestação de contas do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) iniciada no último dia 7. Pela manhã, foi apresentado balanço sobre a gestão e o funcionamento do Hospital de Base nos dois primeiros quadrimestres de 2024.
À tarde, o foco recaiu sobre o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital do Sol e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).A audiência deteve-se, também, nos contratos do Instituto. “Observamos um aumento de 300% dos recursos à empresa que está oferecendo alimentação e, reiteradamente, vocês não estão satisfeitos com o serviço. Como se explica?”, cobrou a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que preside a Comissão de Fiscalização.
Neste ano, a imprensa divulgou, em larga escala, as condições insalubres nas cozinhas dos hospitais de Base e de Santa Maria, cobertos por esse dispositivo contratual. Além disso, o Ministério Público do DF e Territórios e a Polícia Civil distrital investigam o contrato por denúncia de corrupção.
Santa Maria
A superintendente Eliane Abreu apresentou os dados do Hospital de Santa Maria. Como serviço exemplar da unidade, elencou a linha de atendimento materno-infantil e destacou, ainda, o aumento de 31% das cirurgias realizadas. Uma série de indicadores foi cumprida com folga, com resultados que chegam a dobrar o objetivo estabelecido. Diante disso, a distrital Dayse Amarilio (PSB) recomendou a repactuação dessas metas para a próxima prestação de contas, já que os alvos podem estar subdimensionados.
Entre os números deficitários, constam os parâmetros da taxa de infecção de sítio cirúrgico em cirurgias limpas (42% de janeiro a agosto) e de consulta médica na atenção especializada em urologia (em torno de 80%). Outro ponto crítico veio à tona no depoimento de Denise Bastos, membra do Conselho de Saúde de Santa Maria. Ela relatou denúncias de usuários sobre falta de higienização no pronto-socorro, centro cirúrgico e centro obstétrico. Ato contínuo, Amarilio defendeu a revisão dos contratos de limpeza do hospital.
 
Hospital do Sol
Criado para atender pacientes de Covid-19 no contexto da pandemia, o hospital funciona a portas fechadas, isto é: o paciente precisa ser encaminhado para lá de outra unidade. Neste ano, foi um dos pilares da Secretaria de Saúde para receber casos de dengue.
Quanto à satisfação dos usuários, somou 86% de avaliações positivas no quadrimestre. Apesar do número expressivo, a taxa de ocupação de leitos limitou-se, em média, a 76% no período. “Se o hospital tem essa qualidade, por que não está com ocupação dos 60 leitos?”, questionou Amarilio, que recomendou a ampliação a fim de atender mais usuários.
UPAs
De janeiro a agosto de 2024, as Unidades de Pronto Atendimento contabilizaram aproximadamente 700 mil atendimentos. Desses, 55% concentram-se nas regiões administrativas de Ceilândia, São Sebastião, Recanto das Emas, Sobradinho e Samambaia.
De modo análogo ao que ocorreu em outras unidades, certos indicadores superaram as metas, como o atendimento de urgência. Outros, porém, ficaram aquém do que deveriam, a exemplo do tempo de espera na urgência e emergência com classificação verde das UPAs de Planaltina e Ceilândia II. Presidente do Instituto, Juracy Lacerda comentou que o Iges vem testando a telemedicina como via para desafogar as unidades. Caso o retorno seja positivo, pretendem implantar em todas as UPAs.
Outro gargalo consiste na baixa resolutividade da ouvidoria que, de acordo com o superintendente das UPAs, Francivaldo Soares, revela um problema procedimental. Em muitos casos, o usuário que procurou o serviço não avalia o atendimento que recebeu, o que derruba os números das metas pactuadas.
A audiência
A prestação de contas destrinchou os dados por quase 10h. Além de debruçar-se sobre unidades comandadas pelo Iges, também tratou de ações de pesquisa e inovação realizadas pelo Instituto. Os parlamentares presentes reconheceram avanços em comparação às últimas audiências dedicadas à matéria, mas também identificaram um rol de insuficiências. “Quando visito as unidades do Iges e me reúno com vocês, saio sempre com esperanças. Mas ao conversar com os profissionais, sinto que eles ainda não percebem o impacto de melhorias da nova gestão”, resumiu Belmonte.
 
Daniela Reis – Agência CLDF
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF) 
- 
																	   Social3 dias ago Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF 
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília 
- 
																	   Politica4 dias ago Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida” 
 
								 
             
		
 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	


 
											


 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											