Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Pediatras do corpo clínico do IgesDF passam por capacitação focada no enfrentamento da sazonalidade das doenças respiratórias

Publicado em

Foto: Divulgação/IgesDF
Treinamentos têm a finalidade de preparar os profissionais para a alta demanda de pacientes pediátricos
Jurana Lopes
Visando preparar os profissionais da área de Pediatria da melhor forma possível para enfrentar o período de sazonalidade das doenças respiratórias, entre fevereiro e junho, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está promovendo uma grande capacitação sobre a temática.
Nesta semana, duas turmas já participaram do curso de Matriciamento em Urgência e Emergência em Pediatria, que ocorreu no Centro de Simulação Realística do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), referência em atendimento pediátrico.
“O curso foi pensado e planejado para o período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre todos os anos. O objetivo principal é agregar e engajar todos os pediatras que atuam nas unidades do IgesDF, não só os pediatras, mas também os clínicos, que quiserem participar do treinamento. Além das equipes médicas do Entorno Sul para a melhoria do atendimento e desfecho positivo das crianças afetadas por essas doenças”, explica a chefe do serviço de Pediatria do HRSM, Débora Cruvinel.
Segundo a pediatra, o curso é uma ferramenta de preparação que faz parte do plano de ação de enfrentamento da sazonalidade das doenças respiratórias, que atinge, principalmente, crianças menores de dois anos.
“Estamos estudando e mapeando todos os processos de melhoria desde novembro, e um dos pilares disso é o matriciamento dos colegas, tanto da rede do IgesDF quanto do Entorno Sul. Vamos ofertar o curso semanalmente em todo o mês de fevereiro para que todos consigam participar, inclusive quem atua nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para passarmos pela sazonalidade de 2025 de uma maneira mais engajada e fortalecida”, destaca Débora.
Temática abordada 
O curso está sendo ministrado pela médica intensivista pediátrica Thaís Mendonça, que já atua no box de emergência do pronto-socorro infantil do HRSM desde 2018. Dentre os temas trabalhados durante a capacitação estão: atendimento inicial do paciente pediátrico, bronquiolite aguda viral (BAV), reconhecimento de sinais clínicos de potencial gravidade, suporte ventilatório, intubação, sedação, drogas vasoativas e o manejo clínico do paciente pediátrico.
“No ano passado, a gente enfrentou cenários com a alta procura de crianças nas unidades de pronto atendimento, diversos pacientes intubados nas UPAs e precisando de vagas de UTI. Então, quem atua nas emergências precisa estar pronto para lidar com esses pacientes graves, é de suma importância o treinamento.”
De acordo com Thaís, a bronquiolite é uma infecção causada por vírus que afeta, geralmente, crianças abaixo dos dois anos. A doença começa com um quadro leve, como se fosse um resfriado. Então, é importante que a família já reconheça os sintomas no início.
“O bebê pequeno ficou resfriado, está com o narizinho escorrendo, está tossindo, tem que começar o processo de higiene nasal e, a medida que a família reconheça que esse paciente está evoluindo com algum sinal de desconforto respiratório, a orientação é buscar atendimento médico em alguma unidade”, orienta.
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Paula Belmonte alerta para falhas ambientais em vistoria a abatedouro

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Núcleo da Ouvidoria do HRSM realiza treinamento com profissionais assistenciais e administrativos do hospital
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA