Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diversas

De autoria do deputado Ricardo Vale, CLDF concede Título de Cidadão de Brasília a Acilino Ribeiro

Publicado em

Trabalho humanitário para excluídos e defesa da democracia no DF leva CLDF a conceder Título de Cidadão de Brasília a Acilino Ribeiro

Por CAMILA SCHUTZ

INTERPRESS – AGNOT – KS – 12.09.24: Aprovado por unanimidade pelos deputados distritais, a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o Título de Cidadão Honorária de Brasília ao advogado de movimentos sociais, professor universitário e educador popular, Acilino Ribeiro, piauiense de nascimento e ex-Subsecretário de Estado de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF.

Advertisement

O Projeto de Decreto Legislativo – PDL é de autoria do deputado Ricardo Vale que em sua justificativa apresenta inúmeros exemplos de atividades políticas, sociais e humanitárias exercidas por Acilino Ribeiro em beneficio do povo do Distrito Federal, atuando em diversas áreas, como educador social, assistência humanitária e  assessoria jurídica e política cidadã aos excluídos de todo o Distrito Federal, além de ter tido um papel importante na defesa da democracia e lutas sociais e populares desde quando chegou a Brasília a primeira vez no ano de 1967 e depois em 2007 após anos de luta divididos em dois períodos: o primeiro, de 1968 a 1974, da luta armada contra o regime militar e de 1975 a 19 quando lutou pela Lei da Anistia. Acilino lutou contra a ditadura optando pela luta revolucionária e foi um dos mais jovens comandantes da guerrilha no país e um dos mais perseguidos combatentes guerrilheiros contra o regime ditatorial e prosseguiu lutando pela redemocratização. O segundo quando vem em 2007 também do Piauí, seu estado natal, já nos governos Lula e Dilma, e até hoje quando atua junto aos movimentos sociais de excluídos do DF, fazendo trabalho de educação de base com a população de rua, dependentes químicos, parentes da população carcerária, profissionais do sexo, imigrantes e refugiados, sem terras e sem tetos, além do trabalho de educador popular junto aos movimentos sociais e sindicais, hoje como Diretor Geral da Universidade Popular – UNIPOP.

Leia Também:  Atendimento Itinerante da Neoenergia participa de evento para mulheres e marca presença em mais 15 Regiões Administrativas

Segundo Ricardo Vale, autor da homenagem, Acilino Ribeiro é merecedor da honra concedida, tanto pelo que fez no passado como pelo intelectual que é e a humildade que tem ao dar exemplos de dignidade e respeito ao povo do Distrito Federal. Na justificativa do projeto Vale anexa um vasto curriculum de Acilino Ribeiro, que também foi Vereador de Teresina, no Piauí, Secretário Municipal de Interior e Ação Social da Prefeitura Municipal, Secretário Municipal de Defesa Civil, Presidente do Instituto de Terras do Estado do Piauí, Secretário de Reforma Agrária e Superintendente do INCRA no Estado.

Em Brasília, além de advogado de movimentos sociais e populares, professor universitário e um acadêmico com dez pós graduações é especialista nas áreas de Direito Internacional e Constitucional, História Política e Social da Humanidade, Economia Política Internacional, Teologia Política e História das Religiões, Relações Internacionais e Diplomacia Política, Estudos Estratégicos e Geopolíticos, Defesa Nacional e Segurança Interacional, Inteligência e Contrainteligência, dentre vários outros cursos extracurriculares nas áreas de Filosofia, Sociologia e Antropologia. Acilino Ribeiro também é cineasta, documentarista, escritor com dez livros lançados, consultor parlamentar e diplomático.

Advertisement

Lembram alguns parlamentares que parte desse trabalho político desenvolvido no DF por Acilino Ribeiro foi quando ele era Subsecretário de Estado de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF e exercia um papel importantíssimo e fundamental junto á sociedade civil de Brasília e terminou sendo um dos principais protagonistas da pacificação política e social entre o governo e os movimentos populares em Brasília.

Leia Também:  Caiado e Gracinha anunciam aumento de 100% nas bolsas do Pró-Atleta

Vários dirigentes de partidos políticos, líderes de movimentos sociais, parlamentares, jornalistas, diplomatas e intelectuais do mundo acadêmico, que já se articulam para comparecerem à Sessão Solene de entrega do título ao homenageado que deve acontecer em outubro quando a Mesa Diretora da CLDF marcar para fazer a entrega do título, enviaram mensagens parabenizando Acilino e deram declarações de apoio e agradecimento ao deputado Ricardo Vale pela iniciativa.

Procurado pela reportagem Acilino Ribeiro agradeceu aos deputados pela homenagem e em especial ao deputado Ricardo Vale a quem afirmou ser um grande parlamentar e com quem coaduna ideias em defesa do desenvolvimento do povo brasiliense. Afirmou ainda que essa homenagem divide com todos os amigos e companheiros de luta que com ele desenvolvem o trabalho que lhe fez por ser concedido o título e que cada um tem um pedaço desse diploma. Disse que no dia da entrega todos os movimentos sociais, partidos políticos, companheiros de luta e amigos serão convidados.

Advertisement

Acilino Ribeiro é irmão do ex-deputado Raimundo Ribeiro, hoje presidente da ADASA, a quem disse que tem como referência política, ética e moral e que lhe ajudou e o ensinou muito quando retornou a Brasília e começou a fazer esse trabalho político e social que levou o ser homenageado pela CLDF.    INTERPRESS – AGNOT – KS – 12.09.24:

COMENTE ABAIXO:

Diversas

Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena

Published

on

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte
Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação.
“O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas”, comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.
A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.
A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.
Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. “Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado”, conclui.
A venda do livro “Desmistificando o Autismo”, da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo.
Sobre Letícia Sena
Fonoaudióloga e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo, Letícia é analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento atípico, com formação pelo Instituto Par – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, é especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa e especialista em Terapia da Aceitação e do Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental e Contextual. Letícia, é certificada nos métodos Prompt, PECS, PODD, CoreWords e contribui com publicações, inclusive internacionais, sobre autismo e empreendedorismo feminino.
Letícia é fundadora da Clínica Instituto Índigo e realiza a gestão, supervisões e orientações parentais, incluindo o acompanhamento de casos e clínicas em diferentes estados do Brasil e fora do Brasil.
Instagram: @fga_leticiasena
LinkedIn: Letícia Sena
Sobre o Instituto Índigo
Clínica multidisciplinar referência no atendimento a crianças e adolescentes autistas, síndromes genéticas raras, transtornos de aprendizagem, da fala, alimentação e atrasos no desenvolvimento. Atua com fonoaudiologia, psicologia, terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, neuropsicologia e educação física. Os tratamentos são personalizados, com supervisão estruturada, registros diários, orientação parental e treinamento escolar, com atendimento presencial em consultório, em domicílio e consultorias a distância. Conta com a UniÍndigo, universidade voltada à formação de terapeutas na área e professores da rede regular de ensino e investe em inovação, como o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial próprio.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Envenenamento de avó e pai do ex: como está o caso Amanda Partata
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA