Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Diversas

De autoria do deputado Ricardo Vale, CLDF concede Título de Cidadão de Brasília a Acilino Ribeiro

Publicado em

Trabalho humanitário para excluídos e defesa da democracia no DF leva CLDF a conceder Título de Cidadão de Brasília a Acilino Ribeiro

Por CAMILA SCHUTZ

INTERPRESS – AGNOT – KS – 12.09.24: Aprovado por unanimidade pelos deputados distritais, a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o Título de Cidadão Honorária de Brasília ao advogado de movimentos sociais, professor universitário e educador popular, Acilino Ribeiro, piauiense de nascimento e ex-Subsecretário de Estado de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF.

Advertisement

O Projeto de Decreto Legislativo – PDL é de autoria do deputado Ricardo Vale que em sua justificativa apresenta inúmeros exemplos de atividades políticas, sociais e humanitárias exercidas por Acilino Ribeiro em beneficio do povo do Distrito Federal, atuando em diversas áreas, como educador social, assistência humanitária e  assessoria jurídica e política cidadã aos excluídos de todo o Distrito Federal, além de ter tido um papel importante na defesa da democracia e lutas sociais e populares desde quando chegou a Brasília a primeira vez no ano de 1967 e depois em 2007 após anos de luta divididos em dois períodos: o primeiro, de 1968 a 1974, da luta armada contra o regime militar e de 1975 a 19 quando lutou pela Lei da Anistia. Acilino lutou contra a ditadura optando pela luta revolucionária e foi um dos mais jovens comandantes da guerrilha no país e um dos mais perseguidos combatentes guerrilheiros contra o regime ditatorial e prosseguiu lutando pela redemocratização. O segundo quando vem em 2007 também do Piauí, seu estado natal, já nos governos Lula e Dilma, e até hoje quando atua junto aos movimentos sociais de excluídos do DF, fazendo trabalho de educação de base com a população de rua, dependentes químicos, parentes da população carcerária, profissionais do sexo, imigrantes e refugiados, sem terras e sem tetos, além do trabalho de educador popular junto aos movimentos sociais e sindicais, hoje como Diretor Geral da Universidade Popular – UNIPOP.

Leia Também:  Seja uma das protagonistas do projeto "Uma Mulher é Uma Mulher"

Segundo Ricardo Vale, autor da homenagem, Acilino Ribeiro é merecedor da honra concedida, tanto pelo que fez no passado como pelo intelectual que é e a humildade que tem ao dar exemplos de dignidade e respeito ao povo do Distrito Federal. Na justificativa do projeto Vale anexa um vasto curriculum de Acilino Ribeiro, que também foi Vereador de Teresina, no Piauí, Secretário Municipal de Interior e Ação Social da Prefeitura Municipal, Secretário Municipal de Defesa Civil, Presidente do Instituto de Terras do Estado do Piauí, Secretário de Reforma Agrária e Superintendente do INCRA no Estado.

Em Brasília, além de advogado de movimentos sociais e populares, professor universitário e um acadêmico com dez pós graduações é especialista nas áreas de Direito Internacional e Constitucional, História Política e Social da Humanidade, Economia Política Internacional, Teologia Política e História das Religiões, Relações Internacionais e Diplomacia Política, Estudos Estratégicos e Geopolíticos, Defesa Nacional e Segurança Interacional, Inteligência e Contrainteligência, dentre vários outros cursos extracurriculares nas áreas de Filosofia, Sociologia e Antropologia. Acilino Ribeiro também é cineasta, documentarista, escritor com dez livros lançados, consultor parlamentar e diplomático.

Advertisement

Lembram alguns parlamentares que parte desse trabalho político desenvolvido no DF por Acilino Ribeiro foi quando ele era Subsecretário de Estado de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF e exercia um papel importantíssimo e fundamental junto á sociedade civil de Brasília e terminou sendo um dos principais protagonistas da pacificação política e social entre o governo e os movimentos populares em Brasília.

Leia Também:  Governo prevê investir R$ 110 bilhões para encontrar soluções em concessões de rodovias federais

Vários dirigentes de partidos políticos, líderes de movimentos sociais, parlamentares, jornalistas, diplomatas e intelectuais do mundo acadêmico, que já se articulam para comparecerem à Sessão Solene de entrega do título ao homenageado que deve acontecer em outubro quando a Mesa Diretora da CLDF marcar para fazer a entrega do título, enviaram mensagens parabenizando Acilino e deram declarações de apoio e agradecimento ao deputado Ricardo Vale pela iniciativa.

Procurado pela reportagem Acilino Ribeiro agradeceu aos deputados pela homenagem e em especial ao deputado Ricardo Vale a quem afirmou ser um grande parlamentar e com quem coaduna ideias em defesa do desenvolvimento do povo brasiliense. Afirmou ainda que essa homenagem divide com todos os amigos e companheiros de luta que com ele desenvolvem o trabalho que lhe fez por ser concedido o título e que cada um tem um pedaço desse diploma. Disse que no dia da entrega todos os movimentos sociais, partidos políticos, companheiros de luta e amigos serão convidados.

Advertisement

Acilino Ribeiro é irmão do ex-deputado Raimundo Ribeiro, hoje presidente da ADASA, a quem disse que tem como referência política, ética e moral e que lhe ajudou e o ensinou muito quando retornou a Brasília e começou a fazer esse trabalho político e social que levou o ser homenageado pela CLDF.    INTERPRESS – AGNOT – KS – 12.09.24:

COMENTE ABAIXO:

Diversas

Detran-DF flagra 14 condutores alcoolizados em operação em Águas Claras

Published

on

Em menos de três horas, 120 motoristas foram abordados e realizaram o teste do etilômetro

Valquíria Cunha

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre 23h30 de terça-feira (14) e 1h15 desta quarta-feira (15), uma grande Operação Lei Seca na Avenida Castanheiras, altura da Rua Maracá, em Águas Claras. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e teve como objetivo coibir infrações relacionadas ao consumo de álcool e reforçar a segurança viária na região.

Advertisement

 

Durante a operação, 120 condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro. Desse total, 14 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes também registraram outras irregularidades, como um caso de excesso de passageiro, um de não uso do cinto de segurança, um de transporte de criança sem cadeirinha, um escapamento alterado em carro e outro em motocicleta, uma Carteira Nacional de Habilitação vencida, dois condutores inabilitados, um caso de falta de equipamento obrigatório e três outras infrações diversas.

Leia Também:  Governo prevê investir R$ 110 bilhões para encontrar soluções em concessões de rodovias federais

A ação contou com a participação de 12 agentes e 6 viaturas do Detran-DF, além do apoio de uma viatura e dois policiais da PMDF.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA