Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diversas

Missão diplomática do Instituto IECAP estreita relações Brasil-Tanzânia

Publicado em

Instituição presidida por Renata Oliveira estuda parcerias para implementação de sua tecnologia social na África 

Neste mês, a delegação do Instituto IECAP cumpriu agenda movimentada de reuniões estratégicas e visitas a entidades sociais que atuam em Dar es Salaam e Zanzibar, na Tanzânia. A convite do governo da Tanzânia e interlocução da LTS Consultoria, Renata Oliveira, presidente do IECAP, e Carlos Said, assessor de relações públicas, participaram de encontros com atores-chave da região no intuito de compartilhar sua expertise e tecnologia social para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.

A missão teve início na Embaixada do Brasil em Dar es Salaam, onde a comitiva foi recebida pelo embaixador Gustavo Martins Nogueira e pelo Conselheiro Jaçanã Ribeiro. Na oportunidade, o IECAP apresentou sua trajetória de 23 anos de atuação, destacando os projetos de impacto social desenvolvidos no Brasil. Foram discutidas as principais linhas de ação para colaboração com projetos na Tanzânia, com enfoque no incentivo ao empreendedorismo, inclusão produtiva, estímulo à liderança feminina em pequenos negócios, promoção da dignidade, igualdade de oportunidades e desenvolvimento de habilidades.

Advertisement

Temos a honra de internacionalizar o jeito IECAP de ser, com um amor e carinho em cada projeto que lideramos. Nossa missão na Tanzânia está em colaborar com a realização dos sonhos e o desenvolvimento pessoal, familiar e profissional das comunidades beneficiadas. O foco central da nossa atuação são as pessoas, suas histórias e ações diárias para criar um ecossistema social de oportunidades para a transformação. Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de somar com nossos parceiros africanos”, celebra Renata Oliveira.

Leia Também:  Brasil conquista o título de melhor produtor do mundo, no Dia mundial do queijo

Entre os compromissos, o Instituto IECAP teve o privilégio de visitar projetos como o Mama Jasiri, voltado à capacitação artesã e geração de renda para mulheres excluídas da sociedade por vivenciar uma gravidez precoce; o Bongo FC, iniciativa que promove o futebol como transformador de vidas, além de todo um suporte educacional aos beneficiados; e famílias da Coast Region, que se dedicam à agricultura e venda de frutas nas rodovias da região.

Junto ao Consulado do Brasil em Zanzibar, a instituição conheceu a Mwanamke Initiatives Foundation – MIF, que é referência em trabalhos no combate à fome e doenças junto a populações que enfrentam situação extrema de vulnerabilidade. A reunião foi articulada pelo Cônsul Honorário Sr. Abdulsamad Abdulrahim, com participação de Sabra Mohamed, CEO da MIF, juntamente com Selemani Mbuyita, assessor técnico, e Neema Massawe, coordenadora de programas.

Advertisement

Como primeiro resultado da missão diplomática, está prevista a assinatura de um termo de cooperação entre o Instituto IECAP e a Mwanamke Initiatives Foundation – MIF. Outras parcerias estão em desdobramento e prometem impulsionar os projetos sociais e seus impactos nas comunidades.

Leia Também:  Mães são maioria entre as mulheres empreendedoras no Brasil

O objetivo do intercâmbio institucional visa a capacitação para o mercado de trabalho, o empoderamento feminino, a potencialização da cultura e do esporte, dentre outros.

Mais informações para a imprensa
Advertisement

Donna Mídia Comunicação

Charlotte Vilela

(61) 98151-2400

Advertisement

donnamidia@gmail.com

COMENTE ABAIXO:

Diversas

Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena

Published

on

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte
Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação.
“O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas”, comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.
A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.
A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.
Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. “Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado”, conclui.
A venda do livro “Desmistificando o Autismo”, da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo.
Sobre Letícia Sena
Fonoaudióloga e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo, Letícia é analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento atípico, com formação pelo Instituto Par – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, é especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa e especialista em Terapia da Aceitação e do Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental e Contextual. Letícia, é certificada nos métodos Prompt, PECS, PODD, CoreWords e contribui com publicações, inclusive internacionais, sobre autismo e empreendedorismo feminino.
Letícia é fundadora da Clínica Instituto Índigo e realiza a gestão, supervisões e orientações parentais, incluindo o acompanhamento de casos e clínicas em diferentes estados do Brasil e fora do Brasil.
Instagram: @fga_leticiasena
LinkedIn: Letícia Sena
Sobre o Instituto Índigo
Clínica multidisciplinar referência no atendimento a crianças e adolescentes autistas, síndromes genéticas raras, transtornos de aprendizagem, da fala, alimentação e atrasos no desenvolvimento. Atua com fonoaudiologia, psicologia, terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, neuropsicologia e educação física. Os tratamentos são personalizados, com supervisão estruturada, registros diários, orientação parental e treinamento escolar, com atendimento presencial em consultório, em domicílio e consultorias a distância. Conta com a UniÍndigo, universidade voltada à formação de terapeutas na área e professores da rede regular de ensino e investe em inovação, como o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial próprio.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Agronegócio responde por 15% da energia solar produzida no Brasil
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA