Esporte
Rede CT divulga resultado das inscrições para capacitação em projetos esportivos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste
Das 352 organizações selecionadas para o ciclo de capacitação, 95 são da região Centro-Oeste e 22 do Distrito Federal
A Rede CT – Capacitação e Transformação anuncia os resultados das inscrições para a capacitação gratuita voltada a organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com projetos esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A iniciativa, que visa a ampliar o acesso à Lei nº 11.438/06 – Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE), reafirma sua missão de descentralizar recursos e fortalecer o impacto social por meio do esporte. Ao todo, 765 organizações se inscreveram e 352 foram selecionadas. Dessas, 95 estão sediadas no Centro-Oeste, 20 a mais que no primeiro ciclo de capacitação da Rede CT, oferecido em 2024
“Tivemos um aumento considerável na inscrição e na participação de organizações do Centro-Oeste neste ano. Consequência de uma articulação das próprias OSCs participantes no ano passado, demonstrando o grande poder mobilizador entre elas para o fortalecimento regional e para o desenvolvimento de organizações sociais esportivas”, afirma Gigi Favacho, gerente do Projeto CT.
Entre os projetos selecionados, a maioria é voltada para crianças e adolescentes, jovens, mulheres, idosos, população negra e população LGBTQIAPN+, mas também há iniciativas que beneficiam pessoas com deficiência (PCDs), povos indígenas, população ribeirinha, população quilombola, população em situação de rua, população carcerária, imigrantes, refugiados, além de associações e cooperativas, organizações da sociedade civil e negócios de impacto social. Juntas, essas organizações atendem a mais de 300 mil pessoas em 94 municípios, reafirmando o papel central do esporte como ferramenta de transformação social.
A região Nordeste liderou em número de inscrições, com 352 organizações participantes, das quais 151 foram selecionadas, o que representa 43% do total. O Norte contou com 196 inscrições, o equivalente a 30% do total. Já o Centro-Oeste somou 217 inscrições, sendo Mato Grosso o estado com maior número de participantes (75), seguido por Goiás (61), Distrito Federal (46) e Mato Grosso do Sul (35).
Diversidade e inclusão como marcas do projeto
O perfil das organizações inscritas nas três regiões evidencia a abrangência e a inclusão promovidas pela Rede CT. A maior parte das iniciativas é voltada para crianças e adolescentes (693 organizações), seguida por projetos voltados a jovens (606), mulheres (514) e idosos (337). A promoção da diversidade também se faz presente: 300 organizações atendem pessoas com deficiência, 260 atuam com a população negra, e 167 trabalham com o público LGBTQIAPN+.
Esporte como meio de cidadania
As práticas esportivas desenvolvidas pelas organizações inscritas refletem a diversidade de modalidades nos territórios. O futebol lidera entre as atividades oferecidas, seguido por futsal, capoeira, multiesportivo, voleibol, jiu-jitsu e atletismo. Judô, karatê e basquete também estão entre as práticas mais recorrentes. Essas ações vão além da iniciação esportiva, promovendo formação cidadã para diferentes faixas etárias e públicos em situação de vulnerabilidade.
Sobre o Projeto CT
O Projeto CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste – especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2024, 477 organizações se inscreveram para participar da capacitação, e 322 foram selecionadas. Em 2025, o projeto busca ampliar esse impacto.
A busca por justiça social, educação de qualidade e redução das desigualdades conecta as ações do Itaú Social, da B3 Social e do Projeto CT – Capacitação e Transformação. Com foco em políticas públicas emancipatórias, o Itaú Social investe no fortalecimento de redes públicas de ensino, no desenvolvimento de modelos escolares de referência e na valorização de práticas pedagógicas inclusivas, especialmente nos anos finais do ensino fundamental e na pré-escola.
Em sintonia com essa missão, a B3 Social atua com base na filantropia estratégica para impulsionar projetos estruturantes na educação pública brasileira. Seu apoio vai além do financiamento: oferece suporte técnico de longo prazo e investe em impacto mensurável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Em comum, essas iniciativas apostam na potência das redes, na valorização dos saberes locais e na promoção de oportunidades que dialogam com realidades diversas, reforçando o compromisso com um Brasil mais justo, inclusivo e sustentável.
Conheça a Lei
A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem a crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos, entre outros. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.
OSC’s selecionadas no Distrito Federal
Transforme Ações Sociais e Humanitárias, Associação Brasil Melhor, Instituto Bom Samaritano, Instituto Vôlei em Ação / Power DF Vôlei, Casa de Paternidade, ONG Esporte Para Todos, Instituto Thourao Esporte e Assistencial Social, AGRA – Associação de Ginástica Rítmica e Acrobática, Centro Social Formar, Instituto Majuriká, Instituto Rede Solidária – IRES, Projeto Assistencial Sementes de Esperança – PASES, Associação Desportiva da Saúde da Família LGBTQIAP+, Associação Cresce-DF, Centro Assistencial Maria Carmem Colera, Instituto A33, IEC Prevermed, Instituto Para o Reino, Associação América Futebol Clube – AAFC, CAEFIPH, Instituto do Carinho.
Donna Mídia Comunicação
Charlotte Vilela
(61) 98151-2400
Esporte
Programa dará bolsa de R$ 6 mil mensais a atletas negros. Inscrições vão até o próximo dia 21 de setembro
Afroesporte e Betano lançam bolsa de R$ 6 mil mensais para atletas negros
As inscrições vão até 21 de setembro, com foco em atletas de alto rendimento. Nomes de peso compõem a banca do júri, como Negrete, Márcia Fu, Rafaela Silva e Fofão, entre outros.
Do treino ao negócio: Afroesporte anuncia a 4ª edição do Afroesporte Fund, o primeiro fundo de apoio ao empreendedorismo no setor esportivo com foco no desenvolvimento econômico de atletas negros. Nesta edição, o programa combina apoio financeiro mensal, formação prática e rede de suporte com psicólogo e mentoria financeira por 12 meses, priorizando a permanência no alto rendimento e a transformação de performance esportiva em projeto de vida. A edição tem patrocínio da Betano e as inscrições devem ser feitas online, no site da Afroesporte.
“Num momento em que tantas marcas descontinuam times de diversidade, ter a Betano como parceira no combate ao racismo é ousado e inovador. Muitos atletas desistem por falta de condições, e sermos pioneiros em um programa que garante permanência com bolsa é uma conquista histórica. Nossa missão é ampliar esse impacto e inspirar outras iniciativas e mostrar que é possível promover ações de reparação no esporte.” Mia Lopes, CEO da Afroesporte
O Afroesporte Fund nasceu do que se vê nas bordas do esporte brasileiro: talento não falta; faltam condições. A bolsa mensal, a formação e o cuidado integral não são um prêmio, são infraestrutura de permanência. É o degrau que falta quando o assunto é transformar treino em trabalho digno, performance em autonomia econômica, visibilidade em futuro.
Invertendo a lógica do mercado, o Fund já impactou mais de 30 atletas e empreendedores negros desde sua criação. A 4ª edição, chamada “Estrelas”, estende a jornada para 1 ano e oferece masterclasses ao vivo a cada 15 dias (sábados, 13h–18h), organizadas em cinco módulos: Letramento Racial, Branding, Produção de Conteúdo, Finanças e Empreendedorismo.
O nome “Estrelas” reflete o papel das estrelas do esporte: brilhar em suas modalidades. Mas, na realidade, muitos atletas não conseguem apenas se dedicar ao alto rendimento. A pesquisa ‘Esportes para Todos?’, da Serasa com a Opinion Box, mostrou que 39% dos atletas precisaram trabalhar fora do esporte para se manter, e outros 32% apontaram a falta de incentivos financeiros como obstáculo. O programa nasce justamente para enfrentar esse cenário e garantir que mais atletas negros possam permanecer no esporte.
Quem pode participar
Podem se inscrever atletas negros de alto rendimento com 18 anos ou mais, de todo o país, com disponibilidade para estar em São Paulo (capital) ao menos cinco vezes ao longo do projeto, especialmente atletas que desejam empreender no setor esportivo e ampliar presença digital.
O que o programa oferece
Os 10 selecionados recebem, ao longo de 12 meses:
- Bolsa mensal de R$ 6.000 (pagamento ao final de cada mês de atividade);
- Mentoria financeira e media training;
- Acompanhamento psicológico;
- Kit de boas-vindas e certificado;
- Masterclasses online e ao vivo quinzenais (sábados, 13h–18h) nos módulos descritos acima.
Parceria orientada por propósito e responsabilidade
Permanecer no esporte é tão estratégico quanto chegar no auge da carreira e isso requer investimento sustentável. Não é sobre celebrar um patrocínio, é sobre viabilizar continuidade. O aporte garante previsibilidade, a trilha de conhecimento cria autonomia e a rede abre portas. Juntas, essas frentes mudam a realidade de quem precisa. É assim que esta parceria atua: financia a permanência, forma para o mercado e conecta com oportunidades, para que talento preto no esporte deixe de operar na urgência e passe a construir carreira com planejamento, reputação e renda.
“Sabemos quanto potencial pode ser desperdiçado por falta de apoio e acesso. Se queremos ser os grandes patrocinadores do esporte brasileiro, é preciso também que iniciemos ações que combatam desigualdades históricas. O patrocínio do Fund 4 é o início de um longo caminho, que queremos percorrer ao lado de instituições sérias e comprometidas como a Afroesporte”, Fernanda Brunsizian, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Betano
Serviço — Afroesporte Fund (4ª edição)
- Inscrições: de 08 a 21 de setembro de 2025.
- Link para inscrição: www.afroesporte.
com/fund4 - Banca do júri:
– Diego Moraes – Ex-atleta, escritor e repórter da Globo.
– Fábio Ritter – Gerente de Ativações de Patrocínios na Betano
– Hélia Rogério (Fofão) – Ex-jogadora de vôlei, fundadora Projeto Social Fofão 7
– Mafoane Odara – Estrategista de Cultura e Diálogo, Psicóloga e Atleta de Basquete Master
– Mariana Virgílio – Coordenadora de Comunicação e operações da Afroesporte
– Márcia Fu – Apresentadora da Record TV e ex-jogadora de vôlei
– Negrete – Influenciador
– Neide Santos – Maratonista e fundadora do Projeto Vida Corrida
– Rafaela Silva – Campeã olímpica Rio 2016, bronze olímpico Paris 2024 e bicampeã mundial
- Resultado: 01 de outubro de 2025.
- Aula de Boas-vindas: 18 de outubro de 2025.
- Encerramento previsto: 03 de outubro de 2026 (com entrega de certificados).
- Depósito do benefício: ao final de cada mês de atividade.
- Vagas: 10 atletas negros de alto rendimento.
- Formação: masterclasses ao vivo quinzenais (sábados, 13h–18h) em 5 módulos (Letramento Racial, Branding, Produção de Conteúdo, Finanças e Empreendedorismo).
- Benefícios adicionais: mentoria de finanças, media training, acompanhamento psicológico, kit de boas-vindas e certificado.
Sobre a Afroesporte
A Afroesporte é um ecossistema que fomenta o empreendedorismo no setor esportivo com foco no desenvolvimento econômico de atletas negros, unindo investimento, formação e rede para acelerar carreiras e ampliar oportunidades no esporte. Atua um laboratório de conteúdo e hub de soluções digitais, conectando atletas ao ecossistema de inovação e marcas, por meio do digital. A atuação pioneira da Afroesporte vem ganhando visibilidade em veículos e plataformas de negócios, esporte e inovação, reforçando sua posição como referência em diversidade, tecnologia e novas economias do esporte.
Sobre a Betano
A Betano, uma das maiores casas de apostas esportivas do Brasil, é uma marca criada para oferecer excelentes experiências por meio de sua plataforma, disponível para desktop, laptop, tablet, celular e aplicativo Android. O objetivo da operadora é evoluir continuamente a experiência de apostas que oferece a milhões de clientes e entreter os fãs de esportes de forma divertida e responsável. No Brasil, a Betano detém os naming rights de competições como o Brasileirão Betano, a Copa Betano do Brasil e a Supercopa Betano Rei 2025. A Betano é operada pelo Kaizen Gaming Group, uma das maiores e mais rápidas operadoras do mundo, com presença em 19 países e um plano estratégico de expansão para 26 mercados até 2026.
Saiba mais:Link | betano_brasil
Contato de Imprensa
Assessoria de Imprensa | Afroesporte
E-mail: contato@afroesporte.com.br
Assessoria de imprensa | Betano
Email: betanobr@inpresspni.com.br
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