Moda
Conheça o kitsch, estilo de moda exagerado, artístico e sentimentalista
 
																								
												
												
											(crédito: Reprodução Instagram/@maluborgesm)
Diferente de todas as tendências já apontadas para este ano, o kitsch, antes visto de forma pejorativa pela sociedade, vem sendo trabalhado por grandes marcas e adotado por celebridades do mundo da moda
E no vai e vem do ioiô das tendências, repentinamente, estilos opostos dividem palco e performam juntos para ditar o que está em alta no momento. Em paralelo ao minimalismo do quiet luxury, o kitsch, estilo sentimentalista, artístico e exagerado, totalmente oposto ao discreto, brilha, literalmente, em 2023 e, para além dos quadros de decoração, revela-se nas roupas e nos acessórios.
O termo kitsch tem origem alemã e nomeia a estética multicolorida, superestampada e completamente maximalista. A trend foi vista por muito tempo na moda e na decoração, como uma forma brega de expressão, mas, atualmente, tem sido utilizada para ilustrar os diferentes gostos e formas de se vestir — nem tudo precisa ser padronizado.

A fashion designer Maria Letícia Amorim esclarece que o estilo é uma grande mescla carregada de elementos. “É uma estética inicialmente de caráter pejorativo na sociedade, mas, hoje, ressignificado, que mixa várias fontes estéticas, cores, formas e em um contexto atual, com mais força, fura a bolha de estar inserido unicamente em fontes visuais, como ambiente e obras artísticas, e pode ser elementar também na vestimenta.”
Uma forma de expressão
Cada indivíduo carrega em si a particularidade de ser o que se é. Entre as diversas formas de manifestar a própria personalidade, as roupas podem ser uma poderosa ferramenta. Como o vestido vermelho da Mônica, personagem criado por Maurício de Sousa, a representaria se todos os personagens se vestissem da mesma maneira? O kitsch é exatamente isso, uma forma de fugir do padrão e, abusando das estampas e das cores vibrantes, escolher as peças de acordo com o gosto pessoal, sem se preocupar com combinações.

O modelo Gustavo Fellipe enxerga beleza na estética e defende a hipérbole do estilo. “Vejo o kitsch como uma forma de se expressar, sim, porque, às vezes, usamos nossas roupas para mostrar um pouco do nosso estado em determinado momento, mas entendo quem não goste tanto porque, de fato, pode parecer muita informação. Mas não é assim que nos sentimos às vezes? O kitsch está muito ligado ao sentimentalismo, e eu acredito que o exagero também tem sua beleza”, reflete.
A estilista Lara Fernandes esclarece que a razão para duas tendências tão contrárias estarem em alta ao mesmo tempo tem a ver com os gostos pessoais de cada um — a escolha por aderir a cada tendência é extremamente pessoal.
“O mundo sempre teve muitas nuances no que tange aos estilos e às tendências que vigoram de tempos em tempos, mas entendo que hoje existe uma liberdade muito maior relacionada à identificação pessoal, e isso já é suficiente para possibilitar não uma ou duas, mas várias fontes estéticas ou tendências ao mesmo tempo”, comenta Maria Letícia sobre o quiet luxury e o kitsch como trends simultâneas.
Para a especialista, a sociedade se inclina mais ao fator minimalista e, por isso, adere mais facilmente ao jeito discreto de se vestir, porém entende que existe uma emancipação, principalmente relacionada aos jovens, quando se fala em elementos estéticos.

A composição
Para quem quer surfar na onda do exagero, as especialistas recomendam peças brilhantes e coloridas. A identidade Kitsch traz tons vivos e vibrantes, diversificados tipos de tecidos, texturas, estampas e padronagens.
Não há como passar uma fórmula exata de como aderir à estética, afinal, o kitsch aborda exatamente o sentimentalismo e o melodrama individual, jogar-se sem dar atenção às opiniões alheias é o segredo. A estilista Lara Fernandes relembra que a tendência é, antes de tudo, uma forma de se expressar, através dos elementos exagerados, focada no sentimental.

“Acredito que o primeiro passo é não ter medo de unir elementos, e entender que adições sempre são bem-vindas por representarem boas possibilidades. Vejo o aspecto das cores e das formas como uma das grandes portas de iniciação ao estilo kitsch, e, por fim, uma fonte estética riquíssima, que pode ser a musa inspiradora ao meu ver, é um grande recorte dos anos 1970 unido a tudo o que se tem direito no pré e no pós, tudo sem medo de compor”, reafirma Maria Letícia.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
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																															Moda
Iguatemi Brasília celebra o Dia dos Pais com ação que reforça o estilo como herança entre gerações
 
														Campanha ‘Somos o que Vivemos’ destaca a moda como elo afetivo entre pais e filhos de forma autêntica, contemporânea, em linha com o DNA da Companhia
São Paulo, julho de 2025 – Para o Dia dos Pais deste ano, a Iguatemi S.A. retoma o conceito “Somos o que Vivemos”, em uma nova campanha que convida o público a celebrar os laços entre pais e filhos. Desta vez, o foco está no estilo como herança afetiva, um reflexo das referências que marcam gerações e se traduzem na forma de se vestir. A campanha é estrelada por três duplas que compartilham momentos de conexão e histórias pessoais, retratadas com um olhar fashion e sofisticado, em linha com o DNA da Companhia. As peças reforçam que os laços se fortalecem nos pequenos gestos e nas experiências do cotidiano.
“A campanha retrata diferentes perfis de pais contemporâneos por meio de três duplas que evidenciam, com sensibilidade e autenticidade, as conexões afetivas entre pais e filhos. Buscamos nestas peças valorizar os vínculos construídos ao longo do tempo e as referências que a figura paterna deixa como herança, inclusive, no modo de se expressar por meio da moda. É uma forma de traduzir o amor e o companheirismo que moldam a relação de pais e filhos, de geração a geração”, afirma Renata Zitune, Diretora de Marketing e Patrocínios da Iguatemi S.A.
A campanha entra em circulação a partir de 19 de julho nas redes sociais e nos ambientes dos shoppings do grupo, com destaque para o vídeo principal (hero) e pílulas de conteúdo que reforçam a temática, com divulgações previstas até agosto. Com uma abordagem emocional, os filmes traduzem o espírito do conceito “Somos o que Vivemos”, ao apresentar a moda como um elo simbólico que atravessa o tempo. Um convite à reflexão sobre a relação das referências afetivas com a construção da identidade individual, que se perpetuam nos detalhes, no jeito de se vestir, nos gestos herdados e nas memórias compartilhadas. É uma homenagem aos laços que nascem da convivência e permanecem como legado.
Ficha Técnica
Fotógrafo: Lufree
Make up: Daniel Hernandez
Stylist: Pedro Sales
Vídeo: Enrico Beer Boimond
Produtora: The Box
Produtora de áudio: Max Blum
Casting: Dries Van Steen, Ricardo Van Steen, Mustafar, Nato Ferreira, Marcos Luko, João Marchioro
A comunicação pode ser conferida nos seguintes empreendimentos da rede: Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Shopping Market Place, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Galleria Shopping, Iguatemi Esplanada, Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi São José do Rio Preto, Iguatemi Brasília, Praia de Belas Shopping, I Fashion Outlet Novo Hamburgo e I Fashion Outlet Santa Catarina.
Sobre a Iguatemi
A Iguatemi S.A. é uma das maiores empresas full-service no setor de shopping centers do Brasil. Suas atividades englobam a concepção, o planejamento, o desenvolvimento e a administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais. A Iguatemi detém participação em 15 shopping centers, 2 Premium Outlets e quatro torres comerciais que, juntos, totalizam 768,5 mil m² de ABL total, sendo sua ABL própria correspondente a 494,8 mil m². A empresa também opera o marketplace Iguatemi 365, uma plataforma que nasceu conectada ao espaço físico para oferecer uma experiência multicanal. A companhia participa da administração de todos os seus shoppings, outlets e torres comerciais. As ações da Iguatemi (IGTI11) estão listadas na B3 e fazem parte do índice Ibovespa.
Sobre o Iguatemi Brasília
O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi S.A, uma empresa full service (administra, planeja e constrói), classificada como a 36.ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento. São mais de 144 lojas, entre elas 23 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas.
Informações à imprensa:
FSB Comunicação
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