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Gracinha Caiado destaca avanços do Goiás Social no campo, durante Congresso de Direito e Sustentabilidade, em Salvador

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Coordenadora do Goiás Social, primeira-dama ressaltou a importância do agronegócio e das ações do Governo do Estado no combate à pobreza e à desigualdade social

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o desenvolvimento econômico e social de Goiás, nesta quinta-feira (16/05), durante o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, em Salvador (BA). O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades) juntamente com a Associação Comercial da Bahia (ACB) visa debater desenvolvimento econômico, preservação do meio ambiente e segurança jurídica.

“O governador Ronaldo Caiado tem mostrado que é possível dar dignidade às famílias que vivem no campo, que é importante apoiar a agricultura familiar, regularizar áreas conforme a lei e coibir, de forma clara e direta, qualquer tentativa de invasão ilegal de terras”, afirmou Gracinha Caiado durante palestra no painel “Agronegócio Sustentável”, no qual falou sobre o tema “Agro é Social: experiência com pequenos produtores em Goiás”.

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“O Agro é Social foi criado, dentro do Goiás Social, para alcançar as famílias de pequenos produtores com ferramentas que possibilitem que eles possam plantar, colher e gerir sua produção de forma autônoma, por meio de capacitação e acesso a insumos, a crédito e a regularização de documentos”, explicou a primeira-dama ao citar programas como o Crédito Social, o Programa de Aquisição de Alimentos de Goiás (PAA Goiás) e Projeto de Fruticultura do Vão do Paranã, entre outros.

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A coordenadora do Goiás Social ressaltou que o estado de Goiás tem superado a vulnerabilidade rural, sendo o 2º estado no país que mais reduziu a pobreza no campo, segundo dados do IBGE de 2023. A redução na faixa de renda da extrema pobreza chegou a 84,5% no estado.

Essa realidade é evidenciada também pelo Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 que fechou com o maior valor da história, com R$ 336,7 bilhões (+ 4,4%), valor acima da média nacional no mesmo período, que é de 2,9%. Ela explicou ainda que a agropecuária apresentou alta de 12,9% e foi um fator de suma importância para a geração de empregos. Apenas em 2023, foram mais de 1 milhão de pessoas empregadas, sendo este o maior patamar dos últimos 11 anos. “Temos conseguido isso justamente por meio dessa equação: garantindo segurança jurídica, preservando e corrigindo as desigualdades.

O Congresso
O II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade reúne especialistas para discutir e analisar a sustentabilidade à luz do Estado Democrático de Direito. O evento conta com a presença de cientistas, agentes políticos, empresários e formadores de opinião de todo o Brasil.

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“É fundamental que a gente busque o equilíbrio enquanto sociedade, sociedade que existe, consome, clama por coisas e pede também por um planejamento melhor e um uso mais inteligente de seus recursos naturais”, ressaltou Isabela Suarez, vice-presidente de Sustentabilidade da ACB e organizadora do Congresso.

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Segundo o presidente do Ibrades e coordenador do evento, Georges Humbert, as questões de sustentabilidade geram confronto entre economia, social e meio ambiente. “A gente sabe que o direito entra justamente para criar regras que disciplinem essas relações e tragam soluções para esses eventuais conflitos”, explicou.

Fotos: Gil Ramos

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Legenda: Coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, durante II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, em Salvador (BA)

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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