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Mês da Mulher Rural: Atvos celebra data ampliando presença feminina e fortalecendo equidade no setor sucroenergético

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Crédito – Divulgação

Com o programa MOVA, companhia oferece capacitação profissional para mulheres de comunidades rurais do Centro-Oeste e Sudeste

São Paulo, outubro de 2025 – Na contramão do histórico domínio masculino na força de trabalho do agronegócio, a Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, tem contribuído para um novo cenário. A empresa investe no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres das comunidades próximas às suas oito unidades agroindustriais no Centro-Oeste e Sudeste, incentivando sua atuação como agentes de inovação, produtividade e sustentabilidade.

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A companhia oferece capacitação gratuita por meio do MOVA – Movimento Comunidade em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os cursos abrangem as áreas agrícola e administrativa, com foco em operação de máquinas, colheita, transporte, liderança e gestão. Para apoiar a diversidade no mercado de trabalho, a companhia já disponibilizou turmas exclusivas para mulheres.

 

E recentemente, pelo quarto ano consecutivo, a Atvos conquistou o selo ‘Empresa Amiga da Mulher’. Concedido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) de Mato Grosso do Sul, o prêmio destaca as ações da companhia em prol da equidade de gênero e da valorização feminina.

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Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam que a participação feminina no agronegócio passou de 7% em 2012 para 17% em 2023. A Atvos acompanha esse crescimento e hoje tem mais de 18% de mulheres em seu quadro de colaboradores — um resultado direto de ações contínuas de inclusão, educação e capacitação. A meta da companhia é alcançar 30% de participação feminina em cargos estratégicos de liderança nos próximos anos, em toda sua operação no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.

 

Histórias que inspiram a transformação no setor

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O impacto das iniciativas da Atvos se reflete na trajetória de mulheres que vêm conquistando espaço em diferentes funções, das áreas técnicas às administrativas. Na Unidade Rio Claro, em Caçu (GO), Renata Lemes de Souza é exemplo de crescimento profissional. Com mais de uma década na empresa, passou de auxiliar a operadora sênior de máquinas agrícolas. “Tive muitas oportunidades e hoje exerço uma profissão que amo. Quero incentivar outras mulheres a acreditarem que é possível”, destaca.

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Na Unidade Morro Vermelho, em Mineiros (GO), Suelen Mariana Ramos se formou pelo MOVA Comunidade e, desde 2022, atua como assistente administrativo pleno. Ela reforça a importância da autoconfiança para quem deseja atuar no agro ou na bioenergia: “A Atvos incentiva a conquista de espaço pelas mulheres e nos impulsiona a sonhar mais alto”.

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Na Unidade Água Emendada, em Perolândia (GO), Fabrícia Marques Alves passou de garçonete a multiplicadora, responsável por treinar outros colaboradores na empresa. “Ao ingressar na Atvos, ganhei forças para ir além do que podia imaginar e aprendi que não podemos deixar que o preconceito nos abale na nossa profissão. Agora, como multiplicadora, estou conhecendo novas áreas que não sabia que era capaz de trabalhar”.

 

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Em Mirante do Paranapanema (SP), Raquel Benito do Nascimento quebrou barreiras ao se tornar a primeira soldadora industrial da Unidade Conquista do Pontal. Mãe e profissional dedicada, ela inspira outras mulheres: “Lugar de mulher é onde ela quiser, e seu espaço precisa ser respeitado”. Ela iniciou sua trajetória na Atvos em 2007 e hoje atua na manutenção industrial, contribuindo com planejamento, controle e serviços técnicos nas oficinas da operação.

Com quase 17 anos na Atvos, Sueli Palermo de Oliveira, a “Dona Su”, valoriza o papel como operadora de máquina agrícola na Unidade Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS). “Para as mulheres que já estão no setor, aconselho sempre a agarrar as oportunidades. Hoje estamos no trator, na máquina, no caminhão de cana, na pipa, ocupando muitos espaços”.

Na Unidade Eldorado, em Rio Brilhante (MS), Sueli Rodrigues Fonseca ingressou há sete anos como Técnica de Enfermagem do Trabalho e hoje ocupa o cargo de Supervisora Industrial. Ela enfatiza o suporte da Atvos para o desenvolvimento profissional, conciliando carreira e estudos em Engenharia de Produção e Agronegócio. Seu recado às mulheres é claro: “A Atvos acredita em nós e oferece oportunidades para crescer. Não deixem que obstáculos limitem seus caminhos.”

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Outra história de colaboradora da Atvos que tem se destacado é a Camila Carvalho, operadora de máquina agrícola da Unidade Costa Rica, cidade homônima de MS. Ela fez o treinamento do MOVA Comunidade exclusivo para mulheres e ingressou na Atvos em 2023. Para continuar se desenvolvendo, trabalha no apoio ao seu setor quando o líder está de folga. “Meu trabalho na empresa abriu muitas portas para a educação do meu filho. Batalhei muito para superar os desafios, a insegurança e as incertezas”.

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Sobre a Atvos

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A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar mais milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Com oito unidades agroindustriais localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, emprega mais de 11 mil pessoas e impacta positivamente o desenvolvimento socioeconômico de 23 municípios.

 

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de Créditos de Descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2028. Ainda no campo da sustentabilidade, obteve as certificações ISCC EU, ISCC PLUS, ISCC CORSIA e ISCC CORSIA PLUS, que a habilitam a comercializar produtos derivados da cana-de-açúcar, como os biocombustíveis, para a União Europeia, Ásia e países do Sul Global. Esses selos reforçam sua jornada na liderança na transição energética global. Mais informações clique aqui.

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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