Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Paciente do HBDF realiza o sonho de ganhar um violão com a ajuda de profissionais da saúde

Publicado em

Equipe do Hospital de Base realiza gesto de solidariedade e humanização
texto por Bruno Laganá
fotos por Alberto Ruy/IgesDF
Internada no Hospital de Base para tratar de uma fístula pós-cirúrgica, a paciente Eudania Sousa Rios, de 43 anos, teve um momento de felicidade e gratidão na sexta-feira (24/01) ao realizar um sonho de longa data: ganhar um violão. O desejo de Eudania veio à tona durante atendimento realizado pelo fisioterapeuta Lucas Boccanera, que, ao lado dela, recebeu a visita da equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.
“O grupo da Rede apareceu no andar do hospital, tocando músicas no violão e animando os pacientes internados, como sempre fazem. Foi nesse momento que despertou a minha conversa com Eudania sobre o amor pela música”, conta Lucas. Eudania compartilhou seu grande sonho de ter um violão para aprender a tocar, inspirada pelo pastor de sua igreja.
Lucas contou a Eudania que é luthier nas horas vagas, construindo e consertando guitarras e violões. De maneira descontraída, ela brincou pedindo para que Lucas fizesse um violão para ela. Sensibilizado pelo pedido, o fisioterapeuta se lembrou de um violão que estava sem uso na sala da equipe de enfermagem.
“Este instrumento pertencia à nossa fisioterapeuta Luana Campos, que o doou para que realizássemos uma rifa para arrecadar fundos que seriam destinados à melhoria do atendimento aos pacientes da unidade”, conta Prys Hellen de Paula Dias, chefe do serviço de enfermagem do 11º andar. Porém, sem tempo de realizar o projeto, o instrumento seguia parado na sala da equipe.
Após Lucas compartilhar o desejo de Eudania de ganhar um violão, Luana aceitou a ideia de doá-lo à paciente. Em contrapartida, Lucas se comprometeu a doar uma guitarra elétrica de sua coleção particular, que será utilizada para o mesmo projeto da rifa.
Com a colaboração da equipe, Lucas levou o violão para sua oficina, fez os ajustes necessários, trocou algumas peças e preparou o instrumento para a entrega especial. “Eu mesmo vivi esse sonho há muito tempo. Graças a Deus, consegui realizá-lo na minha vida e, se podemos proporcionar isso a alguém, devemos nos esforçar para que outras pessoas também possam vivê-lo”, afirmou Lucas.
No momento da surpresa, toda a equipe multidisciplinar entrou no quarto da enfermaria onde está Eudania cantando o refrão da música Pais e Filhos, do grupo brasiliense Legião Urbana. Ao receber o violão, a paciente não conteve a emoção. “Eu tinha vontade de tocar na igreja. Via o pastor tocando e ficava com aquela vontade de aprender. Agora, meu sonho foi realizado! Agora é só aprender”, comemorou.
A história de Eudania comoveu a equipe. Apesar das dificuldades de saúde, ela é conhecida por sua gratidão e positividade. “Ela é uma pessoa extremamente querida, tem um vínculo familiar forte e nunca reclama. Mesmo com todos os desafios, se mantém positiva e acreditando”, destacou Prys.
O gesto solidário da equipe do Hospital de Base reforça a importância do cuidado, da humanização e do apoio emocional no tratamento hospitalar, um dos pilares do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), que administra a unidade. Histórias como a de Eudania são um exemplo de como pequenas ações podem ajudar na recuperação e proporcionar momentos de felicidade, mesmo em tempos difíceis. Como dizia a música: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã…”.
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Senadora Damares Alves e Cristiane Britto são destaques no Prêmio Melhores do Ano 2024 pelo Grupo Inova

Politica

Detran-DF realiza operação para coibir estacionamento irregular em Águas Claras

Published

on

Ação verificou o uso correto das vagas regulamentadas e coibiu infrações de estacionamento irregular na região

Escrito por Gustavo Nobre

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta quarta-feira (12), uma operação de fiscalização em Águas Claras, com foco na verificação do uso adequado das vagas regulamentadas de estacionamento, especialmente as destinadas a pessoas idosas e com deficiência (PcD). A ação também teve como objetivo coibir infrações de estacionamento irregular em áreas comerciais e residenciais da região administrativa.

Advertisement

Durante a operação, os agentes de trânsito fiscalizaram 84 vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos, e registraram 12 autuações por uso irregular desses espaços, em razão de veículos estacionados sem a credencial obrigatória de identificação. Além disso, outros 81 condutores foram autuados por estacionamento irregular em diferentes locais.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos, sem a credencial correspondente, constitui infração gravíssima, sujeita à penalidade de multa de R$ 293,47, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à remoção do veículo.

Leia Também:  Senadora Damares Alves e Cristiane Britto são destaques no Prêmio Melhores do Ano 2024 pelo Grupo Inova

A operação contou com a participação de oito agentes de trânsito, distribuídos em quatro viaturas, com o apoio de dois guinchos e uma empilhadeira.

O Detran-DF reforça que a fiscalização tem caráter educativo e preventivo, visando garantir o respeito ao direito de mobilidade e promover a organização do trânsito nas vias públicas. A autarquia continuará realizando ações semelhantes em outras regiões administrativas do Distrito Federal, com o intuito de melhorar a fluidez do tráfego e assegurar que as vagas especiais sejam utilizadas por quem realmente necessita.

Advertisement

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA