Politica
Detran nas Escolas é objeto de estudo em curso de Pós-graduação na UnB
Capacitada em curso do Detran-DF, professores da rede pública defendeu tese que alia o programa Detran nas Escolas à Matemática como estratégia para redução de mortes de crianças e adolescentes no trajeto escolar
Zélia Ferreira
Na manhã de sábado (1º), a professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, Jeane Quitéria da Conceição Silva, defendeu, como Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização em Metodologias de Ensino em Matemática na Universidade de Brasília, tese em que o programa Detran nas Escolas figurou como objeto de estudo.
A tese defendida abordou “O Ensino da Matemática e o Programa Detran nas Escolas como Instrumentos de Formação e Transformação Social: Estratégias para a Diminuição de Mortes de Crianças e Adolescentes no Trajeto Escolar”. O trabalho de pesquisa foi orientado pelo Professor Doutor Rui Seimetz. Além do orientador, integrou a banca examinadora o Professor Mestre Inácio Antônio Athayde Oliveira.
A escolha do tema teve como fator motivacional a participação de Jeane Quitéria no curso Mobilidade e Trânsito, que integra o programa Detran nas Escolas e capacita professores da rede pública de ensino para trabalhar a temática do trânsito na sala de aula, como forma de estabelecer a Educação para o Trânsito numa perspectiva da cultura de paz no trânsito e na garantia do direito à mobilidade segura. Ela fez o curso em duas ocasiões: como professora da Educação Infantil, em 2023, e do 1º ano do Ensino Fundamental, em 2024.
“Participar do curso para mim foi um aprendizado muito importante no sentido de prestar mais atenção ao tema trânsito e fazer parte desse grupo de pessoas – pedestres e motoristas – responsáveis e conscientes”, destacou Jeane Quitéria. Em sua tese, ela aborda como ensinar Matemática a partir de situações da vida diária relacionadas ao trânsito, com informações e regras, apresentando os riscos que os estudantes correm no trajeto escolar. “É possível impactar, com os números, estatísticas, quadros, tabelas e gráficos comparativos, as consequências na vida social e econômica de todos os cidadãos em geral, o que afeta diretamente em investimentos e políticas públicas, PIB e como as famílias se estruturam antes e após esses acidentes”, esclarece a autora.
Renato Bertolino, um dos coordenadores do Programa Detran nas Escolas, assistiu à defesa da tese na UnB. Para ele, “As ações do Programa exibem sua eficácia quando, para além da inscrição voluntária da professora no curso Mobilidade e Trânsito, conseguem engajá-la na reflexão dos problemas e soluções do trânsito da nossa cidade. É sempre muito valioso para a instituição ter a oportunidade de desenvolver uma política pública que, no âmbito acadêmico, seja objeto de estudo e pesquisa ”.
Mobilidade e Trânsito
O curso Mobilidade e Trânsito, que integra o Programa Detran nas Escolas, capacita professores das escolas públicas e conveniadas da Secretaria de Educação do Distrito Federal para que a temática trânsito e mobilidade segura seja trabalhada em sala de aula desde a primeira infância até o Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Desde que foi implantado, em 2017, o programa já capacitou 8.376 professores em parceria com a Unidade-escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). São realizadas, anualmente, duas edições do curso. Agora em março de 2025, serão abertas as inscrições para a 15ª edição. Nessa edição, será utilizada uma nova plataforma EAD (versão atualizada do moodle) e os professores das turmas de Anos Iniciais receberão um kit com jogos, livro do Autista Contente e um caderno de atividades pedagógicas para si e seus estudantes. Outra novidade da próxima edição será a realização de turmas no período noturno para atender aos professores da EJA que trabalham à noite, a fim de que possam fazer o curso no dia e horário de sua coordenação.
Fonte: Ascom Detran
Politica
Secretário do Entorno reúne presidentes de Câmaras para alinhar ações em prol da região
Encontro aproximou o Estado dos Legislativos municipais e reforçou união por soluções conjuntas para a RME
O secretário de Estado do Entorno do DF, Pábio Mossoró, recebeu na tarde desta segunda-feira (3/11) os presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana do Entorno (RME). O objetivo foi fortalecer a integração entre o Governo de Goiás e o Legislativo local, promovendo diálogo direto sobre demandas comuns e projetos em andamento para o desenvolvimento regional.
“Foi muito importante essa aproximação com os níveis decisórios dos nossos municípios. Ao falar diretamente com os presidentes, buscamos envolver todos os vereadores nessa união pelo Entorno, construindo soluções conjuntas para desafios semelhantes”, afirmou Pábio Mossoró.
Durante o encontro, foram apresentados os principais planos de ação e iniciativas do Estado voltados à melhoria dos serviços públicos e ao fortalecimento da região. A proposta foi bem recebida pelos representantes municipais. Para o vereador José Lopes, de Novo Gama, essa interação é fundamental “os maiores formadores de opinião são os vereadores. Eles são a porta de entrada do poder público para a população.”
O presidente da Câmara de Planaltina de Goiás, Raimundo Nonato Martins (Raimundo Gods), destacou o caráter histórico da reunião ao reunir, no mesmo espaço, lideranças legislativas de toda a RME. “É uma oportunidade rara de sentarmos na mesma mesa todos os representantes das Casas Legislativas municipais para alinhar uma voz forte para o Entorno.”
O presidente da Câmara de Águas Lindas de Goiás, Oliveira Júnior, avaliou o encontro como um primeiro passo importante para consolidar uma atuação unificada entre os legislativos da região. Segundo ele, o grupo “começou bem e pretende se firmar” como voz permanente em defesa dos interesses do Entorno.
O encontro na Secretaria do Entorno reuniu os presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios da região, entre eles: Raimundo Gods (Planaltina de Goiás), Oliveira Júnior (Águas Lindas de Goiás), Vandilson Felipe (Santo Antônio do Descoberto), Chico Mota (Cocalzinho de Goiás), Walison Lacerda (Valparaíso de Goiás), Marcelo Enfermeiro (Cristalina), José Divino (Cidade Ocidental) e Felipe do Mandu (Luziânia). Representando o presidente da Câmara de Novo Gama, estiveram presentes os vereadores Marquim do Baxim e José Lopes.
Secretaria de Estado do Entorno do DF | Governo de Goiás






