Politica
Posse da Executiva do PRD movimenta Cenário Político do DF
“Vamos eleger pelo menos dois deputados distritais, um federal e iremos compor a chapa majoritária para o Senado e governo do DF”, disse Lucas Kontoyanis.
De acordo com dados da casa, a cerimônia contou com mais de 800 presentes, incluindo lideranças comunitárias, representantes do Governo do Distrito Federal, deputados, senadores, ex-parlamentares e a primeira governadora da Capital do Brasil, Abadia.
O presidente do PRD, Lucas Kontoyanis, comandou os trabalhos e foi prestigiado por todos os presentes, que destacaram seu calibre político em seus discursos.
Mais de 55 autoridades participaram do evento. Entre os presentes, estavam os senadores Leila do Vôlei e Izalci Lucas, o deputado federal Reginaldo Veras representando a bancada da Câmara dos Deputados, e, representando a bancada distrital, os deputados distritais Robério Negreiros, João Cardoso, Paula Belmonte, Rogério Morro da Cruz e Roosevelt. O governo distrital foi representado pelo secretário de Governo José Humberto e pela secretária da Mulher Giselle Ferreira. Também marcaram presença o ex-senador Chiquinho Escórcio, Ex Deputados Leonardo Prudente, Benício Tavares, Alirio Neto e sua esposa Sandra Bacelar, alem da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia.
Os administradores das regiões administrativas compareceram também, entre eles o Aderivaldo Cardoso de Jardim Botânico, Gustavo Aires do Cruzeiro, Arthur Nogueira do Guará, Roberto Medeiros de São Sebastião e também um dos principais gestores do atual governo, Marcelo Piauí.
O ex desembargador do TRE-DF, Dr Everardo Gueiros compareceu ao evento e advogados de renome como o Dr Jacks Veloso e Dr Paulo Alexandre.
Somente na noite de ontem, durante a solenidade, foram filiados vários ex-candidatos que, na eleição de 2022, somaram mais de 80 mil votos. Segundo o presidente do partido, a partir de agora se inicia as tratativas e composições políticas com outros partidos e pretensos candidatos que vão prosseguir até 2026, ano em que o DF terá novas eleições.
Diante dos discursos feitos pelos componentes da mesa, podemos deduzir que, logo logo o PRD terá mais 2 filiados à sigla, e seus nomes são o deputado federal Reginaldo Veras e a deputada Distrital Paula Belmonte, vejam parte de seus pronunciamentos:
Reginaldo Veras
“Saibam que estou aqui por causa dele, a pedido dele, é um cara que eu ligo para pedir conselhos, Lucas é asim, assim assado, e, ele responde, pau é pedra, pau não é pedra e eu com base no que ele fala, sigo esse caminho. “ Reginaldo Veras.
Paula Belmonte
“Eu tenho uma gratidão especial ao Lucas que a época quando conduzia o partido Avante, acreditou em mim, na minha entrada para a política. Lucas eu reconheço você como uma pessoa que entende de política, Brasilia deve muito a você, aqui nós temos o deputado Rogério Morro da Cruz que você trouxe, talentos, pessoas comprometidas verdadeiramente na política. Quem quiser pensar em Brasília, quem quiser estar junto para pensar no futuro das nossas crianças e dos nossos netos, estou aqui a disposição para conversar, e eu já estou dizendo, TÔ QUERENDO PENSAR E REALIZAR”, declarou Paula Belmonte.
“Foi uma solenidade carregada de emoções, carregada de sentimentos verdadeiros numa energia mega, super positiva, pessoas reunidas buscando o bem de Brasília. Deixei muito claro que o PRD não vai compactuar de extremismo nem de direita e nem de esquerda, caminharemos no centro sempre em respeito às divergencias e principalmente em respeito as pessoas, podemos divergir em ideias mais não das pessoas, e mais, estamos aqui esperando que todas as forças politicas da cidade que queiram fazer uma tranformação, que queiram inovar e renovar a política do DF, nesse sentido e sem extremismos, todos nós estamos prontos para sentar e conversarmos, fico muito feliz pelas pessoas que estiveram presentes, nós tivemos por volta de 800 pessoas entre os que entraram e saíram, sentados, o auditório estava lotado, um auditório de 580 lugares, com pessoas a direita a esqueda, em pé, gente lá fora acompanhando de lá, fiquei muito, muito feliz e fico extemamente feliz de receber pessoas ilustras que compactuam e lutam em prol da melhoria da cidade”, disse Lucas Kontoyanis.
“Fico extremamente feliz em receber pessoas ilustres que compactuam e lutam em prol da melhoria da cidade, exemplo do meu amigo Eugênio Piedade, que tão generozamente concede o espaço dos seus veículos de comunicação para que as pessoas que não tem condição de ter vóz, possam explanar e colocar as suas ideias e tentar justamente fazer o bem da cidade, então eu tenho a honra de participar do grupo do Eugênio e eu discuto, falo muito pouco lá, mais em operação curuja, vejo tudo que esta sendo publicado lá, anoto e de lá, eu tiro muitas coisas para poder formular minhas teorias políticas, muito obrigado Eugênio, você, meu parceiro, meu companheiro por representar tanto para Brasília, obrigado por tudo.” Lucas Kontoyanis
WhatsApp_Audio_2024-05-17_at_23.02.19
Fotos do Evento:











Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
-
Politica5 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Politica6 dias agoNeoenergia oferece nova oportunidade de capacitação e emprego no DF
-
Social2 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica3 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






