Politica
Posse da Executiva do PRD movimenta Cenário Político do DF
“Vamos eleger pelo menos dois deputados distritais, um federal e iremos compor a chapa majoritária para o Senado e governo do DF”, disse Lucas Kontoyanis.
De acordo com dados da casa, a cerimônia contou com mais de 800 presentes, incluindo lideranças comunitárias, representantes do Governo do Distrito Federal, deputados, senadores, ex-parlamentares e a primeira governadora da Capital do Brasil, Abadia.
O presidente do PRD, Lucas Kontoyanis, comandou os trabalhos e foi prestigiado por todos os presentes, que destacaram seu calibre político em seus discursos.
Mais de 55 autoridades participaram do evento. Entre os presentes, estavam os senadores Leila do Vôlei e Izalci Lucas, o deputado federal Reginaldo Veras representando a bancada da Câmara dos Deputados, e, representando a bancada distrital, os deputados distritais Robério Negreiros, João Cardoso, Paula Belmonte, Rogério Morro da Cruz e Roosevelt. O governo distrital foi representado pelo secretário de Governo José Humberto e pela secretária da Mulher Giselle Ferreira. Também marcaram presença o ex-senador Chiquinho Escórcio, Ex Deputados Leonardo Prudente, Benício Tavares, Alirio Neto e sua esposa Sandra Bacelar, alem da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia.
Os administradores das regiões administrativas compareceram também, entre eles o Aderivaldo Cardoso de Jardim Botânico, Gustavo Aires do Cruzeiro, Arthur Nogueira do Guará, Roberto Medeiros de São Sebastião e também um dos principais gestores do atual governo, Marcelo Piauí.
O ex desembargador do TRE-DF, Dr Everardo Gueiros compareceu ao evento e advogados de renome como o Dr Jacks Veloso e Dr Paulo Alexandre.
Somente na noite de ontem, durante a solenidade, foram filiados vários ex-candidatos que, na eleição de 2022, somaram mais de 80 mil votos. Segundo o presidente do partido, a partir de agora se inicia as tratativas e composições políticas com outros partidos e pretensos candidatos que vão prosseguir até 2026, ano em que o DF terá novas eleições.
Diante dos discursos feitos pelos componentes da mesa, podemos deduzir que, logo logo o PRD terá mais 2 filiados à sigla, e seus nomes são o deputado federal Reginaldo Veras e a deputada Distrital Paula Belmonte, vejam parte de seus pronunciamentos:
Reginaldo Veras
“Saibam que estou aqui por causa dele, a pedido dele, é um cara que eu ligo para pedir conselhos, Lucas é asim, assim assado, e, ele responde, pau é pedra, pau não é pedra e eu com base no que ele fala, sigo esse caminho. “ Reginaldo Veras.
Paula Belmonte
“Eu tenho uma gratidão especial ao Lucas que a época quando conduzia o partido Avante, acreditou em mim, na minha entrada para a política. Lucas eu reconheço você como uma pessoa que entende de política, Brasilia deve muito a você, aqui nós temos o deputado Rogério Morro da Cruz que você trouxe, talentos, pessoas comprometidas verdadeiramente na política. Quem quiser pensar em Brasília, quem quiser estar junto para pensar no futuro das nossas crianças e dos nossos netos, estou aqui a disposição para conversar, e eu já estou dizendo, TÔ QUERENDO PENSAR E REALIZAR”, declarou Paula Belmonte.
“Foi uma solenidade carregada de emoções, carregada de sentimentos verdadeiros numa energia mega, super positiva, pessoas reunidas buscando o bem de Brasília. Deixei muito claro que o PRD não vai compactuar de extremismo nem de direita e nem de esquerda, caminharemos no centro sempre em respeito às divergencias e principalmente em respeito as pessoas, podemos divergir em ideias mais não das pessoas, e mais, estamos aqui esperando que todas as forças politicas da cidade que queiram fazer uma tranformação, que queiram inovar e renovar a política do DF, nesse sentido e sem extremismos, todos nós estamos prontos para sentar e conversarmos, fico muito feliz pelas pessoas que estiveram presentes, nós tivemos por volta de 800 pessoas entre os que entraram e saíram, sentados, o auditório estava lotado, um auditório de 580 lugares, com pessoas a direita a esqueda, em pé, gente lá fora acompanhando de lá, fiquei muito, muito feliz e fico extemamente feliz de receber pessoas ilustras que compactuam e lutam em prol da melhoria da cidade”, disse Lucas Kontoyanis.
“Fico extremamente feliz em receber pessoas ilustres que compactuam e lutam em prol da melhoria da cidade, exemplo do meu amigo Eugênio Piedade, que tão generozamente concede o espaço dos seus veículos de comunicação para que as pessoas que não tem condição de ter vóz, possam explanar e colocar as suas ideias e tentar justamente fazer o bem da cidade, então eu tenho a honra de participar do grupo do Eugênio e eu discuto, falo muito pouco lá, mais em operação curuja, vejo tudo que esta sendo publicado lá, anoto e de lá, eu tiro muitas coisas para poder formular minhas teorias políticas, muito obrigado Eugênio, você, meu parceiro, meu companheiro por representar tanto para Brasília, obrigado por tudo.” Lucas Kontoyanis
WhatsApp_Audio_2024-05-17_at_23.02.19
Fotos do Evento:











Politica
Começa estratégia piloto de vacinação contra a dengue com imunizante 100% nacional
SAÚDE
Ação de vacinação contra a dengue em Maranguape, no Ceará: pessoas de 15 a 59 anos estão sendo imunizadas – Foto: Rafael Nascimento/MS
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a primeira vacina brasileira e de dose única contra a dengue começa a ser aplicada em municípios-piloto para avaliação de impacto
O Governo do Brasil iniciou neste sábado, 17 de janeiro, a vacinação contra a dengue com o imunizante 100% nacional, de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estratégia começa nos municípios-piloto de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com a imunização de pessoas de 15 a 59 anos. A iniciativa tem como objetivo avaliar o impacto da vacina na dinâmica de transmissão da doença e reunir evidências que subsidiem a ampliação da estratégia em todo o país. A partir deste domingo (18), o município de Botucatu (SP) também passa a integrar a iniciativa.
Hoje é um dia histórico para a saúde pública brasileira. Estamos aqui iniciando a vacinação contra a dengue, com uma vacina do Butantan, 100% nacional, desenvolvida no país. Agora, ela vai ajudar o SUS a combater uma doença que é um problema de saúde pública muito sério. É uma vacina de dose única, a primeira no mundo nesse formato, e nós sabemos que ela é muito segura e protege muito bem as pessoas”
Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações
No lançamento da vacinação em Maranguape, o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, destacou os critérios adotados para a escolha dos municípios. “Essa é uma iniciativa que nós temos conduzido aqui no Ceará, em Minas Gerais e no estado de São Paulo. Cidades escolhidas por terem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma rede de saúde estruturada, que permite implementar a vacina e avaliar seu impacto na imunização da população e na circulação do vírus na comunidade”, afirmou.
“Hoje é um dia histórico para a saúde pública brasileira. Estamos aqui iniciando a vacinação contra a dengue, com uma vacina do Butantan, 100% nacional, desenvolvida no país. Agora, ela vai ajudar o SUS a combater uma doença que é um problema de saúde pública muito sério. É uma vacina de dose única, a primeira no mundo nesse formato, e nós sabemos que ela é muito segura e protege muito bem as pessoas”, reforçou o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, que acompanhou o início da vacinação em Nova Lima.
Ao longo de um ano, as análises serão conduzidas com apoio de especialistas, que irão avaliar a incidência da dengue nos municípios selecionados, além do monitoramento de possíveis eventos adversos raros após a imunização. Metodologia semelhante já foi adotada em Botucatu (SP) na avaliação da efetividade da vacina contra a Covid-19.
Nesta primeira etapa, 204,1 mil doses serão distribuídas entre os três municípios: 80 mil para Botucatu (SP), 60,1 mil para Maranguape (CE) e 64 mil para Nova Lima (MG). O quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades e faz parte das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan.
Para o público de 10 a 14 anos, continua sendo ofertada a vacina japonesa, com esquema de duas doses. Inicialmente disponibilizada para municípios 2,1 mil prioritários, a vacina agora está disponível em todo o país, nos mais de 5 mil municípios. A vacina produzida pelo Butantan será destinada às demais faixas etárias, de 15 a 59 anos, conforme o limite máximo estabelecido em bula e regulamentado pela Anvisa.
AMPLIAÇÃO DA OFERTA – Com a chegada de mais doses da Butantan DV, a imunização de profissionais da Atenção Primária à Saúde está prevista para o início de fevereiro. Cerca de 1,1 milhão de doses serão destinadas a profissionais que atuam na linha de frente do SUS, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, assim que esse volume estiver disponível.
A estratégia nacional, com vacinação do público geral, será implementada conforme a disponibilidade de doses. Por meio da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacinação será gradualmente ampliada para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos. A expectativa é de ampliação da produção em até 30 vezes.
QUEM PODE SE VACINAR? – Nos municípios-piloto, a vacina Butantan-DV será aplicada em pessoas de 15 a 59 anos. A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros pontos de vacinação instalados pela cidade e em locais estratégicos.
A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a dengue. Além de facilitar a adesão ao esquema vacinal, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização por dengue.
Foram quase 20 anos de pesquisas, em um processo que exigiu dedicação de diferentes centros de pesquisa brasileiros, que contou ainda com apoio de pesquisadores e instituição estrangeiros. Um marco importante ocorreu ainda em 2008, quando o BNDES aprovou o primeiro financiamento para o Butantan desenvolver imunizantes para doenças chamadas negligenciadas. Foram R$ 32 milhões que também deveriam ser usados nos estudos de vacinas para a dengue, a leishmaniose canina e o rotavírus.
O apoio do BNDES não parou por aí. Em 2017, o BNDES aprovou financiamento de R$ 97,2 milhões para ensaios clínicos e construção de uma planta de escalonamento para fornecimento de doses contra a dengue. No total, a participação do Banco corresponde a 31% dos R$ 305,5 milhões investidos na vacina.
Em 2024, o Brasil se tornou o primeiro país a ofertar vacina contra a dengue no sistema público de saúde. O SUS mantém a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com o imunizante de duas doses atualmente disponível. Para esse público, a vacinação é feita exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO – Em 2025, os casos de dengue no Brasil caíram 74% em relação a 2024. Apesar da redução expressiva, o Ministério da Saúde reforça que as ações de combate ao Aedes aegypti devem ser mantidas em todo o território nacional.
Ao longo do ano, foram registrados 1,7 milhão de casos prováveis da doença, frente a 6,5 milhões no ano anterior. O número de óbitos também apresentou queda significativa: 1,7 mil mortes em 2025, o que representa redução de 72% em comparação a 2024, quando foram contabilizadas 6,3 mil mortes.
A principal forma de combate à dengue, chikungunya e zika segue sendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A vacinação se soma às ações de controle vetorial, uso de inseticidas, testes rápidos e tecnologias inovadoras.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
-
Social3 dias agoEducação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
-
Entretenimento3 dias agoTemporaneo esquenta janeiro com mais um fim de semana dedicado ao rock em Brasília
-
Saúde2 dias agoUnidades de Pronto Atendimento do DF recebem ações voltadas ao cuidado com a saúde mental
-
Politica2 dias agoMais de 7,2 mil motoristas do Distrito Federal já tiveram CNH renovada automaticamente, com economia de quase R$ 6,8 milhões





