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VI Conferência Regional da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional movimenta CLDF

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Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF

Foi realizada hoje (22), na Câmara Legislativa, a VI Conferência Regional da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional. O objetivo da frente é reunir parlamentares evangélicos para discutirem temas relevantes sob a ótica da sua religião. O evento contou com a presença de senadores, deputados federais e autoridades do Poder Judiciário ligados a igrejas evangélicas.

Entre os temas abordados, discussões sobre igreja e constituição federal, importância da família, bíblia e homofobia, confronto entre leis e igreja e liderança cristã na atualidade. Participaram da conferência os deputados distritais Iolando (MDB), Pastor Daniel de Castro (PP), Martins Machado e o presidente da Casa Wellington Luiz (MDB).

Na Câmara Legislativa, a liderança da Frente Parlamentar Evangélica está sob a responsabilidade do deputado Iolando (MDB), que ressalta o impacto relevante do colegiado, “que desempenha um papel crucial tanto na esfera legislativa estadual quanto federal”.

Iolando destaca que a representação tem enfoque “na defesa dos princípios bíblicos cristãos, na salvaguarda da instituição familiar e na oposição à descriminalização das drogas e ao aborto”.

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CLDF promove a VI Conferência Regional da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional

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Agência CLDF

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Metodologia “Em Um Piscar de Olhos” amplia atendimento oftalmológico nas escolas do DF

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Fotos: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação, está reforçando o Programa Saúde na Escola (PSE) ao adotar a metodologia “Em Um Piscar de Olhos”, que visa agilizar o atendimento oftalmológico para mais de 56 mil estudantes do ensino público.

Nesta quinta-feira, 15, Planaltina foi palco do lançamento dessa iniciativa integrada, que proporciona triagem oftalmológica nas unidades escolares sem a necessidade de dilatação de pupilas, diagnósticos oftalmológicos completos em formato de mutirão e óculos gratuitos, quando necessários e por fim todas as etapas integradas dentro de SISO (sistema integrado de saúde oftalmológica).

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Com o foco em promover a inclusão educacional e melhorar a saúde ocular dos alunos, a metodologia aborda o diagnóstico precoce e o atendimento humanizado, refletindo a preocupação com o bem-estar escolar.

Dados indicam que aproximadamente 23% da evasão escolar no ensino fundamental está relacionada a problemas de visão. O evento contou com a presença de autoridades como o secretário-adjunto de Saúde, Valmir Lemos, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e o deputado federal Rafael Prudente. Leonardo Figueiredo, criador da metodologia ressalta a previsão do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de que um terço dos alunos no Brasil tem problemas de visão, destacando a importância do atendimento rápido para as crianças. “Estamos felizes em estar presentes nas escolas, oferecendo um atendimento rápido e eficaz. Acreditamos que, ao identificar problemas de visão precocemente, podemos garantir que cada criança tenha a oportunidade de aprender sem barreiras. Esse é o grande objetivo do Em Um Piscar de Olhos”, disse.

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A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância de expandir a metodologia “Em Um Piscar de Olhos” para todas as 14 regionais de ensino. Isso inclui desde a educação infantil até o EJA, assegurando não apenas consultas oftalmológicas e a distribuição de óculos, mas também a coleta de dados essenciais para orientar futuras políticas públicas.

“Queremos implementar essa metodologia em todas as regionais, garantindo que cada aluno, desde a infância até a educação de jovens e adultos, tenha acesso ao cuidado oftalmológico necessário. Isso nos permite não só cuidar da saúde dos estudantes, mas também coletar dados valiosos para melhorar nossas políticas educacionais”, completou.

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O secretário-adjunto de Saúde, Valmir Lemos, enfatizou a importância de oferecer atenção oftalmológica também às crianças, principalmente durante a fase de aprendizado. “Essa atenção é crucial para proporcionar condições iguais de aprendizado, abordando diretamente os problemas de visão que podem afetar o desempenho escolar dos alunos”, destacou.

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