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Saúde

Atendimento de saúde à criança requer empatia e dedicação

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Rede Americas Health divulga balanço de atendimentos em Radiologia e Home Care e enfatiza a importância do cuidado do profissional com o público infantil

Uma das datas comemorativas mais importantes do ano, o Dia das Crianças celebra a infância e promove a consciência sobre o bem-estar das crianças, destacando a importância de respeitar seus direitos e proporcionar-lhes condições adequadas para um desenvolvimento saudável. Comemorada em diferentes dias, conforme o país, a data também serve para chamar a atenção para temas como educação, saúde, proteção contra a violência e o direito ao lazer.

Nesse contexto, o grupo Americas Health, com seu ecossistema voltado à saúde 360, divulga balanço de atendimentos voltados ao público abaixo de 13 anos em duas de suas empresas, a Diagnose e a Viventi Home Care.

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Prestadora de serviços de exames de imagem em Goiás e no Distrito Federal, em parceria com saúde pública, a Diagnose neste ano atingiu a marca de 22,45 mil atendimentos a pessoas abaixo de 13 anos. Em Brasília foram 20,5 mil, mais 1,95 mil em Goiânia.

Na capital federal, a Diagnose atende às crianças em cinco unidades. A liderança nesse público neste ano é do Hospital Regional de Santa Maria, que em 2024 já recebeu 9,3 mil pacientes até 13 anos. Na sequência, fica o Hospital de Base, com 3,3 mil, seguido pelas UPAs do Recanto das Emas (3,2 mil), de São Sebastião (2,5 mil) e de Ceilândia (2,1 mil).

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“Os exames de imagem são o ponto de partida para diversos atendimentos, desde ortopédicos até aqueles relativos ao aparelho digestivo, e com as crianças não é diferente”, explica a gerente em Brasília, Elaine Conti. “Revelar o interior do corpo do paciente, inclusive aquele com menos de 13 anos, por meio da Radiologia, é a nossa contribuição por uma saúde melhor para toda a população. E lembrando que o atendimento à criança deve incluir o cuidado que a idade requer, para ser o mais agradável possível”, completou.

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Presente em Goiás, Distrito Federal e Palmas, a Viventi Home Care desempenha serviços de hospitalização domiciliar e demais atendimentos em casa a diversos públicos. Os pacientes de home care abaixo de 13 normalmente apresentam perfis como doenças crônicas, sequelas de paralisia cerebral ou asfixia no parto, entre outros.

“Assim como ocorre com os adultos, o atendimento do home care às crianças requer muita dedicação, perícia e atenção, além dos suportes psicológico, fisioterapêutico e nutricional”, explicou Camila Moura, gerente da Viventi Home Care Brasília.

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“E tudo isso deve ocorrer de forma empática e sensível, e é fundamental que os profissionais da saúde reconheçam a vulnerabilidade das crianças e sua capacidade de compreender, ainda que de forma limitada, a gravidade da situação”, completou.

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Neste ano, a empresa atendeu 18 crianças. “Devido à maior ocorrência de pessoas de idade, é até comum que as pessoas achem que o serviço de Home Care é voltado somente a esse público, podendo até mesmo confundir com o cuidador de idosos. Mas, na realidade, a hospitalização domiciliar é bem mais ampla, e serve para todos, conforme a orientação médica”, explicou Camila Moura, gerente da Viventi Home Care Brasília.

O Dia da Criança ao redor do mundo

Turquia – 23 de abril
México – 30 de abril
Japão – 5 de maio
China, África do Sul e Portugal – 1o de junho
Brasil – 12 de outubro
Índia – 14 de novembro

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Saúde

IgesDF reforça ética e integridade na UPA do Riacho Fundo com Projeto Café com Compliance

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Autora Pollyana Cabral
Foto Divulgação/ IgesDF
Equipe do Instituto visita unidade de saúde para orientar lideranças e fortalecer a cultura de conduta ética e respeito nas relações de trabalho
Por Pollyana Cabral
Nesta quinta-feira (16), a UPA do Riacho Fundo recebeu uma visita especial da Coordenação de Governança e Integridade do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A ação faz parte do Projeto Café com Compliance, iniciativa que visa reforçar o Programa de Integridade da instituição, alinhando equipes às políticas internas e ao Código de Ética e Conduta.
“O compromisso da gestão é um alicerce do Programa de Integridade do Instituto. O Café com Compliance é um momento de reforçar a temática, bem como compartilhar experiências e orientações”, afirma Eduardo Corrêa, Coordenador de Governança e Integridade do IgesDF.
A visita integra a Semana de Compliance, Controle Interno e Transparência do IgesDF, que tem como propósito consolidar uma cultura de ética e integridade, destacando a importância do cumprimento das normas institucionais.
“A visita da equipe à UPA do Riacho Fundo reforçou o compromisso da unidade com a ética, a integridade e o respeito nas relações de trabalho, promovendo um importante momento de orientação e alinhamento entre as lideranças sobre condutas, políticas institucionais e mediação de conflitos”, destaca Carolina Gomes, Gerente da UPA do Riacho Fundo.
Sobre o programa
O Programa de Integridade e Governança do IgesDF atua para promover a ética, a integridade e a transparência em todas as unidades do Instituto. Entre suas atribuições estão o fortalecimento do Código de Ética e Conduta, o suporte à alta gestão e a implementação de treinamentos e orientações que garantam o cumprimento das normas institucionais.
É um pilar de treinamento e comunicação do Programa de Integridade e prevê visitas a todas as unidades do Instituto, garantindo que todos os colaboradores recebam orientação contínua sobre boas práticas de conduta e ética.
“Nosso objetivo é consolidar uma cultura de integridade em todas as unidades do Instituto. Esse programa de conformidade e boas práticas é uma oportunidade de orientar, esclarecer e reforçar boas condutas entre as equipes”, afirma Eduardo Corrêa, Coordenador de Governança e Integridade do IgesDF.
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